Boa tarde, sou uma pessoa de 60 anos e desde que engravidei da minha filha fiquei como muito medo d

5 respostas
Boa tarde,
sou uma pessoa de 60 anos e desde que engravidei da minha filha fiquei como muito medo de ir ao médico. Nunca tinha medo antes, pelo contrário, sempre que ia saia do consultório feliz e já melhor. Mas, na gravidez sofri de pré-eclampsia que me obrigou ser internada de urgência no hospital. aos 7 meses, na consulta de obstetrícia, perante as análise e estado fui encaminhada para à urgência do Hospital.
Foi o caos. a partir dessa altura, médicos é uma tortura para mim. Entre num estado de ansiedade, medo que me dá volta à barriga e a tensão arterial sobe.
Só em pensar que tenho que ir ao médico fico num estado caótico.
ultimamente recorro ao Victan por indicação médica. Ajuda sem dúvida, mas sofro até à saída do consultório.
O que fazer para minimizar esta ansiedade?

Obrigada
Olá. Existe aqui um medo construído, uma associação negativa relativamente a um contexto específico, por ter passado por uma situação traumática. A medicação pode ter um contributo nessas situações mas não vai à origem do seu problema nem o vai resolver. Tal como essa preocupação exacerbada foi "construída", também pode ser desconstruída ou transformada, em contexto psicoterapêutico, nomeadamente de abordagem cognitivo comportamental. É possível diminuir essa ansiedade que sente, com investimento em compreender e aplicar estratégias comportamentais em terapia. Espero ter ajudado e ter sido esclarecedora, e que consiga encontrar o caminho para viver com menos ansiedade.
Boa tarde. O episódio que menciona, numa altura tão vulnerável para si, prestes a ser mãe, com os receios normais da gravidez e com a preocupação acrescida das consequências da pré-eclampsia para o seu bebé, podem na ter levado a desenvolver medos inconscientes sobre a sua ida ao médico, pois foi um momento traumático para si. Seria muito importante para o seu bem-estar, desbloquear os gatilhos que lhe causam essa ansiedade. Para isso, deverá procurar um Psicólogo e iniciar um processo de acompanhamento psicológico. A terapia irá ajudá-la na aquisição de diferentes estratégias para o controlo da sua ansiedade. Cumprimentos, Vera Faria
Olá, boa tarde!
Espero que esteja bem.
Compreendo a sua aflição e calculo como deve ser difícil para si, lidar com esta situação em contexto de saúde, que infelizmente precisa frequentar algumas vezes ao longo de cada ano.
Já percebeu que a medicação ajuda a aliviar os sintomas que sente, mas não chega à raiz do problema.
Falta dar o passo seguinte.
Deve procurar apoio psicológico para falar sobre os seus medos e desenvolverem estratégias adaptadas ao seu caso.
Cuide de si.
Um abraço!
Olá, boa tarde. Compreendo que a ansiedade relacionada a consultas médicas pode ser uma experiência desafiadora. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar a minimizar a ansiedade antes e durante as consultas médicas:

- Comunique-se com o seu médico: Explique a situação ao seu médico. Eles estão lá para ajudar e podem ajustar a abordagem para tornar as consultas menos estressantes para si.
- Marque consultas em horários favoráveis: Tente agendar consultas para horários do dia em que esteja mais relaxada e tenha menos compromissos depois, para evitar pressa e stress adicional.
- Traga um apoio: Se possível, peça a alguém próximo para acompanhá-la às consultas. Ter um apoio pode trazer conforto emocional.
- Pratique técnicas de relaxamento: Antes da consulta, pratique técnicas de respiração profunda, meditação ou outras formas de relaxamento para acalmar a mente.
- Procure apoio psicológico: Um psicólogo ou terapeuta pode ajudar a abordar os medos e ansiedades relacionados às consultas médicas.
Boa noite

Vou ser muito sucinto para não me estender em considerações que a poderão deixar mais confusa. Acho que deve iniciar o quanto antes com uma Psicoterapia intensiva.
Não me parece que os fármacos fação desaparecer esse fantasma que está profundamente incrustrado em si.
Possibilidades de recuperação? Claro que sim mas o quanto mais depressa melhor.

Um abraço

Manuel Domingos

(Clínica Internacional de Campo de Ourique)