Estou desesperada! Fui criada por mãe narcisista e desenvolvi todos os transtornos típicos disso. Já

6 respostas
Estou desesperada! Fui criada por mãe narcisista e desenvolvi todos os transtornos típicos disso. Já fiz terapia com alguns psicólogos, mas não tem resultado , não consigo me curar! Como faço?? Por favor me ajudem!
Dra. Christiane Whitaker
Psicólogo
Lisboa
Olá! Resultados nos tratamentos psicológicos podem realmente não terem o tempo que desejamos... trata-se sobretudo de um processo. Importante falar sobre isso com seu psicólogo(a).
Profa Dra Christiane Whitaker
Dra. Anabela do Rosário Cruz
Psicólogo
Lourinhã
Já consultou vários psicólogos sem sucesso, pode não ter estado o tempo necessário para a terapia resultar ou então pode não ter sido utilizada a terapia mais adequada.
Deve marcar consulta com um psicólogo e dizer profissional que já consultor vários psicólogos e quantas sessões realizou com cada um deles e, se souber, quais as terapias empregues.
Ao seu dispor!
Consultas online e presenciais.
Psi Anabela do Rosário Cruz
Nem todos os tipos de terapia (e de terapeutas) funcionam bem com diferentes tipos de pacientes. A psicoterapia pode fazer toda a diferença na sua vida, não desista. Desejo-lhe as maiores felicidades. Cumprimentos José Armindo
 Alves Ribeiro
Psicólogo
Setúbal
Olá!
Espero que esteja bem.
Considerando que já fez “terapia com alguns psicólogos”, sem qualquer resultado, aconselho-a, em primeiro lugar, a visitar um psiquiatra para verificar a eventual necessidade de tomar alguma medicação.
Pode ser que o seu organismo esteja a necessitar de alguma medicação, para regularizar os processos biológicos, com o intuito de aumentar a sua disposição física e mental, e poder usufruir dos resultados da intervenção psicológica.
Gostaria de referir que as abordagens terapêuticas que os psicólogos utilizaram podem não terem sido as mais indicadas para si. A eficácia do apoio psicológico também depende da abordagem terapêutica utilizada pelo profissional, mas não só.
Alguns exemplos de abordagens são: a psicanalítica, a humanista, a cognitiva, a comportamental, a psicodinâmica, a analítica, cognitivo-comportamental, a Gestalt terapia, entre muitas outras!
Nenhuma é melhor que a outra. São maneiras diferentes de trabalhar.
Muito importante também é o seu compromisso no processo de mudança, e dar o tempo suficiente para ressignificar as suas crenças narcisistas.
O processo de interiorização de novos conceitos e novas maneiras de pensar é lento e gradual.
Talvez esteja a ser um rígida demais consigo mesma ao desejar que o processo seja rápido.
Desconhecendo a duração de cada processo psicoterapêutico que fez com os outros psicólogos, a abordagem utilizada por cada um deles, e como foi a sua participação nos processos, fica difícil ajudá-la melhor.
Será relevante para si, que na primeira sessão com o/a psicólogo/a explique quais os seus objetivos e estratégias, o que foi feito com os anteriores profissionais e que não resultou consigo, questionando a linha teórica utilizada, bem como estratégias de intervenção para o seu caso.
Espero ter ajudado.
Um abraço!
 Mariana Nunes
Psicólogo
Santa Maria da Feira
Boa tarde!! Diferentes problemáticas requerem diferentes competências por parte do técnico, e todas elas requerem compromisso e motivação por parte do cliente. Se as últimas estão garantidas (que acredito que sim!) o essencial é continuar na procura pelo técnico com o qual mais se identifica e que apresente maiores competências para resolver a sua problemática!
Espero ter ajudado! Desejo de sorte para a restante jornada. Estarei ao dispor para qualquer dúvida sobre a temática através dos meus contactos. Espero que tenha um dia feliz e tranquilo.
Dra. Rita Lemos
Psicólogo
Miranda Do Corvo
Compreendo o que está a passar e quero que saiba que tenho experiência em trabalhar com pessoas que cresceram em famílias com padrões narcisistas e as dificuldades que isso traz. Estou à disposição para conversarmos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.