estou desesperado com a ansiedade, a fazer terapia sem resultados mas tenho muito muito medo de toma

5 respostas
estou desesperado com a ansiedade, a fazer terapia sem resultados mas tenho muito muito medo de tomar antidepressivos. medo de ter convulsoes, sintomas extrapiramidais, ou coisas no sistema nervoso central. Fazer uma ressonancia magnetica antes de iniciar a toma pode ajudar a precaver se sou suscetivel a esses sintomas? Se comecar a tomar vou estar sempre a pensar nisso, esses pensamentos podem causar os mesmos sintomas? obrigado
Bom dia. A perturbação de ansiedade é geradora de grave sofrimento e uma péssima qualidade de vida ultrapassando muitas doenças de outros orgãos como por exemplo o enfarte do miocárdio.
Felizmente o tratamento adequado melhora muito os sintomas na grande, grande maioria dos casos.
Os medicamentos hoje disponíveis são extremamente seguros quando utilizados devidamente e os efeitos secundários controláveis e transitórios.
A ressonância magnética não nos traz, infelizmente, qualquer informação de utilidade preditiva em relação aos fármacos ou mesmo diagnóstico.
Para o tratamento ser bem sucedido é fortemente aconselhável escolher um médico em quem confie, estabeleça uma relação de confiança para poder discutir e esclarecer todas as questões que o preocupam assim como efeitos esperados e secundários da medicação.
Estou de acordo com o colega anterior mas acrescentaria que os seus medos é que poderão causar sintomatologia adversa por mecanismos psicológicos de auto-sugestão e dissociação mental que se surgirem serão diversos daqueles que está a pensar e perfeitamente reversíveis se souber fazer exercícios de auto relaxamento mental ou de mentalização
Ressonancia magnética não.aconselho a mudar de terapeuta urgente pois sem ter uma boa relação terapêutica não ha terapia que resulte e medicação depende do seu estado ..mas se já está em stress só em pensar em medicação aconselho só terapia e poderá depois pensar noutras estratégias que não a medicação.
Percebo que esteja desesperado por não sentir melhoras com a psicoterapia, visto que o aflige tomar medicação para atenuar ou eliminar o sintoma o ideal e conversar com o seu terapeuta perceber o que não está a resultar e em última análise, optar por procurar outro terapeuta e tente saber a abordagem teórica utilizada.
Boa tarde,
Quanto a fazer uma ressonância, todos os exames que sejam importantes serem realizados para ser feito o despiste do problema, devem ser feitos.
Quanto à utilização de medicação, está pode ser importante no seu caso uma vez que sente incapacidade em alguns momentos, interferindo com o seu desempenho nas várias áreas da sua vida. No entanto, será sempre indicado que mantenha a psicoterapia, pois só esta permitirá uma reaprendizagem em relação à forma como deverá lidar consigo e com os seus problemas de futuro. Os efeitos colaterais dos químicos são conhecidos de todos nós, mas se o seu problema fosse um cancro por exemplo, penso que não iria recusar fazer quimioterapia. Os efeitos produzidos pela falta de estimulação neurocentral, seja por ausência de medicação, ou pela ineficácia da psicoterapia, tem efeitos prejudiciais a médio e a longo prazo à nossa saúde mental (pelo agravamento dos sintomas atuais) e física. No entanto, apesar da orientação profissional, a decisão será de direito, do paciente.
Existem psicoterapias de diversas orientações, e nem sempre a nossa escolha recai sobre a que é mais ajustada às nossas necessidades, o que parece estar a ser o seu caso pelo facto de referir que não apresenta resultados. Parece-me indicado que esclareça essa situação com o seu Psicólogo, e que eventualmente a solução passe por mudar de profissional.