Trastornos do Comportamento Infantil

3 respostas
Tenho uma criança em casa de 10 anos que ultimamente tem tido medo de dormir sozinha diz que odeia toda gente e a noite parece que está completamente transtornada não dorme e não deixa dormir, gostaria de saber o que devo fazer?
Olá,
O sono e um dos sinais mais importantes de que uma criança está a sofrer. Deve-se valorizar e avaliar o quanto antes, algo está a incomodar e afligir o seu filho. Podem ser muitos os fatorespara isto acontecer: aos 10 anos acontecem fenómenos no nosso desenvolvimento, como a noção mais real da morte e sua irreversibilidade, surgindo pensamentos de que podemos perder os nossos, que o nosso corpo é frágil e pode adoecer, magoar-se, e tudo isto assusta e pode fazer perder o sono e dar irritabilidade. Nesta altura começamos, ainda, a perceber que os nossos pais não são super-heróis (coisa que em pequenos achamos) e passamos a odiá-los um pouco. Por isto tudo, e por dificuldades que nos vão acontecendo no dua-a-dia, com os amigos (cada vez mais importantes) com a família (sempre fundamental) às vezes sofremos. E nota-se assim. É importante ver o que se passa, e sem dúvida um profissional da saúde mental pode ser uma grande ajuda.
Tem » uma criança em casa»? É seu filho? Como é que ela dormia até aqui? Se ela está assim tão assustada, ela e os pais estão a precisar da ajuda de um profissional para em conjunto compreenderem e ajudarem a criança e os pais nesta situação.
A perturbação do sono pode ser apenas um fenómeno transitório decorrente de medos normais no desenvolvimento da criança, mas também é um dos principais sinais de alerta para desconforto emocional e patologia. Assim, deve procurar ajuda de um Pedopsiquiatra ou Psicólogo Clínico especialista em Infância.