Ansiedade

10 respostas
Estou sempre ansioso, 24h por dia sempre com um sintoma diferente, não tenho ataques de panico ou de ansiedade simplesmente estou sempre ansioso ou com despersonalização, não tenho fobias ou medos, a minha mente é muito obsessiva mas com coisas aleatórias e estupidas. Já fui a alguns psicologos sem sucesso varios meses a gastar dinheiro e a falar da minha infância porque? Não entendo a ligação... Eu estou sempre ansioso e revoltado por estar assim agora!
Grata pela partilha.
Há diferentes formas de se tratar a ansiedade. Há diferentes tipos de psicoterapia, e os clientes poderão identificar-se mais com umas (psicoterapias) do que com outras.
Entender o passado, neste caso, poderá ajudar a encontrar os gatilhos, que o levam a uma mente super ativa em pensamentos automáticos. Contudo, o importante é ajudá-lo a tomar consciência dos seus padrões (da sua mente) e ajudá-lo a minimizar toda a sintomatologia que apresenta. Para rentabilizar as suas capacidades para algo positivo e produtivo.

Abraço.
Anabela Vitorino Costa
Tal como a colega referiu, sucesso do tratamento depende muito do tipo de técnica utilizada pelo terapeuta. A abordagem cognitivo-comportamental e o recurso à hipnose apresentam bons resultados no tratamento de sintomas de ansiedade associados a comportamento obsessivos. Toda a terapia irá sempre estar centrada na alteração de comportamentos que contribuem para os referidos sintomas. Cumprimentos.
Bom dia,
Lamento imenso a sua situação.Ter recorrido a mais que um psicólogo durante vários meses e sentir que não foi ajudado pode ser frustrante e desmotivador. Contudo, pelo que partilhou parece-me que terá mesmo que ser um profissional da área da saúde mental a ajuda-lo. Tente procurar um profissional de referência, exponha livremente a sua experiência e não hesite em colocar questões quando aos modelos de intervenção. Não é drama nenhum perguntar ou pedir a certificação do profissional de saúde, portanto faça-o. Evite locais/consultórios/clinicas/profissionais que fazem psicoterapia, reiki, leitura da aura, hipnose e afins.
Um bem haja
Boa Tarde o seu problema tem solução. A Psicoterapia cognitivo comportamental é eficaz no tratamento da ansiedade . Ao seu dispor, Pedro Sousa Lé
Bom dia. Sem fugir muito ao que os colegas partilharam, gostava de reforçar que existem várias abordagens na intervenção da ansiedade. É preciso perceber o que é a ansiedade e o que a desencadeia. A ansiedade tem por base o medo, a insegurança e crenças irracionais. São os pensamentos automáticos (que são na sua maioria negativos), que desencadeiam as crises de ansiedade ativando o medo e a insegurança.
O ser humano é fruto das suas vivencias daí por vezes o nosso passado ter as respostas para entender o que nos acontece no presente.
O modelo cognitivo-compirtamental é o mais adequado porque ajuda de forma mais pratica a compreender o que desencadeia cada crise. E tem tecnicas que ajudam a controlar as mesmas.
Bom dia!
Do que descreve ser o seu quadro ansioso, na minha opinião, beneficia, e muito, do acompanhamento psicológico.
Mais do que ser muito extensa em referir quais as possíveis causas da sua ansiedade e as diferentes abordagens que a psicologia tem, é fundamental que estabeleça uma relação na base da confiança e da empatia com o psicólogo; que seja avaliada a sua situação específica; e definida uma intervenção de gestão da ansiedade dirigida a si, e tendo em conta os seus recursos e a sua forma particular de responder aos fatores geradores de ansiedade e stress, às dificuldades e circunstâncias
Existem várias abordagens psicoterapêuticas, com resultados diferentes. A Terapia EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) poderá ser eficaz no tratamento dos sintomas que refere. Caso tenha interesse em obter mais informações, poderá consultar a página da associação de EMDR em Portugal, onde tem a lista dos terapeutas credenciados.
Bom dia! Faça terapia cognitivo-comportamental. A intervenção é simples e centra-se nos seus problemas atuais. Veja o meu vídeo e não hesite em contactar-me caso tenha alguma dúvida.
Depende muito da abordagem psicoterapeutica e fez Agora que sem dúvida que só consegue através da psicoterapia alivio para os seus sintomas Provavelmente inicialmente poderá ter alguma ajuda farmacológica Boa sorte
Ao dispor
Rita Bicha Castelo
Olá!
Espero que se encontre melhor!
Compreendo a sua frustração relativamente aos tratamentos feitos e sem sucesso.
Já fez análises e exames para ser descartada qualquer causa orgânica?
Está a tomar alguma medicação?
Sugiro que pergunte ao psicólogo, antes de iniciar o acompanhamento, qual é abordagem utilizada pelo profissional.
A abordagem que utilizo para os sintomas da ansiedade é focada em técnicas e estratégias cognitivas e comportamentais e não relatos, durante meses, sobre a infância.
Não desista de procurar ajuda.
Merece ter qualidade de vida e paz mental.
Espero ter ajudado.
Um abraço!