Tomo 150mg de anafranil diariamente,para tratamento de TOC,há cerca de um mês. Tenho sentido melhora

5 respostas
Tomo 150mg de anafranil diariamente,para tratamento de TOC,há cerca de um mês. Tenho sentido melhoras evidentes dos sintomas do TOC,mas sinto mais sintomas de depressão...É normal?Esses sintomas depressivos tenderão a desaparecer om o tempo?Obrigada
Não é incomum a depressão acompanhar o TOC, como uma comorbilidade. Entretanto, em minha experiência clínica já observei diversos casos em que exatamente quando os pensamentos obsessivos e rituais começam a diminuir, a pessoa começa a tomar consciência de determinadas frustrações e pensamentos desencadeadores de tristeza. Sugiro que além do tratamento com medicamentos procure a ajuda de um psicólogo para identificar e trabalhar as questões que podem estar contribuindo para os sintomas de depressão.
Será que tais sintomas surgiram mesmo após o TOC estar sob controle? Ou será que estavam apenas camuflados pelas obsessões e compulsões? Um profissional pode ajudar-te a encontrar esta e outras respostas.
Ao dispor.
Boa tarde,

Há semelhança do que a colega anterior referiu será muito importante a procura de psicoterapia. Tratar os sintomas de TOC, só com fármacos, pela minha experiência de 20 anos não é o suficiente!
Mantenho-me igualmente ao dispor!
Melhores cumprimentos.
Muitas vezes as nossas dificuldades estão acomodadas em camadas. Parece que por trás do TOC há sentimentos e pensamentos mais tristes. Quem sabe é agora a oportunidade de 'tocar" esses conteúdos com generosidade e tentar analisa-los para compreender em mais profundida as suas questôes? Nesta etapa, tocar a depressão seria poder falar sobre ela, relaciona-la com outros eventos de vida, enfim, colocar em palavras...
Boa tarde. Como está? A sua dúvida é bastante pertinente na medida em que a Perturbação Obsessivo-Compulsiva pode ser acompanhada por um episódio depressivo. Portanto, há semelhança do que as colegas disseram, seria benéfico a realização de um acompanhamento psicológico simultâneo ao farmacológico. Torna-se crucial neste quadro trabalhar as emoções e reestruturar o pensamento. Encontro-me ao dispor. Com o maior carinho, Joana de Almeida
Concordo inteiramente com as colegas. Quanto ao anafranil, trocá-lo-ia por fluoxetina (60-80 mg/d aumentados gradualmente) se o seu terapeuta estiver de acordo. Rápidas melhoras!