Bom dia; estou numa fase da menopausa tenho ataques de ansiedade e mudança de humor falta de paciênc

5 respostas
Bom dia; estou numa fase da menopausa tenho ataques de ansiedade e mudança de humor falta de paciência para com os meus filhos, marido
sem vontade sexual, pensamentos de suicídio pontadas nas costa aperto no peito, uma tristeza ataques de choro.
quando me sinto mais em baixo estou a tomar Sedatif :?
A fase da menopausa é marcada por alterações hormonais profundas que se traduzem na instabilidade emocional e na falta de libido que refere. Em primeiro lugar pode ponderar marcar consulta médica com o/a seu/sua médico/a de família para que em conjunto possam avaliar a situação e ajustar a medicação, pode também recorrer à consulta psicologia onde vai encontrar um espaço privilegiado, só seu, para adquirir estratégias e explorar todos os assuntos que para si sejam pertinentes.
Olá, alguns sintomas físicos refletem diretamente em nossa saúde mental, a menopausa é uma alteração física que gera alterações de humor, causa ansiedade, para além de todos os sintomas físicos que acompanha esta fase. O acompanhamento Psicoterápico e Médico é de grande valia para o reequilíbrio mental e físico.
Olá!
Espero que esteja bem.
Realmente esta fase da vida reprodutiva da mulher, pode causar muito desarranjos hormonais em algumas mulheres, e alguns sintomas desagradáveis.
Não temos informação sobre o seu historial de ansiedade e/ou depressão.
Não sabemos se os seus sintomas se devem à menopausa ou se são da ansiedade que sente.
Não sabemos se as suas relações pessoais com os seus filhos e marido estão a causar-lhe ansiedade.
Seria importante que fosse conversar com o seu médico-ginecologista e explicar a sua situação, qual a medicação que está a tomar, e os sintomas que sente.
Poderá decidir por uma das alternativas fornecidas pelo seu médico-ginecologista.
Informe-se também junto do seu médico sobre quais atividades físicas poderá fazer conforme o seu estado de saúde.
Compreendo que seja difícil para si conviver com estes sintomas, mas sempre pode tentar introduzir, devagarinho, algumas mudanças na sua vida para contornar a situação, aumentar o seu bem-estar geral, aumentar a sua autoestima e melhorar a sua qualidade de vida, tais como:
Preparar ou escolher refeições coloridas e pouco calóricas;
Beber água várias vezes ao dia;
Cuidar da sua aparência diariamente;
Inscrever-se em “algo” que sempre quis fazer/praticar/desenvolver/aprender, e esteve sempre a adiar;
Fazer alguma atividade física diariamente.
Se tiver dificuldades em cuidar de si, o apoio psicológico é fundamental para lhe auxiliar no processo, bem como nesta fase desafiante da vida da mulher.
Espero ter ajudado.
Se precisar, estaremos por aqui.
Um abraço.
Boa tarde. Pode acontecer durante esta fase experimentar alterações a nível do humor, incluindo sintomas depressivos e ansiosos. Deve procurar orientação médica para que possa existir um plano de cuidados adequado às suas necessidades. Adotar um estilo de vida saudável, uma dieta equilibrada e prática de exercícios, pode ser benéfico durante esta fase. Em conjunto, a psicoterapia poderá ajudá-la a desenvolver mecanismos que lhe irão permitir um maior bem-estar e satisfação com a vida – autoconhecimento, gestão de emoções, controlo da ansiedade (...). Procure ajuda profissional. Cumprimentos, Vera Faria
Bom dia!! As fases de mudança hormonal podem provocar diferentes sintomas físicos e também cognitivos e emocionais. A mudança do corpo também acarreta, consigo, mudanças de estilos de vida, de hábitos e costumes, o que por si só pode conduzir ao aparecimento de sintomatologia relacionada a perturbações de ansiedade e/ ou humor. Contudo, a própria alteração hormonal pode conduzir a algum desses sintomas. Ou seja, existem inúmeros fatores para contribuir para aquilo que apresenta, que requerem uma avaliação cuidada e detalhada, para um acompanhamento individualizado e dirigido às causas destes sintomas. Um acompanhamento multidisciplinar unindo a psicologia e a psiquiatria poderá ser útil e o mais eficiente nestas situações. Espere que melhore em breve!! Votos de um dia feliz e tranquilo!

Mariana Nunes