Estou sempre ansioso, 24h por dia sempre com um sintoma diferente, não tenho ataques de panico ou de ansiedade simplesmente estou sempre ansioso ou com despersonalização, não tenho fobias ou medos, a minha mente é muito obsessiva mas com coisas aleatórias e estupidas. Já fui a alguns psicologos sem sucesso varios meses a gastar dinheiro e a falar da minha infância porque? Não entendo a ligação... Eu estou sempre ansioso e revoltado por estar assim agora!
Grata pela partilha.
Há diferentes formas de se tratar a ansiedade. Há diferentes tipos de psicoterapia, e os clientes poderão identificar-se mais com umas (psicoterapias) do que com outras.
Entender o passado, neste caso, poderá ajudar a encontrar os gatilhos, que o levam a uma mente super ativa em pensamentos automáticos. Contudo, o importante é ajudá-lo a tomar consciência dos seus padrões (da sua mente) e ajudá-lo a minimizar toda a sintomatologia que apresenta. Para rentabilizar as suas capacidades para algo positivo e produtivo.

Abraço.
Anabela Vitorino Costa

Tal como a colega referiu, sucesso do tratamento depende muito do tipo de técnica utilizada pelo terapeuta. A abordagem cognitivo-comportamental e o recurso à hipnose apresentam bons resultados no tratamento de sintomas de ansiedade associados a comportamento obsessivos. Toda a terapia irá sempre estar centrada na alteração de comportamentos que contribuem para os referidos sintomas. Cumprimentos.

Dr. Israel Guimarães
Dr. Israel Guimarães
Psicólogo
Braga
Bom dia,
Lamento imenso a sua situação.Ter recorrido a mais que um psicólogo durante vários meses e sentir que não foi ajudado pode ser frustrante e desmotivador. Contudo, pelo que partilhou parece-me que terá mesmo que ser um profissional da área da saúde mental a ajuda-lo. Tente procurar um profissional de referência, exponha livremente a sua experiência e não hesite em colocar questões quando aos modelos de intervenção. Não é drama nenhum perguntar ou pedir a certificação do profissional de saúde, portanto faça-o. Evite locais/consultórios/clinicas/profissionais que fazem psicoterapia, reiki, leitura da aura, hipnose e afins.
Um bem haja

Dra. Marisa Dolores
Dra. Marisa Dolores
Psicólogo
Lisboa
Ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho. No entanto quando se verifica uma disfunção emocional que causa sérios prejuízos na vida da pessoa passa a ser reconhecida como patológica. Quando os pensamentos e os comportamentos são exagerados e desproporcionais em relação ao estímulo estes interferem na qualidade de vida, no conforto emocional ou no desempenho diário do indivíduo.

Quando refere que já foi a alguns psicólogos sem sucesso, lamento que tal tenha acontecido. efectivamente a relação entre paciente e terapeuta é fundamental para o sucesso da terapia. Quanto à tipologia terapêutica eu recomendaria a terapia Cognitivo-Comportamental pois foca-se directamente no problema e na resolução do mesmo. A função cognitiva é fundamental nesse método terapêutico, pois parte do princípio de que o ser humano avalia constantemente a relevância dos acontecimentos, tendo as cognições associadas às reacções emocionais. Tem como objectivo a correcção das distorções cognitivas, que o indivíduo tem de si mesmo, do mundo e do futuro.


Dr. Pedro Sousa Lé
Dr. Pedro Sousa Lé
Psicólogo
Lisboa
Boa Tarde o seu problema tem solução. A Psicoterapia cognitivo comportamental é eficaz no tratamento da ansiedade . Ao seu dispor, Pedro Sousa Lé

 Anabela Palma
Anabela Palma
Psicólogo
Beja
Bom dia. Sem fugir muito ao que os colegas partilharam, gostava de reforçar que existem várias abordagens na intervenção da ansiedade. É preciso perceber o que é a ansiedade e o que a desencadeia. A ansiedade tem por base o medo, a insegurança e crenças irracionais. São os pensamentos automáticos (que são na sua maioria negativos), que desencadeiam as crises de ansiedade ativando o medo e a insegurança.
O ser humano é fruto das suas vivencias daí por vezes o nosso passado ter as respostas para entender o que nos acontece no presente.
O modelo cognitivo-compirtamental é o mais adequado porque ajuda de forma mais pratica a compreender o que desencadeia cada crise. E tem tecnicas que ajudam a controlar as mesmas.

Dra. Lina Raimundo
Dra. Lina Raimundo
Psicólogo
Sacavém
Bom dia!
Do que descreve ser o seu quadro ansioso, na minha opinião, beneficia, e muito, do acompanhamento psicológico.
Mais do que ser muito extensa em referir quais as possíveis causas da sua ansiedade e as diferentes abordagens que a psicologia tem, é fundamental que estabeleça uma relação na base da confiança e da empatia com o psicólogo; que seja avaliada a sua situação específica; e definida uma intervenção de gestão da ansiedade dirigida a si, e tendo em conta os seus recursos e a sua forma particular de responder aos fatores geradores de ansiedade e stress, às dificuldades e circunstâncias

 Ana Moutoso
Ana Moutoso
Psicólogo
Lisboa
Existem várias abordagens psicoterapêuticas, com resultados diferentes. A Terapia EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) poderá ser eficaz no tratamento dos sintomas que refere. Caso tenha interesse em obter mais informações, poderá consultar a página da associação de EMDR em Portugal, onde tem a lista dos terapeutas credenciados.

Especialistas em Transtornos Da Ansiedade

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Adriana M Horta

Adriana M Horta

Psiquiatra

Vila Nova de Gaia

Adriano S Vaz Serra

Adriano S Vaz Serra

Psiquiatra

Coimbra

Agnelo Marques Silva

Agnelo Marques Silva

Psiquiatra

Águeda

Alberto C F Gomes Santos

Alberto C F Gomes Santos

Psiquiatra

Porto

content.questions.show.related_questions

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 80 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.