Sofro de ansiedade e comecei a

6 respostas
Sofro de ansiedade e comecei a correr 20 min por dia. É possível o exercício causar mais ansiedade? Sei que devia ajudar mas parece q não. Não falo das sensações normais no final da actividade como coração bater mais rápido ou faltar ar.. Na verdade no final relaxo mas passado 4h sinto instabilidade
O exercicio físico ajuda a reduzir os niveis de ansiedade, no entanto, é preciso perceber quais os horários mais adequados a cada pessoa, porque para algumas, pode ser um fator excitatório. No entanto, isso n invalida a necessidade de se fazer uma avaliação psicológica.
Efectivamente o exercício físico pode ajudar a reduzir os níveis de ansiedade pela libertação de endorfinas , conforme comprovado por alguns estudos. No entanto, se sofre com ansiedade o ideal será combinar o exercício físico com psicoterapia para maior eficácia. O exercício ajuda-a a relaxar, tal como indicou, mas não estará a actuar nas causas da ansiedade.
Outra situação, que alguns clientes me indicam quando fazem exercício e não sentem benefícios, deve-se a escolherem algo que não gostam de fazer ( por exemplo irem ao ginásio, quando na verdade gostam mesmo é de dançar). Mudar a actividade pode ser uma hipótese.
O exércicio físico tal como a corrida que é uma atividade aeróbica tem benefícios comprovados no combate e controlo da ansiedade através da libertação de endorfinas (um neurotransmissor segregado no final do exércicio e que lhe provoca a sensação de bem estar). Tal como descreveu, essa sensação pode ser temporária e a ansiedade voltar mais tarde. Nesse caso poderá ter de recorrer a outros métodos como psicoterapia ou hipnose para combater estes sintomas.
PONTO 1. Os benefícios do exercício físico estão mais do que comprovados, mesmo ao nível da redução da ansiedade.

PONTO 2. O exercício físico não é tudo! Há muito mais práticas e estratégias que devem ser incluídas no quotidiano para aumentar a saúde, bem-estar e qualidade.

PONTO 3. O apoio de um personal trainer e/ou de um psicólogo pode ajudá-lo(a): avaliação, esclarecimento de dúvidas e traçar um plano.

Ao dispor.

Com os melhores cumprimentos.
Tiago Sá Balão
Se me permite: se só passadas 4 horas começa a sentir instabilidade, parece-me que talvez a causa da sua instabilidade seja algo com que tem de lidar posteriormente a essa actividade física e não a actividade física enquanto a faz, pois conforme refere até relaxa. No entanto, caso esteja a forçar-se a fazer uma actividade física da qual não gosta, poderá estar a causar-lhe mal-estar (nada resulta ou resultará muito pouco se for feito contra a nossa vontade) existem outras opções em termos de se manter activo/a (exs: natação, bicicleta, caminhar, ou outras actividades de grupo tais como basket, voleibol, remo, ballet, ginástica rítmica, etc....). É só procurar e encontrará algo à sua "medida".
Boa noite,
Não me vou repetir relativamente aos benefícios do exercício físico associados à Ansiedade, mas apenas dizer-lhe que a Psicoterapia Cognitivo-comportamental tem se revelado muito eficaz neste quadro.
Seria mais importante desconstruir algumas crenças disfuncionais que puderam estar presentes.
Ao dispor.
Boa sorte!