Estou com problemas com o meu filho, não sei como lidar com determinadas situações, ele trata-me mal

14 respostas
Estou com problemas com o meu filho, não sei como lidar com determinadas situações, ele trata-me mal psicológicamente.Preciso de ajuda. Obrigado
Deverá procurar ajuda de um psicólogo, para si, para aprender a lidar com essas situações. Desejo-lhe as maiores felicidades. Cumprimentos José Armindo
Podemos ver em conjunto que tipo de dinâmica está a gerar o seu sofrimento e que estratégias podem ser implementadas para modificar este quadro.
Boa tarde,
Antes de mais lamento a situação difícil que entendo, que está a passar.
Como refere e bem, se sente que precisa de ajuda o melhor é mesmo passar das palavras à ação!
Em Portugal existem 24 mil psicólog@s, incluindo-me.
Boa sorte!
Melhores cumprimentos,

Deverá recorrer a uma consulta especializada para analisar o porquê desse comportamento do seu filho Ao seu dispor
Rita Bicha Castelo
Bom Dia,

O quadro clínico do filho deverá ser avaliado presencialmente para que se possa aconselhar uma terapia adequada entre sessões e possivelmente medicação consoante a gravidade da situação.

Bom dia, a sua questão é muito vaga e para a ajudar o psicólogo terá de ficar ao corrente de tudo o que se está a passar. Só deste modo o profissional tem possibilidades de a aconselhar a tomar decisões e a encontrar estratégias para resolver o seu problema. Aconselho-a vivamente a procurar a ajuda de um /a psicólogo/a clínico.
Bom dia, o nosso bem-estar psicologico é essencial para o dia-a-dia. Quando percebemos que se encontra afetado devemos procurar ajuda especializada, de forma a que consiga encontrar o seu bem-estar. Será muito importante não permitir que a situação atual persista.
Com os Melhores Cumprimentos,
Bom dia ajuda psicológica poderá ser ser um caminho. Possivelmente poderá ser um problema relacional e de comunicação..
.
Cumprimentos
Felicito-a por equacionar a necessidade de ajuda técnica. É sempre um primeiro passo. Não tendo informação sobre a idade, presumo que se trate dum jovem ou de um adulto jovem.
Se assim for, o respeito pela autoridade parental pode estar em causa. Será com ambos os pais?! É importante que ambos reflitam sobre a co-responsabilidade não educação e na definição de limites claros a certas atitudes e comportamentos. É muito aconselhável que a comunicação seja clara e que definam, até p.e. 3 comportamentos, a adquirir. Que haja consistência na regulação dos mesmos, por ambos os progenitores. Aconselho que consultem um psicólogo se a situação não melhorar.

Bom dia. Para conseguir ajudar, necessito de perceber a idade do seu filho e outras questões relacionadas com a dinâmica familiar. Contudo, sugiro que procure o apoio de um psicólogo de forma presencial, podendo expor todas as suas angústias, receios dificuldades.
Olá! Se o seu filho a trata mal psicologicamente, o mais provável, é que ele próprio esteja também a sofrer com um problema que não sabe como resolver, reagindo dessa forma. A melhor resposta que lhe posso dar é que procure escutar o seu filho, sem se deixar humilhar, mas procurando compreendê-lo com sinceridade. No entanto, deve estar preparada para a eventualidade do problema do seu filho estar relacionado a senhora e, nesse caso, pode ser que neste momento lhe seja difícil a proximidade consigo. Não se esqueça que o mais provável é que o seu filho esteja a reagir de forma inconsciente, isto é, sem ser de uma forma deliberada. O mais honesto que lhe posso aconselhar é que procure a ajuda de um psicólogo para melhor compreender a situação, e perceber se a dificuldade está do seu lado ou do seu filho e, a partir daí, encetar uma intervenção adequada. Boa sorte!
Muitas vezes, as famílias vêem-se envolvidas em ambientes de comunicação tóxica que só tendem a piorar com o tempo se não forem bem adereçados.
É necessário estabelecer uma boa base de comunicação assertiva entre os membros da família, evitar recorrer a acusações, agressões verbais ou comparações com outros.
Não sei que idade terá o filho, mas em determinadas ocasiões, é necessário uma intervenção especializada de alguém externo à família, como um psicólogo ou terapeuta familiar, para oferecer uma nova perspetiva e novas ferramentas de comunicação efetiva. Consoante o caso, poder-se-á dirigir mais a intervenção ao nível individual ou familiar.
Por favor, contacte uma clínica ou o centro de saúde e experimentem uma sessão de Psicologia ou Terapia Familiar, para dar uma nova oportunidade à sua vida familiar.
Espero ter ajudado!
Bom dia. Será importante ser assertiva com ele e não deixar-se intimidar além de estabelecer limites na vossa relação. O acompanhamento psicológico pode ser benéfico para a ajudar a mudar de atitude de modo a que o seu filho a respeite. Se o assédio psicológico for muito intenso ou grave deverá reportar o caso junto da policia se sentir que a sua segurança física está em causa.
Apesar de ser o seu filho, é importante que cuide de si e se proteja. A violência por parte de um filho pode ser difícil porque é alguém que por norma quer proteger e ver bem, mas a sua saúde mental é a prioridade e não é pior mãe por cuidar de si. Pode procurar uma associação na sua zona de residência que trabalhe com questões de violência ou um/a psicólogo/a que a possa acompanhar neste processo. Lembre-se que não precisa de lidar com isto sozinha.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!