A Ansiedade patológica tem cu
6
respostas
A Ansiedade patológica tem cura?
Existem diversas abordagens de tratamento para transtornos de ansiedade, com base nas diferentes correntes psicológicas de pensamento. Uma das abordagens com melhores resultados é a terapia cognitivo-comportamental, uma forma de terapia considerada breve e orientada para o presente e futuro e obtenção de resultados. A combinação com acompanhamento farmacológico psiquiátrico em simultâneo é recomendada nos casos mais complexos. Muita gente obtém excelentes resultados com esta combinação de métodos, mas depende muito da dedicação e empenho do próprio cliente em melhorar. A ansiedade contudo faz parte da vida e pode apenas reduzir-se os seus níveis para níveis normativos e funcionais, mas não se pode (nem deve) eliminar totalmente a ansiedade, pois faz parte das nossas ferramentas de sobrevivência.
Excelente explicação, acrescento entretanto que existem outras possíveis ferramentas para lidar com a ansiedade como por exemplo desporto, técnicas de relaxamento, yoga e que abordagens neurobiológicas como E.M.D.R e Brainspotting são muito eficazes.
A ansiedade patológica não deve ser separada da ansiedade fisiológica. Os mecanismos que a determinam são múltiplos e a existência de uma perturbação obriga a um diagnóstico no domínio biológico (ex.: doenças ansiogénicas) , psicológico (ex.: conceitos e procedimentos desadequados) e social (ex.: interacções e adversidades circunstanciais). Os tratamentos variam em funções dos factores precipitantes e dos seus moduladores, mas passam habitualmente pelo recurso a fármacos de diferentes grupos bioquímicos e pela correção de comportamentos específicos e de actividades de vida diária. Habitualmente controla-se com facilidade.
Sendo uma "patologia"e desde que não haja alterações neurológicas ou outras é possível sim viver com ansiedade desde que faça uma boa avaliação do estado emocional e de personalidade e acompanhamento em psicoterapia.
A ansiedade é um mecanismo adaptativo e todos precisamos dela. Costumo dizer que "é o sinal de alarme do nosso organismo". É ela que nos diz que estamos em perigo e devemos defender-nos ou fugir. Contudo, se até certo ponto é adaptativa, a partir de determinado limite passa a ser patológica e a interferir significativamente no nosso dia-a-dia, condicionando a nossa forma de agir e de nos relacionarmos, impedindo que façamos coisas que até então fazíamos.
Quando a ansiedade se torna patológica devemos então procurar ajuda e, em casos mais graves, a solução poderá passar pela combinação da medicação com a psicoterapia. A medicação trará o alívio de sintomas e a psicoterapia trará estratégias de controlo e diminuição da mesma, bem como das suas causas. A terapia cognitivo-comportamental tem vindo a demonstrar resultados muito bons nos casos de ansiedade.
Quando a ansiedade se torna patológica devemos então procurar ajuda e, em casos mais graves, a solução poderá passar pela combinação da medicação com a psicoterapia. A medicação trará o alívio de sintomas e a psicoterapia trará estratégias de controlo e diminuição da mesma, bem como das suas causas. A terapia cognitivo-comportamental tem vindo a demonstrar resultados muito bons nos casos de ansiedade.
É um mecanismo de alerta de que algo não esta em equilíbrio no seu organismo. Deve portanto fazer psicoterapia para perceber o que desencadeia essa ansiedade inesperada.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Bom dia Dr. Pedro, Tenho hiperatividade desde que nasci, apesar de no início não sabiam diagnosticar, atualmente tenho 42 anos e não mudou muito. Já fiz vários tratamentos e não tive resultados. Já me trataram com antidepressivos, ansiolíticos, remédios para dormir, e recentemente com meus pedidos…
- O meu neto de 11 anos tem 10% DE AUTISMO, QUANDO COMEÇA OS TESTES FICA MUITO NERVOSO E RECEITARAM LHE VICTAN 2 mmg, está correta a decisão medica ? Obrigado
- Boa tarde, Há muito anos que sofro de ansiedade, umas vezes mais pontual, outras vezes mais continuada. Sempre tive ajuda terapêutica para lidar com esse assunto e outros, comecei com psicanálise e depois passei para cognitiva-comportamental (que ainda hoje faço). Às vezes, a ansiedade tem um impacto…
- Qual o efeito do Victan tomado à noite? Ou deve ser tomado pela manhã?
- É normal que exista uma sensação de formigamento na zona externa da coxa nos primeiros agachamentos que depois acabam por desaparecer?
- Tenho muito medo de andar de avião. Os meus batimentos ficam fortes o tempo todo, e fico com falta de ar. Foi me indicado Victan. Será que ele realmente irá me ajudar a controlar a ansiedade na próxima viagem?
- Sofro com ansiedade e pensamentos em loop sempre sobre o mesmo tema. Iniciei ha 1 mes e meio 1 xanax xr de manhã e 1 cipralex 10mg mas não noto melhorias na frequencia destes pensamentos. A medicação ja deveria ter feito algum efeito ou ainda é cedo? Tambem sou acompanhada por um psicólogo. Obrigada.
- Boa tarde tnha noites que nao dormia há noite ía para o meu pc depois pelas 24h apagava luzes para dormir e nao conseguia dormir pensei fazer umas caminhadas á noite depois do jantar caminhadas de uma hora quando vou para me deitar adormeci do cansaço valeu a pena tenho 72 anos
- Olá! A hipnose clínica é útil em casos de ansiedade ligeira? Existem psiquiatras a fazer hipnose clínica em Portugal, em particular na região de Lisboa?
- Minha mãe faleceu de paragem cardíaca a partir daí fiquei com ataques de pânico e ansiedade levanto - me muitas noites com a garganta e a boca seca com dificuldade em respirar não sei que fazer, tomo concord para o coração, por vezes é muito assustador pois penso que vou morrer, com a dificuldade em…
Tem perguntas?
Os nossos peritos responderam a 172 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.