Transtorno da Personalidade Borderline

5 respostas
O meu namorado sofre de TPB, é seguido pelo psiquiatra e toma medicação todos os dias pela manhã.
Não sei bem como lidar com a situação, eu própria tenho uma personalidade vincada e quando assisti à primeira crise fiquei muito assustada. Gosto dele, gostava de o poder ajudar. Mas tenho receio de não ser capaz até porque a Mãe fica do lado dele quando ele está em crise o que me deixa sozinha e o deixa mais confiante daquilo que está a fazer.
Será que há alguma melhoria deste transtorno? Ou tem tendência a piorar mesmo seguido pelo psiquiatra?
Obrigada
Olá! Seria muito importante que além do tratamento com o psiquiatra o vosso namorado também fosse seguido por um/a psicólogo/a.
Os medicamentos ajudam a controlar os sintomas, entretanto a psicoterapia é fundamental para que a pessoa possa identificar e refletir a respeito dos comportamentos disfuncionais que prejudicam o seu cotidiano. Tais comportamentos surgem como consequência da instabilidade emocional típica desta perturbação.
A terapia cognitivo-comportamental costuma ter resultados bastante eficazes no tratamento do TPB.
Ao dispor.
Compreendo o seu probçema e devo dizer que ficar assustada não é bom, nem para si, o que a faz sentir, nem para a messagem que passa para o seu namorado (ele consegue assustá-la). Você só pode ajudar se ele quiser ser ajudado.
O próprio assumir a responsbilidade da sua perturbação é absolutamente essencial e normalmente é difícil que isso aconteça sobretudo quando se habitou a que ninguém lhe ponha limites. haverá tendência para uma desresponsabilização em nome da "doença" e da vida e dos outros. O próprio tem de querer fazer psicoterapia e entender-se e controlar-se, pois a medicação não muda os padrões comportamentais, nem o amontoado de sentimentos e emoções que habitam a pessoa, apenas as tornam menos activos. Para quem está ao pé, criar limites é fundamental, ou será arrastado para o turbilhão emocional, ficará mal, sem conseguir nada de bom (antes pelo contrário) para a pessoa com TPB.
Na minha opinião, uma forma simples de conseguir compreender melhor a situação e ajuda-lo é acompanha-lo a uma consulta de psiquiatria, e partilhar as suas dúvidas acerca da melhor forma de o ajudar com ele e com o médico.
Boa tarde,
Antes de responder a sua a sua questão, vou tomar a liberdade de abordar aqui alguns aspecto. No que concerne à Perturbação de Personalidade Borderline, esta enquadra-se dentro do grupo de perturbações de personalidade e é importante salientar que este grupo de perturbações é um dos mais complexos e em particular a perturbação em questão requer elevado grau de exigência no tratamento.Posto isto, o ideal seria o tratamento ser efectivado por profissionais especializados nesta perturbação. Se só está a ser acompanhado pelo psiquiatra e este para além da prescrição farmacológico se não faz psicoterapia com o seu namorado, devia fazer ou recomendar a psicoterapia para que o tratamento seja de facto eficaz. E isto não é opcional, nestes casos se o diagnóstico estiver certo é isso que tem que acontecer - psicoterapia e farmacologia. Já alguém, acima, sugeriu erradamente no que há psicoterapia diz respeito o modelo cognitivo comportamental como tratamento. As guidelines nacionais e internacionais como resultado de investigações sérias recomendam, a verificar-se o diagnóstico, a terapia dialética comportamental de Linehan. Quanto à sua questão propriamente dita, tal como sugeriu o colega acima, o ideal será falar com o profissional de saúde que acompanha o seu namorado e apresentar essas duvidas. Cumprimentos
Boa tarde,
Concordo com o colega Israel Guimarães e alerto para a necessidade de um acompanhamento psicológico do seu namorado e familiares, incluindo a sua pessoa.
Cumprimentos,
Marisa Pereira