os antidepressivos podem ajudar

7 respostas
os antidepressivos podem ajudar a reduzir a ansiedade a longo prazo? mesmo quando deixar de tomar? estou a fazer psicoterapia a um ano e meio sem resultados por isso estou a pensar em medicação mas não quero ficar "agarrado" não sei o que fazer pois não tenho ataques mas sim sintomas constantes. obg
Os anti-depressivos podem ajudar, no entanto é importante perceber que a medicação só deve ser utilizada por um determinado tempo, a psicoterapia é que é importante de ser feita pois vai-lhe permitir um auto-conhecimento e saber a causa e a origem que mentalmente não se encontra bem e levam ao sintoma fisico.
Os antidepressivos não “agarram”. Usam-se em pequenas doses para resolver problemas da ansiedade, e não são usados por toda a vida. Aliás, a medicação depende do diagnóstico clínico. Existem várias psicoterapias. Fármacos e psicoterapia são sempre mais eficazes a curto e longo prazo do que apenas um destes procedimentos.
O sintoma de ansiedade, como qualquer sintoma, requer a compreensão aprofundada da sua causa, e consequente intervenção psicoterapêutica, para que possa ser modificado.
A medicação pode ser útil em casos agudos, mas não dispensa a psicoterapia.
Os antidepressivos, ansiolíticos ou qualquer outro psicotrópico podem ser úteis e em alguns casos são mesmo necessários, e não viciam se forem adequadamente ministrados após um diagnóstico cuidadoso. Entretanto, os melhores resultados são obtidos com a associação entre tratamento medicamentoso e a psicoterapia. Isso porque o medicamento atua no sintoma, ao passo que a psicoterapia atua na causa do problema.
Os anti- depressivos têm uma indicação muito precisa e não são para tomar durante toda a vida Até porque como qualquer medicação tem contra indicações E terá de fazer o “ desmame” A Psicoterapia é uma arma mais potente , pois vai ao fundo da questão , percebendo o porquê dessas crises de ansiedade .
Os quadros ansiosos muitas vezes são complexos e difíceis de "desmontar". Por vezes a ansiedade não desaparece de um momento para o outro com a psicoterapia, é necessário que se disponibilize para a vulnerabilidade quando está em terapia e que esteja disposto/a a mergulhar dentro de si para perceber o que está a originar a dificuldade. Já falou sobre isso com o seu psicoterapeuta? Pode ser necessário mudar a abordagem que têm utilizado ou procurar um psicoterapeuta mais adequado às suas características pessoais. Um processo psicoterapêutico é um trabalho feito em equipa, onde o psicoterapeuta tem as técnicas mas o paciente também terá de se disponibilizar para olhar para partes suas que não são tão "bonitas" ou "agradáveis". Fazer psicoterapia não é um processo fácil e envolve muitas vezes desconforto, mas será esse contacto com o desconforto e a dor emocional que lhe irá permitir a transformação e ultrapassagem dos sintomas. Espero ter ajudado! Abraço.
É a ansiedade que leva à depressão e não o contrario! Os nossos pacientes começam por apresentar queixas de tipo ansioso e, mais tarde, com o agravamento da sintomatologia, surgem as queixas depressivas. O restabelecimento de um "funcionamento normal" ocorre por via da restauração de si e da confiança em si. Este é o caminho que a psicoterapia deverá fazer