Doenças psicossomaticas

7 respostas
Boa noite, o meu companheiro faleceu à cerca de 7 anos e a com a perda o meu organismo manifestou algumas alterações, fiquei com muitas brancas e a pele das mãos caiu-me , à cerca de 3 anos comecei a sentir muita comichão vaginal, não noto nenhumas secreções ou cheiros anormais mas a pele tem um aspecto seco, nas orelhas a pele começou a descamar e as otites começam a ser frequentes, o meu médico de família diz que não há nada a fazer nem num caso nem noutro, não me aconselhou nem me encaminhou a nenhum especialista, e eu sinceramente não sei se devo procurar um dermatologista ou um ginecologista, ou um otorrinolaringologista. O que me aconselham?
Olá,
Aconselho que procures um ginecologista para investigar a comichão vaginal e um dermatologista para verificar as outras anormalidades na pele.
Entretanto, considerando-se que tais problemas tiveram início após o falecimento do vosso companheiro, também é possível que tenham sido desencadeados por questões emocionais, sendo igualmente aconselhável buscar um acompanhamento psicológico, que lhe ajudará a elaborar o luto da perda.
Cumprimentos.
Parece estar a exibir sintomas de somatizacao. A ansiedade sentida pela perda do seu companheiro pode ser a causa de alguns dos sintomas que descreve. Deve procurar ajuda psicológica para tratar a ansiedade e ajuda médica nas várias especialidades que refere também para complementar o tratamento.
Possivelmente poderá ser um problema de somatização, por perda de seu companheiro, procure ajuda psicológica, nomeadamente poderá fazer uma psicoterapia para elaboração do luto.
Procure também os médicos especialista de ginecologia e dermatologia.
Ao seu dispor.
A perda de um familiar próximo é uma das situações mais complexas em termos de consequências potenciais para a saúde, e a morte do cônjuge é mesmo o topo de uma escala ("Holmes-Rahe") pela qual podemos inferir que a 5 anos haverá maior hipótese de padecer de doença,
Nesse período provavelmente outras mudanças ocorreram no seu organismo, não só como resposta ao que sucedeu como devido ao próprio envelhecimento
Não deixe de consultar o seu médico assistente e realizar todos os exames considerados necessários na sua idade, independentemente das queixas
Ele saberá certamente depois dos resultados orientar da melhor forma, e eventualmente até se necessário para algum apoio de psicoterapia ou outro

Boa tarde,
Antes de mais lamento a sua perda e espero que possa conseguir solucionar estes problemas que a perturbam. É preciso ter atenção ao seguinte: apesar de poder existir uma relação entre a morte do seu companheiro e o surgimento dos problema que descreve não significa que de facto é essa a causa. Poderá ser uma multiplicidade de factores conjugados, como outras possibilidade também serão validas.
Repare no seguinte, bastou mencionar que este problemas começaram a emergir após a morte do seu companheiro, para começar a receber comentários que sustentam essa relação. Portanto, aqui aconteceu qualquer coisa como: se foi após a morte do companheiro então é isto, ou aquilo... É necessário fazer uma avaliação exaustiva antes de especular sobre os diagnósticos ou causas. O que sugiro é que procure um bom especialista de clinica geral e responda as questões dele. Se ele perguntar há quanto tempo começaram a surgir os problemas responda - sete anos. Se perguntar se aconteceu alguma coisa nessa altura fale da morte do seu companheiro e tente perceber se aconteceu mais alguma coisa de significativo, até mesmo antes da morte do seu marido (doenças, inicio de alguns sintomas, etc..) Ou seja, se partir para a explicação dos problemas já com aquilo que é a sua ideia das causas acontecerá o que está a acontecer aqui, toda a gente ficará condicionada e fará a mesma relação. Faça uma boa avaliação num bom especialista de clinica geral.
O facto de os sintomas surgirem após a morte do seu companheiro, poderá levar-nos a pensar que a origem dos sintomas serão do foro emocional com respectivas somatizações. No entanto, aconselho-a a procurar primeiro especialidade de ginecologia e dermatologia e depois de obter um diagnostico mais concreto dessas duas especialidades, caso seja negativo para problemas físicos, procure então um profissional da psicoterapia/psicologia Clínica para perceber melhor se existem problemas do foro emocional. Se acha que ainda não fez o luto do seu companheiro, então procure fazer terapia do luto com alguém que tenha experiência nessa área.
Cumprimentos
Boa tarde pode estar a passar um processo de luto que está a somatizar. Esse processo luto é natural após a perda de algúem de que se goste.
Sugiro a procura de um psicólogo clínico.