Até que ponto os antidepressivos
6
respostas
Até que ponto os antidepressivos alteram a estrutura do cérebro e ajudam na ansiedade a longo prazo? Mesmo depois de os deixar de tomar? Ou só servem para atenuar os sintomas enquanto são tomados? Faço psicoterapia a 1 ano e meio e não estou a obter resultados.
O fator genetico não é uma condição isolada, existem outros fatores que podem aumentar essa predisposição. A genética só fala em probabilidades, mas não é a unica condição para o desenvolvimento de perturbações de ansiedade
Os antidepressivos atenuam os sintomas enquanto os toma, mas não resolvem o problema definitivamente. Deve fazer psicoterapia de modo a entender qual a causa destes sintomas. A terapia cognitiva-comportamental associada a algumas sessões de hipnoterapia tem resultados muito eficazes neste tipo de sintomatologia.
Os antidepressivos, além dos efeitos no controlo da ansiedade durante a sua toma, têm eficácia demonstrada no controlo da ansiedade mesmo após a sua toma. Eles fortalecem as áreas do cérebro responsáveis pelo controlo da ansiedade e assim mantém os seus efeitos a longo prazo. Para este efeito se fazer notar é essencial que a duração do tratamento seja longa, razão pela qual os psiquiatras aconselham a manutenção da sua toma mesmo após a resolução dos sintomas.
Em casos de ansiedade a psicoterapia é o tratamento mais eficaz e duradouro. À medida que for percebendo os resultados e o aumento da sua capacidade para controlar a ansiedade, poderá, sob supervisão médica, reduzir ou eliminar a medicação.
Os antidepressivos atuam enquanto toma , não resolvem os problemas de base que o conduzem a depressão e ansiedade Depressão trata- se com ajuda de medicação mas o que trata na realidade e tem efeito eficaz e duradouro é a Psicoterapia
Existem diversas abordagens psicoterapêuticas e algumas mais indicadas para determinados tipos de patologias/sintomas. Actualmente as psicoterapias de nova geração, nomeadamente o E.M.D.R. e o Brainspotting permitem resultados eficazes em curto espaço de tempo, na situação que descreve. Se ainda não tentou uma abordagem deste tipo, penso que poderia ser uma boa solução.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Bom dia Dr. Pedro, Tenho hiperatividade desde que nasci, apesar de no início não sabiam diagnosticar, atualmente tenho 42 anos e não mudou muito. Já fiz vários tratamentos e não tive resultados. Já me trataram com antidepressivos, ansiolíticos, remédios para dormir, e recentemente com meus pedidos…
- O meu neto de 11 anos tem 10% DE AUTISMO, QUANDO COMEÇA OS TESTES FICA MUITO NERVOSO E RECEITARAM LHE VICTAN 2 mmg, está correta a decisão medica ? Obrigado
- Boa tarde, Há muito anos que sofro de ansiedade, umas vezes mais pontual, outras vezes mais continuada. Sempre tive ajuda terapêutica para lidar com esse assunto e outros, comecei com psicanálise e depois passei para cognitiva-comportamental (que ainda hoje faço). Às vezes, a ansiedade tem um impacto…
- Qual o efeito do Victan tomado à noite? Ou deve ser tomado pela manhã?
- É normal que exista uma sensação de formigamento na zona externa da coxa nos primeiros agachamentos que depois acabam por desaparecer?
- Tenho muito medo de andar de avião. Os meus batimentos ficam fortes o tempo todo, e fico com falta de ar. Foi me indicado Victan. Será que ele realmente irá me ajudar a controlar a ansiedade na próxima viagem?
- Sofro com ansiedade e pensamentos em loop sempre sobre o mesmo tema. Iniciei ha 1 mes e meio 1 xanax xr de manhã e 1 cipralex 10mg mas não noto melhorias na frequencia destes pensamentos. A medicação ja deveria ter feito algum efeito ou ainda é cedo? Tambem sou acompanhada por um psicólogo. Obrigada.
- Boa tarde tnha noites que nao dormia há noite ía para o meu pc depois pelas 24h apagava luzes para dormir e nao conseguia dormir pensei fazer umas caminhadas á noite depois do jantar caminhadas de uma hora quando vou para me deitar adormeci do cansaço valeu a pena tenho 72 anos
- Olá! A hipnose clínica é útil em casos de ansiedade ligeira? Existem psiquiatras a fazer hipnose clínica em Portugal, em particular na região de Lisboa?
- Minha mãe faleceu de paragem cardíaca a partir daí fiquei com ataques de pânico e ansiedade levanto - me muitas noites com a garganta e a boca seca com dificuldade em respirar não sei que fazer, tomo concord para o coração, por vezes é muito assustador pois penso que vou morrer, com a dificuldade em…
Tem perguntas?
Os nossos peritos responderam a 172 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.