Tive uma depressão em maio 2015, fui a um psiquiatra e deixei a medicação em maio 2018.Atualmente

9 respostas
Tive uma depressão em maio 2015, fui a um psiquiatra e deixei a medicação em maio 2018.
Atualmente só tomo comprimidos dormir, porque passo as noites de olhos abertos se não tomar nada.
Quando iniciei o tratamento com psicofarmacos também iniciei TCC uma vez por semana.
Sinto-me bem, mas opsicólogo fica aborrecido quando eu não posso ir por questões profissionais e já lhe disse que quer terminar, mas ele não admite.
Não sei que fazer.
Obrigado.
Olá.
O uso de medicação é em alguns casos essencial. Ao nível das investigações prévias, acerca do tratamento de depressão está provado que o uso de medicação aliado com tratamento psicológico resulta num maior sucesso terapêutico (a curto e longo prazo), ao invés de serem usados separadamente. Quando investimos no tratamento psicológico, é importante sentir confiança, segurança e compreensão por parte do profissional de saúde. Se sente que existe uma rutura na relação terapêutica, será mais eficaz dialogar abertamente sobre o assunto. Estou certa que chegarão a um consenso, para uma solução mais eficaz para o seu tratamento.
Com os melhores cumprimentos,
Catarina Meireles
Olá! Concordo com a colega acima, o diálogo é sempre o melhor caminho para lidar com esse tipo de situação. Já falou abertamente com o seu psicólogo sobre os sentimentos que têm diante destas situações? Explicou porque já se considera pronto para encerrar o tratamento?
Entretanto, ressalto que embora caiba ao psicólogo uma opinião profissional fundamentada sobre o momento da alta, que deve ser explicada de maneira clara e objetiva ao paciente, a última palavra sobre a continuidade ou não do tratamento é sempre do paciente.
Com os melhores cumprimentos.
Boa tarde, a cadência das consultas e o rigor é fundamental para o sucesso do tratamento. Penso que qualquer um de nós sentirá desconforto quando há alteração após a marcação das consultas, porque isso altera o progresso do processo que está a ser feito. Contudo, há que perceber o que cada uma das partes considera em relação ao momento em que está o seu processo, e perceber se a cadência das consultas ainda é a adequada e se é tempo de fazer follow up.

Muito sucesso para si.
Olá, ainda bem que se sente melhor!
No entanto dado que refere dificuldades em dormir, caso não tome a medicação; e tendo em conta que parou a medicação nem tem assim tanto tempo, seria importante manter o acompanhamento psicológico mais umas sessões. Hoje em dia recomenda-se um período de 6 meses a 1 ano de seguimento, após melhoria, para evitar recaídas ou agravamentos dos sintomas depressivos.
O ideal é de facto abordar este assunto com o seu psicólogo, e com certeza este explicará a sua percepção da sua situação clínica. Além disso, da sua parte poderá falar melhor de si e como se sente quanto a esta questão. Assim poderão acordar uma forma de agendamento de consultas mais conveniente para ambos.
Atenciosamente.
Boa tarde
Se não dorme sem medicação é sinal que ainda não tem tudo "resolvido dentro de si". Então terá que perceber o que o perturba e aprender a ter uma boa "higiene do sono", conforme tem outros hábitos de higiene o dormir também exige determinados hábitos. E os medicamentos são excelentes auxiliares até se aliviar o sentir, depois quando prolongados no tempo prejudicam a saúde. Por isso fale com o seu psicoterapeuta para que perceba o que se passa para que ainda sinta necessidade da medicação.
Olá! Fique atenta ao seu processo! Atenção à auto sabotagem... Vistas as melhoras, consolide-as. É muito comum haver retrocesso para o padrão antigo Já se perguntou porque tem mais dificuldade agora em se comprometer com a terapia? Esclareça isso em si mesma. Que corra tudo pelo melhor!
Boa tarde
Deve estar atenta pelo menos ao sintoma de dificuldades em dormir , deve ainda avaliar se quando adia as sessões é por
Uma razão efectiva ou simplesmente porque se sente melhor e ou esgotou a relação terapêutica , após esta avaliação tome a decisão mais ajustada manter este acompanhamento ou procurar um outro psicoterapeuta .
Boa tarde! É fundamental que mantenha quer a medicação com acompanhamento médico regular, quer a terapia cognitivo comportamental com psicólogo habilitado para o efeito. Assuma esta parceria como algo fundamental para o seu bem-estar e tal como deve fazer as tomas seguindo o prescrito, também deve procurar seguir os agendamentos do acompanhamento psicológico.
Convidamo-lo para uma consulta: Consulta psicológica para adultos - 50 €
Pode agendar uma visita através do site Doctoralia, clicando no botão "Marcar uma visita".
Deve tomar a medicação e se o seu terapeuta acha que ainda necessita de acompanhamento, tente perceber as razões dele. Lá por se sentir melhor, pode ainda não ter o processo terapêutico consolidado . Fala com o seu terapeuta abertamente.
Os meus cumprimentos.