Perguntas do paciente (40)

  • Transtornos de Memória

    Qual a melhor opção/especialidade para acompanhar uma paciente (88anos) com muitas perdas de memoria?
    Cumprimentos

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Consulta de neurologia para avaliação e eventual tratamento.


  • Nevralgia do trigémio

    Boa tarde. Qual o melhor tratamento para a nevralgia do trigémeo?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    O resultado e eficácia do tratamento está relacionado ao indivíduo. A medicação é ajustada ao doente em questão.


  • Tremor

    Olá. Meu marido tem apresentado tremores na mão esquerda e, isso aumenta mais, quando se encontra pressionado. Qual especialista devemos procurar?
    No aguardo,
    Obrigada.

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Neurologia


  • Boa tarde, é possível a pessoa bater a cabeça o ano passado e ter convulsão nesse ano agora?

    Boa tarde, é possível a pessoa bater a cabeça o ano passado e ter convulsão nesse ano agora?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Sim. Deve ser avaliado em consulta para ponderar estudo


  • Boa tarde, tenho uma dor que vai e vem no pé direito que parece descarga eléctrica e também já tenho

    Boa tarde, tenho uma dor que vai e vem no pé direito que parece descarga eléctrica e também já tenho alguma dormência. Estou a espera de fazer electromiograma,mas demora. Gostava de saber a especialidade de medicina a que me dirigir? E o que fazer para aliviar? Obrigada atenciosamente

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Avaliação em consulta de neurologia para diagnosticar a causa


  • Tenho uma amiga que há uns anos teve um traumatismo craneo encefalico com hemorregia ,mas que não fo

    Tenho uma amiga que há uns anos teve um traumatismo craneo encefalico com hemorregia ,mas que não foi preciso cirurgia
    A minha pergunta é , ela queria fazer uma cirurgia para colocação de lente intraocular para extrair cataratas há uma contraindicação pelo facto de ter tido o TCE ? Obrigada…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Em princípio pode colOscar mas só avaliando será possível decidir


  • Meu marido toma fenobarbital faz 1 ano. Gostaria de saber se esta medicação é responsável por alguma

    Meu marido toma fenobarbital faz 1 ano. Gostaria de saber se esta medicação é responsável por alguma má formação ou algum problema caso resolva engravidar?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    A medicação do seu marido não influenciará a sua gravidez.
    Mas deve ser reavaliado em consulta de epilepsia para ponderar fármaco mais afequado


  • Boa Tarde , queria uma opinião medica acerca do problema que tenho vindo a enfrentar no meu dia a di

    Boa Tarde , queria uma opinião medica acerca do problema que tenho vindo a enfrentar no meu dia a dia . Parece que tenho uma grande tremidao em ambas as mãos , na maior parte das vezes na mão direita , dificuldade em manusear e usar com precisão objectos e na maioria das vezes parece que a minha…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Deve marcar consulta em Neurologia para finalizar colheita de dados e iniciar eventual medicação.
    Elevada probabilidade de doença neurológica.


    Convidamo-lo para uma consulta

    Primeira consulta Neurologia
    98 €

  • Boa tarde ,como pode se diagnosticar doença de parkinson? A medicaçao com sinemet quanto tempo preci

    Boa tarde ,como pode se diagnosticar doença de parkinson?
    A medicaçao com sinemet quanto tempo preciso para começar a sentir o efeito?
    a«As tremuras que tenho vão passar com esta medicação?
    Obrigado

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    O diagnóstico é clínico, ou seja, é realizado pela colheita dados e pela observação. Em alguns casos poderemos recorrer a exames especificos


    Convidamo-lo para uma consulta

    Primeira consulta Neurologia
    98 €

  • Tenho crise Epiletica gostaria de saber se posso furar o smile ou tem algum problema?

    Tenho crise Epiletica gostaria de saber se posso furar o smile ou tem algum problema?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Deve ser avaliado em consulta de epilepsia para caracterizar o tipo de epilepsia. Só assim poderá ter uma resposta responsável.


  • A doença de Parkinson , a pessoa não tera vida longa?

    A doença de Parkinson , a pessoa não tera vida longa?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Os doentes com Parkinson apresentam esperança média de vida associada ao estadio da doença, evolução e principalmente relacionado com as outras doenças que sofram


  • Tomo à noite levetiracetam de 1000mg e 250mg, não tenho comigo levetiracetam de 1000mg, mas tenho vá

    Tomo à noite levetiracetam de 1000mg e 250mg, não tenho comigo levetiracetam de 1000mg, mas tenho vários de 250mg que faço?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Comprar com venda suspensa e recorrer ao seu neurologista o quanto antes


  • Boa tarde. Tenho 20 anos e tenho sentido uma pressão constante na cabeça, como se sentisse constante

    Boa tarde. Tenho 20 anos e tenho sentido uma pressão constante na cabeça, como se sentisse constantemente a cabeça pesada, é muito incomodativo mas não é uma dor. Ultimamente, nos últimos 2 dias, também sinto a testa dorida ao toque. Para além disso, o meu pai faleceu de aneurisma cerebral e…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    deve ser observada em consulta de cefaleia para avaliaçao cuidada


  • Minha esposa tem alguns epsodios que parece epilepsia, ja fez ressonância e um TAC e electroencefalo

    Minha esposa tem alguns epsodios que parece epilepsia, ja fez ressonância e um TAC e electroencefalograma, os exames não deram nada. Mas ela sente tudo do lado esquerdo, perna e braço dá muitos espasmos, ansiá de vómitos, depois muita dor de cabeça. com frequência os espasmos são todos os dias…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Sugiro marcar consulta de epilepsia ou cefaleia ou com quem realize as 2 áreas para fazer diagnóstico diferencial


  • Minha mãe anda desorientada, com falta de equilíbrio,parece que o cérebro não esta em ligação com o

    Minha mãe anda desorientada, com falta de equilíbrio,parece que o cérebro não esta em ligação com o corpo,ou o corpo não responde ao cérebro,ela já teve há anos uma embolia cerebral e recentemente depois de uma cirurgia a coluna passou a ter episódios de epilepsia já estando medicada para tal?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Neurologista


  • Bom dia ,será que poderia fazer uma questão?De que se deve às dores de cabeça muito forte prolongada

    Bom dia ,será que poderia fazer uma questão?De que se deve às dores de cabeça muito forte prolongadas (+5 dias )?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Existem muitos motivos/razões /etiologia para as dores de cabeça. O mais importante é o neurologista fazer as questões relacionadas com os sinais de alarme.
    Preferencialmente neurologista…


  • Existe algum comprimido para o equilíbrio do corpo para ajudar a caminhar na rua? Tenho falta de equ

    Existe algum comprimido para o equilíbrio do corpo para ajudar a caminhar na rua? Tenho falta de equilíbrio causado por AVC.

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Não mas devemos ver se existem outros motivos


  • Tenho implanon e faço 100mg/dia de topiramato para tratar enxaquecas, é a única dosagem que funciona

    Tenho implanon e faço 100mg/dia de topiramato para tratar enxaquecas, é a única dosagem que funciona, já fiz menos mas as crises continuavam a aparecer, ainda que com menos intensidade.
    Nessa dosagem de topiramato, corro o risco de diminuir a eficácia do inplanon?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Nenhum método é 100% eficaz e a maioria dos fármacos apresenta interação entre si. O topiramato interage mas compensa claramente o risco.


  • Olá. Meu irmão de 15 anos de idade perdeu a memória TOTAL hoje a tarde, do nada. Simplesmente levant

    Olá. Meu irmão de 15 anos de idade perdeu a memória TOTAL hoje a tarde, do nada. Simplesmente levantou e já não reconhecia ninguém da casa. Aos poucos com muita ajuda, conseguiu lembrar de uma amiga e da nossa mãe!
    Como proceder? Precisa de um neuro com urgência, ou podemos aguardar para…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Deve ser avaliado em neurologia após observação no médico de família


  • Dormência do lado direito da boca, nariz e longa, com o também queda do lado esquerdo do lábio e dif

    Dormência do lado direito da boca, nariz e longa, com o também queda do lado esquerdo do lábio e dificuldade para piscar do lado esquerdo é sinal de AVC?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Henrique Miguel Delgado

    Improvável mas deve ser observado em consulta de neurologia o quanto antes


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.