Olá, estou a tomar o escitalopram 10 mg à precisamente 23 dias ( comecei a 3 de janeiro de 2019). Es

4 respostas
Olá, estou a tomar o escitalopram 10 mg à precisamente 23 dias ( comecei a 3 de janeiro de 2019). Estou a melhorar aos poucos e o meu médico disse para manter, apesar de eu ainda sentir tonturas, tremor nas mãos e problemas em dormir bem. O que posso fazer?
Provavelmente necessita de um comprimido para dormir, uma vez que os Escitalopram é antidepressivo e só muito indiretamente pode, por vezes, regularizar o sono
O Escitalopram é um antidepressivo da classe dos inibidores da recaptação da serotonina. Como efeitos laterais podem ocorrer náuseas, vomitos, diarreia, tremor, etc, efeitos esses que costumam ser autolimitados à primeira semana de tratamento. Por vezes 10mg são uma dose baixa para resolução dos sintomas. Pode dar-se que, aquilo que sente, possam ser sintomas de ansiedade ainda não melhorados e a necessitar de um aumento de dose, ou efeitos laterais que, a se manterem, poderão obrigar a mudança de medicação.
A ação do escitalopram como doutros antidepressivos resulta da reorganização dos recetores que só começam a manifestar-se a partir da segunda semana de tratamento. Se está a melhorar do fundo depressivo é porque a ação está a ocorrer. O tempo da fase inicial de tratamento é em torno das 6 a 8 semanas. Pode acontecer que tenha um maior número de recetores serotoninérgicos e daí os efeitos colaterais iniciais se terem manifestado no início e pelo visto se manterem de forma residual atualmente testemunhando um reequilíbrio CAT/SER incompleto para deixar de sentirá os efeitos colaterais. Sugiro que combine com o seu medico os seguintes passos: 1. Observar mais duas semanas e iniciar psicoterapia; 2. Depois ( caso mantenha dificuldades no sono e não tiver contraindicações) aumentar em 5 mg /dia o escitalopram associada à melatonin ao deitar ou associar 5 mg ou 10 mg de ADT ao deitar. De qualquer forma o prognóstico parece favorável e a psicoterapia no seu caso é mandatória.
Na minha experiência, só utilizo o escitalopram na agorafobia (associado temporariamente a clonazepam).

A agorafobia é o medo irracional das multidões, de ficar sozinho, dos grandes espaços públicos ou, mais simplesmente, medo injustificado de atravessar uma ponte, entrar num elevador, esperar numa fila ou sair à rua, com evitamento destas situações.
É a ansiedade e o medo de lugares ou situações nos quais a fuga possa ser difícil ou nos quais não se disponha de ajuda no caso de ocorrer um acesso de pânico ou outra situação humilhante ou incapacitante (diarreia, incontinência, meteorismo, síncope, tonturas). É o seu caso?
Se for, tenha em atenção que o escitalopram necessita de titulação lenta; não o deve associar a anti-inflamatórios não esteroides, bloqueadores beta-adrenérgicos, Garcinia Cambogia (♣) ou hipericão (erva de S. João). Este tipo de fármacos deve ser tomado um mínimo de 6 meses e, depois, ser reduzido progressivamente. Algumas pessoas necessitam de o tomar durante anos ou mesmo toda a vida.
Para as dificuldades com o sono, poder-se-ia associar-lhe trazodona à noite. Aconselhe-se com o seu psiquiatra.