Perguntas do paciente (40)

  • Minha mãe teve um episódio de pressão baixa e metade do seu rosto "caiu"(isso aconteceu depois de um

    Minha mãe teve um episódio de pressão baixa e metade do seu rosto "caiu"(isso aconteceu depois de um estresse grande que ela passou) e uns minutos depois ela voltou ao normal, porém ela vem dizendo que sua boca "entortou", mesmo eu achando que isso é psicológico, em que especialista…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    neurologista


  • Boa noite. Desde ontem a noite, que ao estar em repouso sinto uma vibração ligeira intermitente de x

    Boa noite. Desde ontem a noite, que ao estar em repouso sinto uma vibração ligeira intermitente de x em x segundos no pé esquerdo. Não incomoda, nem se vê o pé a mover, parece interno. Quando faço movimentos ou ando, não consigo sentir sequer, apenas quando estou totalmente parada.
    Será…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Pouco provável que seja uma doença neurológica mas procure um neurologista para uma avaliação mais cuidada


  • Há algum problema em nunca dormir numa hora fixa, mas sempre dormir por tempo suficiente?

    Há algum problema em nunca dormir numa hora fixa, mas sempre dormir por tempo suficiente?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Sim. Hábitos e ritmos são importantes para a qualidade do sono


  • Boa tarde Tenho Parkinson já há 8 anos e estou a ser acompanhado por uma neurologista na área da d

    Boa tarde
    Tenho Parkinson já há 8 anos e estou a ser acompanhado por uma neurologista na área da doença dos movimentos, não tenho problemas de ansiedade, pânico ou coisa parecida, apenas tomo como relaxante mais muscular e só à noite, mas não me dá sonolência, levanto-me de manhã bem…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Apresentar a questão à sua neurologista. Existem fármacos com idêntico ou melhor resultado que o indicado


  • Tive problemas graves a respirar quando tomei benzodiazepinas. Agora estou com medo de iniciar Sertr

    Tive problemas graves a respirar quando tomei benzodiazepinas. Agora estou com medo de iniciar Sertralina e que me dificulte a respiração. pode interferir?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    São fármacos diferentes pelo que não é expectável a mesma reacção


  • Bom dia. Sofro de ansiedade e já tive ataques de panico.Tomo Victan e mirtazapina ao deitar, já há m

    Bom dia. Sofro de ansiedade e já tive ataques de panico.Tomo Victan e mirtazapina ao deitar, já há mais de 10 anos. Como o Victan está esgotado a minha médica receitou-me Cloxazolam, Cloxam, 2 mg. Será que por não fazer desmame do Victan e passar para o Cloxam, vai-me trazer problemas?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Deve confiar na sua médica. Essa mudança é adequada.


  • em um exame de ressonância magnética o que significa opc tumor sag cube flair cerebral?

    em um exame de ressonância magnética o que significa opc tumor sag cube flair cerebral?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Deve ser avaliado em consulta de neurologia para ser analisado o relatório na totalidade e integrar na clínica.


  • Tenho a sensação que uma veia salta na cabeça do lado esquerdo por cima da orelha. Devo preocupar -

    Tenho a sensação que uma veia salta na cabeça do lado esquerdo por cima da orelha. Devo preocupar - me?
    Agradeço

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Pelo descrito deve ser avaliado em Consulta de Cefaleias para esclarecer as queixas mas sem pânico.


    Convidamo-lo para uma consulta

    Primeira consulta Neurologia
    98 €

  • A ansiedade é para sempre?? A pessoa pode sofrer ansiedade para toda a vida? É horrível mesmo

    A ansiedade é para sempre??
    A pessoa pode sofrer ansiedade para toda a vida?
    É horrível mesmo

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    possivelmente não é para sempre. deve fazer o tratamento estipulado pelo seu médico.


  • Boa noite eu tive covid leve porem logo depois tive perca de memória, fiz um eletroencefatograma deu

    Boa noite eu tive covid leve porem logo depois tive perca de memória, fiz um eletroencefatograma deu que eu tinha epilepsia, agora minha dúvida é sera que tenho mesmo epilepsia ou minha perca de memoria é devido ao covid??

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Boa tarde, o diagnóstico de epilepsia não é realizado pelas alterações no electroencefalograma mas sim pela conjugação dos vários dados. Não é correcto tirar conclusões por um exame.
    Sugiro…


    Convidamo-lo para uma consulta

    Primeira consulta Neurologia
    98 €

  • Á cerca de dois meses, bati com a cabeça numa esquina de prateleira e pasado umas horas tive náuseas

    Á cerca de dois meses, bati com a cabeça numa esquina de prateleira e pasado umas horas tive náuseas. Passou um dia e meio e fui ao hospital. Fiz um TAC, raio x ao coração, eletrocardiograma, análises ao sangue e estava tudo normal. O problema é que desde aí que tenho sentido tensão na cabeça,…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    As suas queixas podem ser enquadradas com sequela do episódio traumático que descreveu. São queixas frequentes e que merecem avaliação e tratamento em consulta de neurologia.


  • Tenho 60 anos, e depois que tive covid19 no final do mês de julho. Fiquei sem fogo, com 60% de falta

    Tenho 60 anos, e depois que tive covid19 no final do mês de julho. Fiquei sem fogo, com 60% de falta de memória e muita confusão mental acompanhado de angústia. stou fazendo tratamento. Mas o neurologista sö me passa Sertralina, o que tive um bom resultado nas tonturas. Que já não tenho mais.…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Acredito que o seu neurologista está a cumprir as boas práticas médicas. A medicação especifica para memória está destinada a situações muito especificas. O primeiro passo é definir a etiologia…


  • Boa tarde. Tenho 60 anos, de há uns tempos para cá tenho tido dores de cabeça e irradiando para a nu

    Boa tarde. Tenho 60 anos, de há uns tempos para cá tenho tido dores de cabeça e irradiando para a nuca. Tenho problemas da coluna. A pergunta é a quem é que posso recorrer?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Neurologista, preferencialmente consulta de cefaleias.


    Convidamo-lo para uma consulta

    Primeira consulta Neurologia
    98 €

  • Olá! Apenas as pessoas com Alzheimer ou outro tipo de doenças cognitivas é que têm placas beta-amilo

    Olá! Apenas as pessoas com Alzheimer ou outro tipo de doenças cognitivas é que têm placas beta-amiloides no cérebro ou todos nós nascemos/as desenvolvemos a certa altura? Obrigada!

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    o diagnóstico de Demência de Alzheimer compreende outras características para alem da neuropatologia.
    As placas não são exclusivas.


  • Boa noite, ando com uma pressão muito grande na cabeça... Parece que tenho um capacete a esmagar o m

    Boa noite, ando com uma pressão muito grande na cabeça... Parece que tenho um capacete a esmagar o meu crânio.... Dor começa no pescoço.. Mas custa muito esta pressão que tenho na cabeça.. Fiz um tac e estava tudo bem... Tomei analgesicos tomei astilhas ara dores e nada.. Cada dia que passa está…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    provavelmente está com uma cefaleia primária. Necessita de ser observado numa consulta de Cefaleia para fazer diagnóstico.


    Convidamo-lo para uma consulta

    Primeira consulta Neurologia
    100 €

  • Eu tenho muita dor de cabeça, dói me quando aperto a cabeça e quando me mexo Tenho muitas tonturas,

    Eu tenho muita dor de cabeça, dói me quando aperto a cabeça e quando me mexo
    Tenho muitas tonturas, vómitos, os meus olhos falham do nada e às vezes as minhas pernas falham fui a duaa medicas em Elvas e disseram que eram enxaquecas mas não fizeram exames nenhuns e eu nunca tive dores de…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Diagnóstico de Enxaqueca é clínico, quero dizer, é feito com base nos dados colhidos junto do utente.
    Só é necessário pedir exames se alguma alteração no exame neurológico ou algum sinal…


  • Tomo com regularidade ou seja 1vez por semana brufen 200 porque tenho dores de pescoço e cabeça com

    Tomo com regularidade ou seja 1vez por semana brufen 200 porque tenho dores de pescoço e cabeça com frequência. Por mês tomo 4 destes comprimidos de 200, tenho 44kg. Posso viver assim ou vou acabar por sofrer de alguma patologia por causa dos analgésicos. Obrigada

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Sim, ao tomar regularmente brufen aumenta a probabailidade de desencadear efeitos secundários. No entanto, 200mg por semana é muito aceitável e de baixo risco.


  • Boa tarde tomo o topiromato para as enxaquecas mas os sintomas que estou a sentir estão a deixar me

    Boa tarde tomo o topiromato para as enxaquecas mas os sintomas que estou a sentir estão a deixar me muito mal isto é dormência nas mãos e nos pés, muita sonolência, movimentos lentos, visão turva, esquecimento,
    sangramento vagina.so tomo a medicação a 1 mês devo continuar a tomar ou posso…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    . Alguns efeitos não serão do topiramato e é desaconselhável parar sem reavaliação.
    O topiramato demora a dar benefício e por vezes é necessário aumentar a dose.
    Deve agendar consulta…


  • Boa tarde Doutor, chamo me Carina... Tenho 35 anos , queria fazer lhe uma questão: tenho epilepsia

    Boa tarde Doutor, chamo me Carina...
    Tenho 35 anos , queria fazer lhe uma questão: tenho epilepsia desde 13 anos
    É verdade que a epilepsia mata uma pessoa em morte súbita?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Essa situação é rara e para situações muito especiais.
    Principalmente se não tiver controlada.


  • boa noite , a minha mãe ja teve consultas de otorrino varias vezes, fez alguns exames e tratamentos,

    boa noite , a minha mãe ja teve consultas de otorrino varias vezes, fez alguns exames e tratamentos, sem solução definitiva, que outras especialidade deve recorrer? sintomas comuns , tonturas seguida de calafrios dores de cabeça e ate desmaios.

    Obrigado

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    neurologia, consulta de cefaleias


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.