Porque há tantas historias na Internet de pessoas a dizer que sofrem de ansiedade há 40 anos e já fi

9 respostas
Porque há tantas historias na Internet de pessoas a dizer que sofrem de ansiedade há 40 anos e já fizeram de tudo para resolver mas os sintomas voltam sempre? Estou muito preocupado, tenho medo da medicação antidepressiva e já estou em terapia há 2 anos, já sei os meus problemas mas tenho traços de personalidade muito fortes e esta a ser muito difícil mudar os padrões de pensamento. Começo a pensar que vou ser um desses casos...
A psicoterapia com técnicas de hipnoterapia cognitiva, técnicas vindas do coaching e técnicas vindas da PNL (Programação Neurolinquistica) fazem com que esses padrões mentais enraizados fiquem menos vincados em prol de outros hábitos cognitivos facilitadores de uma vida de bem estar pleno.
A Psicoterapia enquanto técnica, só por si, não trata ninguém nem nenhum sintoma. Se faz Psicoterapia há dois anos e não tem melhorias, é preciso o que se está a passar com o processo e resolver os eventuais impasses que possam ter sido gerados e que não estão a ser vistos e tratados.
A terapia promove a mudança, se o paciente quer e se empenha para isso e o psicologo trabalha bem...
Tem de ser feita uma correcta avaliação do seu estado psicológico É estranho estar em psicoterapia faz 2 anos e não sentir melhoras .... verdade é que só é ajudado quem se deixa ajudar !
Não é um processo fácil mas cada caso é um caso! Ja viu a quantidade de casos em que isso foi ultrapassado? Há uma grande aprendizagem e necessidade de aceitação no que toca a ansiedade. É muito mais fácil alterar comportamentos do que pensamentos. A nossa mente tem muitas armadilhas e facilmente nos sentimos encurralados. É um processo que requer esforço constante por muito mais que pareça impossível. Partilhe com o seu psicólogo as suas questões. Possivelmente já conseguiu alterar muitas coisas...mas a visão mantem-se naquilo que ainda não alterou. Se não for o caso procure outro terapeuta! Pode ser um otimo profissional mas a relação que estabeleceram pode não ser a adequada à mudança. Outra questão é a periodicidade das sessões ao longo destes 2 anos. Se tem sido um registo semanal, quinzenal ou mensal. Continue e olhe para o que já alcançou!
Primeiro gostaria de lhe dizer que cada caso é um caso. Ler essas histórias pode levá-lo a criar a crença de que não vai conseguir superar os seus desafios.
Existem terapias mais longas ( psicanálise, por exemplo) e terapias ditas breves ( cognitivo-comportamental, EMDR, hipnose clínica, etc). Padrões de pensamento não são realmente simples de alterar porque se encontram enraizados. No entanto, são aprendidos, por isso a mudança é possível.
Se conhece os seus desafios e os seus traços de personalidade, é um bom passo, dado que a autoconsciência é necessária para a mudança.
Concordo com a colega, a progressão mais rápida ou mais lenta também depende de factores como a frequência das consultas, da relação estabelecida, etc.
Faça um balanço realista do que alcançou até agora com a terapia, fale com o seu terapeuta e decidam em conjunto a rumo das sessões. Se mesmo assim não se sentir satisfeito, pode sempre procurar outro profissional que o possa ajudar. O essencial é não desistir do seu bem-estar.
Muitas vezes uma abordagem Psicoterapêutica começa por gerar "insight intelectual" e tomada de consciência dos padrões de pensamento - e parece que já atingiu essa fase pois diz "já sei os meus problemas" - mas o insight emocional, que é o verdadeiro gerador de mudança profunda, passa pela tomada de consciência e mudança dos padrões emocionais. Esses sim, por vezes demoram um pouco a mudar pois as defesas emocionais que se foram instalando ao longo da vida como forma de nos permitir lidar com a ansiedade e dor mental, e que agora entraram em falência, por vezes são muito resistentes à mudança. A mudança a este nível mais profundo (e que se requer num processo de depressão) passa, na minha perspectiva, obrigatóriamente pela relação terapêutica que é oferecida e co-criada, e que permitirá arriscar novos padrões de funcionamento. Já partilhou os seus receios com o seu/sua Psicoterapêuta? Tem confiança na relação que foi criada entre os dois? Sente - se compreendida /o é em segurança para dar o passo seguinte que é o desafio da mudança?
Discordo totalmente de um dos colegas: a Psicoterapia é um tratamento psicológico e trata sintomas e perturbações sim desde que haja uma relação terapeuta bem estabelecida, aplicação adequada de técnicas e envolvimento do paciente no processo de mudança.
É claro que há exeções como por ex perturbações de personalidade /quadros com de padrões muito rígidos de pensamento muito cristalizados em que o tratamento psicológico atenua sintomas mas não os elimina completamente e ainda situações que não são passíveis de tratamento apenas com psicoterapia como por ex quadros psicóticos.
O processo terapêutico demora o seu tempo dependendo também da própria orientação terapêutica, no entanto , em dois anos já seria à partida expectável alguma melhoria.
Concordo com a colega que mencionou que pode ajudar a acelerar resultados o acréscimo de técnicas PNL e hipnose Clínica
Boa tarde. Que pertinente a sua exposição. Antes de mais, permita-me referir um aspecto importante: a ansiedade tem uma função adaptativa, ou seja, até determinado "grau", ela ajuda-o a preparar-se para os diferentes desafios da sua vida e do seu quotidiano. Quando a mesma é demasiado intensa, impede-o de agir de forma saudável, e por isso atrapalha mais do que ajuda. Outra questão é o facto de referir que se encontra em terapia há cerca de dois anos sem resultados. Este aspecto pode ter variadas causas, nomeadamente a não adesão da parte do paciente à metodologia, ou mesmo a abordagem escolhida não ser a mais indicada (de acordo com o quadro patológico e com as características do paciente). Por fim, há casos em que a medicação é necessária, e pode ajudar bastante. Não tenha medo do efeito da mesma, nem pense na questão como sendo uma coisa má ou uma coisa boa. A medicação pode ou não ser necessária e quando o é, ajuda. Estar bem acompanhado na área da psiquiatria (assim como na psicologia) é essencial, e se algo não corre bem, deve discutir isso com o médico/psicólogo, para que ambos possam analisar o que está a correr menos bem e reajustar o plano de intervenção.
Repense estas questões e não desista. É sim possível viver com níveis ajustados de ansiedade (lembre-se que ela nunca vai desaparecer - o objectivo é aprender a viver com ela, em níveis que lhe permitem estar bem).
Estarei disponível para ajudar.