os antidepressivos podem ajudar

7 respostas
os antidepressivos podem ajudar a reduzir a ansiedade a longo prazo? mesmo quando deixar de tomar? estou a fazer psicoterapia a um ano e meio sem resultados por isso estou a pensar em medicação mas não quero ficar "agarrado" não sei o que fazer pois não tenho ataques mas sim sintomas constantes. obg
Os anti-depressivos podem ajudar, no entanto é importante perceber que a medicação só deve ser utilizada por um determinado tempo, a psicoterapia é que é importante de ser feita pois vai-lhe permitir um auto-conhecimento e saber a causa e a origem que mentalmente não se encontra bem e levam ao sintoma fisico.
Os antidepressivos não “agarram”. Usam-se em pequenas doses para resolver problemas da ansiedade, e não são usados por toda a vida. Aliás, a medicação depende do diagnóstico clínico. Existem várias psicoterapias. Fármacos e psicoterapia são sempre mais eficazes a curto e longo prazo do que apenas um destes procedimentos.
O sintoma de ansiedade, como qualquer sintoma, requer a compreensão aprofundada da sua causa, e consequente intervenção psicoterapêutica, para que possa ser modificado.
A medicação pode ser útil em casos agudos, mas não dispensa a psicoterapia.
Os antidepressivos, ansiolíticos ou qualquer outro psicotrópico podem ser úteis e em alguns casos são mesmo necessários, e não viciam se forem adequadamente ministrados após um diagnóstico cuidadoso. Entretanto, os melhores resultados são obtidos com a associação entre tratamento medicamentoso e a psicoterapia. Isso porque o medicamento atua no sintoma, ao passo que a psicoterapia atua na causa do problema.
Os anti- depressivos têm uma indicação muito precisa e não são para tomar durante toda a vida Até porque como qualquer medicação tem contra indicações E terá de fazer o “ desmame” A Psicoterapia é uma arma mais potente , pois vai ao fundo da questão , percebendo o porquê dessas crises de ansiedade .
Os quadros ansiosos muitas vezes são complexos e difíceis de "desmontar". Por vezes a ansiedade não desaparece de um momento para o outro com a psicoterapia, é necessário que se disponibilize para a vulnerabilidade quando está em terapia e que esteja disposto/a a mergulhar dentro de si para perceber o que está a originar a dificuldade. Já falou sobre isso com o seu psicoterapeuta? Pode ser necessário mudar a abordagem que têm utilizado ou procurar um psicoterapeuta mais adequado às suas características pessoais. Um processo psicoterapêutico é um trabalho feito em equipa, onde o psicoterapeuta tem as técnicas mas o paciente também terá de se disponibilizar para olhar para partes suas que não são tão "bonitas" ou "agradáveis". Fazer psicoterapia não é um processo fácil e envolve muitas vezes desconforto, mas será esse contacto com o desconforto e a dor emocional que lhe irá permitir a transformação e ultrapassagem dos sintomas. Espero ter ajudado! Abraço.
É a ansiedade que leva à depressão e não o contrario! Os nossos pacientes começam por apresentar queixas de tipo ansioso e, mais tarde, com o agravamento da sintomatologia, surgem as queixas depressivas. O restabelecimento de um "funcionamento normal" ocorre por via da restauração de si e da confiança em si. Este é o caminho que a psicoterapia deverá fazer

Especialistas

Daniel Accoto Martins

Daniel Accoto Martins

Psicólogo

Fátima

Alexandre Almeida

Alexandre Almeida

Psicólogo

Ermesinde

Ana Mafalda Almeida Bruno

Ana Mafalda Almeida Bruno

Psicólogo

Lisboa

Márcia Heitor Gouveia

Márcia Heitor Gouveia

Psicólogo

Évora

Jamille Lourenço de Oliveira Jamille

Jamille Lourenço de Oliveira Jamille

Psicólogo

Aguada de Baixo

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 152 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.