Até que ponto os antidepressivos

6 respostas
Até que ponto os antidepressivos alteram a estrutura do cérebro e ajudam na ansiedade a longo prazo? Mesmo depois de os deixar de tomar? Ou só servem para atenuar os sintomas enquanto são tomados? Faço psicoterapia a 1 ano e meio e não estou a obter resultados.
O fator genetico não é uma condição isolada, existem outros fatores que podem aumentar essa predisposição. A genética só fala em probabilidades, mas não é a unica condição para o desenvolvimento de perturbações de ansiedade
Os antidepressivos atenuam os sintomas enquanto os toma, mas não resolvem o problema definitivamente. Deve fazer psicoterapia de modo a entender qual a causa destes sintomas. A terapia cognitiva-comportamental associada a algumas sessões de hipnoterapia tem resultados muito eficazes neste tipo de sintomatologia.
Os antidepressivos, além dos efeitos no controlo da ansiedade durante a sua toma, têm eficácia demonstrada no controlo da ansiedade mesmo após a sua toma. Eles fortalecem as áreas do cérebro responsáveis pelo controlo da ansiedade e assim mantém os seus efeitos a longo prazo. Para este efeito se fazer notar é essencial que a duração do tratamento seja longa, razão pela qual os psiquiatras aconselham a manutenção da sua toma mesmo após a resolução dos sintomas.
Em casos de ansiedade a psicoterapia é o tratamento mais eficaz e duradouro. À medida que for percebendo os resultados e o aumento da sua capacidade para controlar a ansiedade, poderá, sob supervisão médica, reduzir ou eliminar a medicação.
Os antidepressivos atuam enquanto toma , não resolvem os problemas de base que o conduzem a depressão e ansiedade Depressão trata- se com ajuda de medicação mas o que trata na realidade e tem efeito eficaz e duradouro é a Psicoterapia
Existem diversas abordagens psicoterapêuticas e algumas mais indicadas para determinados tipos de patologias/sintomas. Actualmente as psicoterapias de nova geração, nomeadamente o E.M.D.R. e o Brainspotting permitem resultados eficazes em curto espaço de tempo, na situação que descreve. Se ainda não tentou uma abordagem deste tipo, penso que poderia ser uma boa solução.