Ansiedade

8 respostas
Tenho um filho com 9 anos , bom aluno a todas as disciplinas excepto matemática. A professora não acha que o problema dele seja cognitivo mas sim algum bloqueio que ele colocou a esta disciplina que o faz simplesmente desistir de querer perceber. Há alguma area da psicologia vocacionada para estas situações?
Boa tarde, seria importante compreender se o seu filho apresenta dificuldades em matemática ou também noutras áreas da sua vida que envolva cálculos. Algumas crianças sofrem de Discalculia que é uma perturbação da aprendizagem específica na área da Matemática caracterizada pela dificuldade nas competências aritméticas, apesar de um adequado funcionamento intelectual. Consulte um especialista que consiga ajudar-vos a compreender o que se passa e a criar ferramentas e estratégias eficazes. Alguma coisa que precise, disponha.
Bom dia. Relativamente à situação reportada cabe-me informar a mãe que as dificuldades que o menino estará a sentir se prendem muito provavelmente com dificuldades sentidas ao nível da representação simbólica e do raciocínio numérico, as quais com um acompanhamento adequado ao nível do desenvolvimento de estratégias de aprendizagem e estimulação serão facilmente atenuadas e/ou ultrapassadas. Sugiro que procure ajuda com um especialista em psicologia da educação. Se necessitar de apoio ou acompanhamento para o menino não hesite em contactar-me. Cumprimentos.
Bom Dia, se não existem dificuldades nas restantes disciplinas poderá estar relacionado com dificuldades específicas ao nível do cálculo, há que avaliar se não se trata de Discalculia, de forma a poder intervir de forma adequada para atenuar o problema. Pode também estar relacionado com o método de explicar da professora, por vezes os alunos não entendem e acabam por desistir da disciplina, pode tentar arranjar um explicador que tente explicar a matéria de outra forma para ver se assim ele melhora. De qualquer forma seria bom fazer uma avaliação específica para percebermos se se trata ou não de um problema específico a nível do cálculo. Se pretender marcar estou disponível, é só contactar.
Bom dia
É possível existirem outras situações, que não sejam cognitivas, responsáveis por essa dificuldade (ex relacionamento com a Professora, etc). No entanto, é sempre conveniente fazer uma avaliação objectiva para descartar eventuais situações como a discalculia.
Se entender útil estou à disposição
Obrigado
Acho que os colegas acima já deram ótimas orientações, pelo que venho aqui, talvez, acrescentar algumas reflexões. Exatamente em que consiste este "ser bom" em todas as disciplinas e "não ser bom" em matemática? Pois, as crianças não têm que "serem boas" em todas as disciplinas. Se não for algo que o possa estar de facto a prejudicar na escola, é possível que seja uma fase, e nem todas as crianças possuem aptdiões iguais. Outra reflexão, a senhora menciona que perguntou à professora; e em relação à criança, perguntou-lhe também o que esta diz. Por vez estamos a ouvir demasiado as instituições, os adultos e deixamos pouco espaço para que a criança se expresse. E, por fim, qual é a maior precocupação: o bom resultado na matemática ou o possível sofrimento da criança que possa estar a gerar essa dificuldade nesta disciplina. Convserse com seu filho e se perceber que esta dificuldade está causando um sofrimento no mesmo, procure um profissional.
A psicanálise e psicoterapia psicanalítica permitem uma compreensão e transformação da área das emoções, que poderá efectivamente funcionar como bloqueio à aprendizagem, numa criança inteligente.
Todas as crianças são inteligentes quer apresentem dificuldades em uma ou várias disciplinas. Um profissional de saúde como um Psicólogo utiliza ferramentas terapêuticas que lhe permitem fazer um diagnóstico. A avaliação psicológica na criança é um caminho para despiste de alguma dificuldade que nada pode ter haver com Matemática.
Aconselho a procura da ajuda de um profissional de saúde, um Psicólogo Clínico pode através das ferramentas que tem fazer uma avaliação à criança e ajudar a despistar a ou as dificuldades que podem estar a causar essas dificuldades. Estarei ao dispor para mais alguma informação.
Cumprimentos,
Ernestina de Jesus