Terapia EMDR

10 respostas
Como o EMDR funciona? Experimentei 3 vezes e aumenta-me os sintomas de ansiedade depois das sessões. Já li que é normal mas não entendo como um tratamento que se diz eficaz para tratar a ansiedade causa exactamente o oposto...
Nos problemas de ansiedade a psicoterapia EMDR® mostra-se, atualmente, uma abordagem terapêutica efetiva e eficaz. Além de breve, esta psicoterapia facilita o acesso às memórias dolorosas que originam ou agravam a ansiedade, mesmo que inconscientemente, desactivando os medos e as fobias (gatilhos) da ansiedade.

Através do acesso a essas memórias, é possível ao terapeuta dessensibilizar e reprocessar o conteúdo doloroso, incrementando recursos positivos e de empoderamento que resultam numa melhoria clara da ansiedade. Na ultima parte de cada sessão é feito esta transferência para recursos positivos de forma personalizada para que estes perdurem nos próximos dias, até à sessão seguinte. Por isso é que habitualmente a ansiedade é controlável nos níveis mais baixos (1,ou 2 numa escala de 0 a 10).
Boa noite,

Relativamente ao EMDR não tenho experiência na utilização desta técnica, mas a literatura remete-nos para a sua eficácia, em alguns casos.
A minha experiência coaduna-se mais com as terapias de terceira geração como a Cognitivo-Comportamental combinada com Mindfulness Clínico. Aqui sim, tenho resultados muitíssimo bons!
Ao dispor!
Boa sorte!
Boa tarde. As abordagens de base neurobiológica EMDR e Brainspotting, são muito eficazes, e consideradas terapias de terceira geração, contudo, ao "demover" as situações traumáticas é natural algum desconforto, mas isso pode e deve ser ajustado. Converse francamente com a sua terapeuta, partilhe com a mesma a sua ansiedade, pois de certeza ela poderá incluir estratégias de recursos primeiramente, para dar suporte ao tratamento dos traumas. Um abraço e respeite o tempo do seu corpo-mente-emoções para dessensibilizar algo que provavelmente demorou tempo a solidificar.
A emdr tem tido resultados muito eficazes em situações traumáticas. Pode ser uma abordagem que associada a outras (cognitivo—comportamental, narrativa, psicodinamica,...) pode ser muito benéfica em situações de ansiedade.
Disponível para cooperar consigo. As melhoras.
O MDR é fantástico em muitas situações específicas. A psicologia tem tido uma evolução positiva no tratamento de algumas condições, mas, como em todas as áreas da saúde, existem tratamentos em que uma pessoa se adapta e consegue resultados positivos e noutros não. Se sente desconforto com a sua atual linha de terapia, procure uma mais clássica para ver como se sentirá.
Atentamente e ao dispor,
MjP
Bom dia, EMDR apresenta bons resultados em ansiedade, no entanto, ao reviver memórias traumáticas pode gerar ansiedade que se tenta estabilizar durante a sessão e são explicadas ao paciente exercícios para controlá-la caso surja entre sessões.
Cumprimentos
Maria José Canavarro
Quanto ao EMDR não tenho experiencia. Sou psicoterapeuta de orientação psicanalítica e não uso essas técnicas, mas, quanto à terapia regressiva, penso que se deve ter muito cuidado com essa abordagem uma vez que vários estudos comprovaram que pode implantar memórias falsas nos pacientes e piorar a sua situação psíquica.
Relativamente ao EMDR muito haveria para dizer mas não vou estar aqui com termos "finos" no âmbito das neurociências, uma das minhas principais ocupações, porque seria algo confuso. Penso que a sua pergunta se responde de forma directa e simples. Todos os tratamentos em saúde mental são por vezes, dado o ainda desconhecimento do que é e como funciona a mente, uma faca de dois gumes. Por isso não me admira que refira um efeito contrário ao esperado. Mas, no entanto, devo perguntar onde fez esses tratamentos e se quem lhe os fez é especialista em saúde mental. De facto, é o primeiro caso, entre todos os que conheço, em que se manifestam efeitos adversos. Há um princípio fundamental em saúde mental segundo o qual se um tratamento está a ser ineficaz ou desagradável, perdendo nós a crença no mesmo, deverá ser abandonado e substituído por outro, igualmente, dirigido ao problema. Quanto ao Hoʻoponopono, a sua natureza é mais de perfil místico-religioso assentando na antiga cultura havaiana. Como não sou fundamentalista, digo-lhe que mal não lhe fará, podendo até trazer benefícios. No entanto, sugiro que procure outro método psicoterapêutico como a terapia holística, a terapia existencial ou, mesmo, a cognitivo-comportamental.

As suas melhoras e disponha sempre que quiser.

Abraço.
Boa noite.
Tal como muito bem referido pelas minhas colegas, o EMDR é uma terapia bastante eficaz no tratamento da Ansiedade.
Quanto à questão que expõe é necessário uma análise mais detalhada, pois existem diversas variáveis que podem condicionar a manutenção/intensificação de um sintoma ansiogênico após reprocessamento, tais como o próprio conteúdo retrocessado, a preparação do cliente, as expectativas, outras memórias intrusivas, defesas internas, traços de personalidade, a formação do terapeuta, etc. Podendo ser injusto deliberarmos aqui sobre condicionalismos.
Aconselho que converse francamente com o seu terapeuta e exponha a sua inquietação sobre a terapia escolhida, pois se levanta esta aqui, leva-nos a pensar que a comunicação e a confiança no setting terapêutico podem estar comprometidas e isso poderá resultar em bloqueios ao seu processo terapêutico.
Existem vários estudos que sugerem a EMDR não é melhor que placebo. Está a ser colocada cada vez mais em causa a sua eficácia, pelo que não recomendaria. Não é melhor que CBT. Agora, como em tudo, se acreditar pode ser fantástica.