Sofrendo de TAG. Psicoterapia ajuda

7 respostas
Sofrendo de TAG. Psicoterapia ajuda a entender a origem e a viver com os sintomas. A medicação elimina os sintomas. Após 2 anos de terapias aprendi a viver com os sintomas constantes mas nunca recuperei a qualidade de vida que tinha antes acabando por ter recaídas. Talvez medicação seja melhor?
A TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) é uma doença que pode ser tratada apenas com recurso a psicoterapia, fármacos ou com ambos em simultâneo.
A psicoterapia não serve apenas para saber viver com os sintomas. Ela própria serve para eliminar os sintomas à semelhança dos fármacos.
Há contudo casos em que a psicoterapia, sozinha, não é suficiente para eliminar os sintomas e, nesses casos, o recurso à medicação é necessário para tratar a doença.
O Transtorno de ansiedade generalizada, é uma perturbação muito invasiva, que causa grande sofrimento, podendo limitar em muito a qualidade de vida da pessoa. Normalmente, a pessoa sente uma urgência em fazer eliminar da sua vida os sintomas e recorre apenas a psicofármacos, e por vezes pode até não obter os resultados esperados. Penso que a combinação da Psicoterapia, com alguém que lhe transmita confiança, e o uso de psicofármacos se for realmente necessário será a melhor forma de lidar com esta doença.
No tratamento do TAG, o paciente deve ser ajudado, de forma a criar um limite para as suas preocupações, no sentido de ter uma vida e um dia-a-dia normal. A terapia Cognitivo-comportamental, em simultâneo com uma adequada terapia medicamentosa (sempre que necessário), seria uma óptima técnica, ao invés de uma ou outra, de forma isolada. Para quem não tem conhecimento, a terapia cognitivo-comportamental foca-se na compreensão dos comportamentos e no seu controlo.
Melhores resultados podem ser alcançados a partir associação entre a psicoterapia e do tratamento medicamentoso (após cuidadoso diagnóstico).
A TAG pode ter implicações na vida do paciente até á sua velhice, pelo que não é incomum que se conjugue uma combinação entre psicoterapia e medicação. Aconselhe-se com o seu terapeuta,ou com o seu médico de família, ou procure um psiquiatra, pois será ele o melhor a poder medicá-lo de acordo com o seu caso.
Não pense deixar a Psicoterapia Seria a pior medida que tomava Vá conjugando medicação ( juntamente com psiquiatra , umas vezes mais outras menos ) e sempre em seguimento psicoterapeutica
A Ansiedade é facilmente resolvida através das novas psicoterapias neurobiológicas, como é o caso do EMDR. Caso pretenda esclarecer do que se trata, poderá consultar a página da associação EMDR em portugal, onde esclarece a técnica e lhe indica os terapeutas credenciados em todo o país.