Como saber se tenho Infantilismo

8 respostas
Como saber se tenho Infantilismo Sexual?
Dra. Ana Alturas
Psicólogo
Porto
Na medicina , o termo "infantilismo" caracteriza a condição do corpo,em que neste caso surge num sistema parcial, ao nível dos órgãos genitais, que derivado a questões genéticas estão subdesenvolvidos. No caso do "infantilismo" feminino o diagnóstico tem em consideração o comprimento do colo do útero, os seios subdesenvolvidos,um mau funcionamento do ovário, pêlos esparsos e quase ausentes na região da púbis, podendo existir tendência para a obesidade, entre outros. De notar que, apesar do "infantilismo" sexual ser mais expressivo nas mulheres do que nos homens, também acontece no género masculino, através de determinados sintomas, como por exemplo a perda de desejo sexual, a redução da erecção ou o tamanho do pénis que é menor do que o padrão normal. Gostaria de salientar que estas indicações são meramente informativas, carecendo de avaliação por um especialista,sendo que se deverá ter em conta outros fatores, e o seu caso em particular.
Dra. Joana Cordeiro Dias
Psicólogo
Custóias Mts
A procura do/a médico/a de família pode numa primeira fase ser uma boa opção afim, de o/a reencaminhar para a especialidade. A avaliação da condição médica é fundamental!
No entanto e se de facto sentir que do ponto de vista psicológico existe vulnerabilidade a Psicologia (Psicoterapia Sexual) também pode ser uma excelente ajuda!
 Cristina Marreiros da Cunha
Psicólogo
Paço de Arcos
Na realidade as duas respostas acima são complementares, pois é necessário primeiro verificar se existe infantilismo ao nível do desenvolvimento anátomo-fisiológico. Esse será um diagnóstico médico, que obviamente, caso se verifique, trás repercussões psicológicas que devem ser acompanhadas por um psicólogo clínico/psicoterapeuta. Se do ponto de vista médico tudo estiver bem, poderá haver alguma imaturidade emocional, que está a perturbar/impedir uma vida sexual normal, neste caso o seguimento em consulta com psicoteuta/sexólogo será fundamental. Pode ainda tratar-se duma crença instigada por parceiro abusivo (acusação sem fundamento) que será necessário analisar e desmistificar.
 Paula Henriques
Psicólogo
Lisboa
A maturidade sexual e eventuais problemáticas adjacentes poderão ser avaliadas no decorrer de uma psicoterapia. Não deixe de procurar ajuda, para melhor se perceber e entender o que se passa.
Dra. Sara Coutinho Varino
Psicólogo
Figueira Da Foz
As várias respostas dos meus colegas são correctas. Ao colocar aqui a sua pergunta já está a dar um primeiro passo na obtenção de ajuda, passe para o próximo passo é marque uma consulta para que a ajuda se possa estender e para que possa perceber-se melhor.
Dra. Ernestina de Jesus
Psicólogo
Portimão
Numa primeira fase deve procurar ajuda médica , e posteriormente caso necessário deve fazer uma acompanhamento psicotetapeutico
Boa Tarde! Seu caso é complexo e específico, tendo como indicação um diagnostico de um especialista, e, a partir de um prognóstico será necessário um acompanhamento psicológico. Vamos trabalhar com diagnóstico concreto, seria muito delicado arriscar uma avaliação sem nenhum contacto com o paciente.
Coloco-me a sua inteira disposição no que cabe para a psicologia
O seu caso não é linear , deve consultar um especialista .Sendo sempre necessário um apoio psicoterapêutico

Especialistas

Fernando Mesquita

Fernando Mesquita

Psicólogo

Lisboa

Marina Costa

Marina Costa

Psicólogo

Lisboa

Marta Fragoso

Marta Fragoso

Psicólogo

Porto

Margarida Costa

Margarida Costa

Psicólogo

Évora

Joana Lopes Quintas

Joana Lopes Quintas

Psicólogo

Braga

Catarina I Bernardes Fonseca

Catarina I Bernardes Fonseca

Psicólogo

Santarém

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 3 perguntas sobre Infantilismo Sexual
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.