Boa tarde. Qual a diferença entre "burnout" e depressão?

10 respostas
Boa tarde.
Qual a diferença entre "burnout" e depressão?
Boa tarde, Do ponto de vista psicológico o burnout corresponde a uma sensação de esgotamento que ocorre quando percepcionamos que não temos capacidades (recursos) para fazer face à situação presente e provavelmente futura, ou seja uma sensação de cansaço intenso (físico e/ou psicológico) sem fim à vista. A depressão resulta de tristezas várias sistematicamente não vividas e zangas não vividas e transformadas em mais tristezas já sem se vislumbrarem as causas gerando igualmente incapacidade, ou capacidade diminuída de funcionamento, bem como também a falta de esperança em si, no presente e no futuro. As situações de burnout não tratadas podem conduzir a depressão, uma vez que se interioriza mais uma sensação de desesperança. Ambas, necessitam de acompanhamento psicoterapêutico, e por vezes, sobretudo na depressão, de medicação. É fundamental não adiar o tratamento nem arrastar as situações sem intervir, pelo menos ao nível psicológico.
Boa tarde,
Gostaria de acrescentar que, recentemente, a Organização Mundial de Saúde discutiu a revisão da Classificação Internacional de Doenças, onde passará a constar o quadro de burnout como doença associada ao emprego e desemprego.

Nesta nova lista (CID-11) o burnout caracteriza-se como “uma síndrome que resulta de um stress crónico no local de trabalho que não foi bem gerido”.

Sinais que podem indicar burnout:
- sensações de esgotamento de energia ou exaustão;
- aumento da distância mental do emprego ou sentimentos de negativismo e de cinismo relativamente ao emprego;
- e uma reduzida eficácia profissional.

Daí que, muitas vezes, a depressão esteja associada ao burnout, como consequência das situações de stress laboral que vão gerando sensações de impotência. No entanto, nem sempre a depressão decorre de burnout.

De qualquer das formas, em ambas as situações é necessário acompanhamento, e quão mais precoce este for, melhor o prognóstico.
Boa Tarde!
Relacionado a sua pergunta:
Burnout: é uma síndrome resultante de estresse crônico e necessariamente tem origem no ambiente de trabalho;
Depressão: é uma doença psiquiátrica crônica, que afeta pessoas de todas as idades;
Estresse: é uma reação fisiológica automática do corpo a circunstâncias que exigem ajustes comportamentais.
Burnout
O que é?

Necessariamente relacionado ao trabalho, o burnout é um transtorno que se desenvolve gradualmente por conta de desajustes entre o trabalho e o indivíduo. Ele afeta homens e mulheres que vivem situações de estresse constante ou prolongado no ambiente de trabalho.

A síndrome pode ser decorrente de uma carga horária excessiva, falta de reconhecimento dos chefes ou de um cansaço profundo, por exemplo, que não se resolve apenas com descanso ou férias. Outros fatores que podem desencadear o burnout no trabalho são:
Excesso de responsabilidades;
Pouca autonomia para tomar decisões;
Falta de justiça no ambiente de trabalho;
Conflitos de valor no trabalho;
Tratamento

Assim como outros problemas psicológicos, o burnout precisa ser tratado por um psiquiatra e acompanhado por um psicólogo. Segundo o Ministério da Saúde, "o diagnóstico é feito por psiquiatras e psicólogos após análise clínica do paciente e são eles os profissionais de saúde indicados para orientar a melhor forma de tratamento, conforme o caso".

A psicoterapia é o tratamento mais comum, mas o médico psiquiatra pode também prescrever medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos.
Coloco-me a inteira disposição para melhores esclarecimentos.
"Burnout" é uma forma de cansaço extremo, tradicionalmente designado por "esgotamento". Traduz-se em sintomas de dificuldade de concentração, esquecimentos, confusão, baixa de produtividade no trabalho, ansiedade, desmotivação para o trabalho, absentismo... Ou seja, há muitos sintomas comuns com a Depressão, mas a origem do "Burnout" associa-se ao stress acumulado e excessivo no trabalho, aliado a falta de descanso suficiente. Mais tarde, o "burnout" pode expandir-se a outras áreas da vida da pessoa (e trazer problemas relacionais, familiares) e pode até desencadear uma Depressão.
Contudo, pode haver Depressão sem "burnout". É uma situação muito mais complexa, com origens vivenciais ou biológicas, ou ambas. Os sintomas predominantes são a tristeza, o choro, a apatia, o desinteresse, a falta de esperança, pode haver ansiedade, alterações de apetite e de sono, ideação suicida, entre muitos outros sintomas ou sinais.
Ambas as situações causam sofrimento, pelo que a pessoa deve procurar ajuda de um profissional da Psicologia, o quanto antes.
Ao seu dispor,
Catarina Brito - Psicóloga
Boa tarde. Não há muito mais a acrescentar aos que os colegas referem. Burnout refere se ao stress profissional, e desenvolve-se tendo em conta fatores stressantes do local de trabalho, e interpretado como incapaz de lidar com esse factores laborais. Tradicionalmente tem fenómenos de exaustão emociona, despersonalização e sensação de baixa realização profissional.
O stress normal é devido à interpretação que se atribui aos fatores diários, sendo considerados acima da sua capacidade de resolução.
O burnout é, por definição, um distúrbio que se caracteriza pelo esgotamento físico, mental e psíquico de alguém. Normalmente, é associado ao stresse no trabalho. No caso da depressão, os pensamentos negativos e a exaustão não estão apenas ligadas ao trabalho, mas também a outras áreas da vida pessoal.
Bom dia, o Burnout e a depressão podem apresentar sintomatologia semelhante, no entanto tem fatores subjacentes que os distinguem. Um processo de avaliação psicológica será necessário, para ser feito o despiste e na sua sequência uma intervenção adequada ao apurado no mesmo. Caso contrário, pode ser difícil de atuar de forma eficaz por não ser conhecido o problema que está a provocar todo o mal estar.
Boa tarde.
Tanto um como outro podem ter causas diversas (existe o burnout profissional, familiar, entre outros), assim como a depressão não tem de ser crónica ou endógena.
É sempre necessário identificar a causa, que muitas vezes está em vivências traumáticas anteriores e teve no presente um gatilho que ativou memórias inconscientes com a respectiva sintomatologia associada.
O saber livresco é extremamente necessário, mas há que avaliar cada situação como única, pois somos muito mais do que identifica a DSM ou CID.
Procure um bom técnico de saúde, com abordagem integrativa, se estiver numa dessas duas situações.
Que corra pelo melhor!
Boa tarde. É uma boa pergunta. O burnout retrata um conjunto de sintomas e decorre de um stressor externo intenso e prolongado num ou em diversos ambientes da vida da pessoa, mas é específico e bem identificado. Um desgaste enorme perante condicionantes que não conseguimos mudar, habitualmente relacionadas com o contexto profissional. Falamos em stressor externo mas claro que tudo se liga também às nossas características de personalidade e experiências de vida anteriores à situação. Na depressão, temos critérios diagnósticos muito específicos, podendo retratar um quadro de depressão exogena (fatores externos, relacionais ou de contexto) ou endógena (fatores internos ou individuais). Porém a causa apontada nem sempre é clara para a pessoa, pode ser difusa e, sobretudo, influencia a generalidade dos contextos de vida, ou seja, temos uma perspetiva generalizada e não específica como no caso anterior. Observar-se tendencialmente pessimismo, desesperança, impotência e sentimentos de incapacidade que se associam a afetos negativos e baixo nível de atividade ou apatia. A percepção ou distorção perceptiva aparenta estar generalizada porque afeta a visão de si próprio - autoperceção negativa; a visão do mundo - tendência a experimentar o mundo como hostil e exigente; e a visão do futuro - expetativa de sofrimento e fracasso. Ambas as condições de saúde apresentam sintomatologia semelhante e um sofrimento profundo, pelo que se recomenda uma avaliação formal para traçar o Plano Terapêutico.
Burnout distirbio caracterizado pelo esgotamento fisico e mental
Estados de exaustão excessiva fisica , emocional ou mental que surge ao acrescimo excessivo de stress
Depressão é caracterizada pela perda ou diminuiçao de interesse e prazer pela vida , gerando angústia e frustração Algumas vezes sem motivo evidente Segundo a OMS é a 4 caisa de incapacidade a nível Mundial.