Terapia familiar

9 respostas
A minha mãe é idosa, há alguns meses atrás tive de resgata-la de uma situação de dívidas exageradas e falência financeira pessoal, o assunto ficou aparentemente resolvido, ficou a viver numa casa muito mais próximo de mim, porém como sou filho único e recentemente arranjei uma companheira, isso despoletou nela uma revolta intensa contra a minha actual companheira e mesmo contra mim, acusando-me de abandono e negligência, isso apesar de que disponibilizo-lhe toda a assistência financeira e médica de que ela precisa, os ataques de fúria e insultos contra mim vêm crescendo (algo que já era comum no passado), a nossa relação tornou-se extremamente difícil pois ela oscila de momentos de um humor relativamente calmo para ataques de fúria quase sempre relacionados com a minha relação, muitas vezes sinto-me igualmente revoltado e tendo a afastar-me mas sei que ela sofre imenso e simplesmente não sei como ajuda-la. Após alguma leitura desconfio que ela sofra de TPB pois os sintomas estão todos lá. Gostaria que me dissessem como poderei melhorar a qualidade de vida dela?
A sua mãe deveria fazer psicoterapia. Qualquer outra questão não hesite em contactar-me. Cumprimentos, José Armindo
Só ela poderá melhorar a qualidade de vida dela, uma vez que aparentemente você já faz o que pode. É natural que o problema dela já exista há vários anos, mas que se tenha vindo a agravar. É necessário avaliar a situação e intervir psicologicamente, e, eventualmente, medicamente. Ela terá de querer responsabilizar-se pelo seu bem-estar e aderir ao processo terapeutico.
Há muitas questões a fazer relativamente à situação que coloca. Sem essas respostas é difícil dar-lhe uma orientação correta. Mas sem dúvida que o primeiro passo será levar a sua mãe ao médico para fazer uma avaliação do estado mental, tendo em conta algumas características que referenciou. A partir daí julgo que o médico juntamente com uma equipa multidisciplinar saberá apoiar e orientar no melhor sentido.
Surgem-se várias questões que não cabem aqui, mas deve sem duvida, procurar ajuda de um profissional. Poderá começar pela avaliação com um psicólogo, que depois indicará se é necessário apoio médico.
A mãe deverá realizar consulta de avaliação psicológica para que possa ser delineado um plano de intervenção adequado à dificuldade ou perturbação que vier a ser diagnosticada.
A sua mãe deverá realizar uma consulta de avaliação psicológica para que se possa avaliar a situação e dessa forma criar um plano de intervenção adequado às dificuldades ou às perturbações que vierem a ser diagnosticadas nessa avaliação . A partir daí julgo que o médico juntamente com uma equipa multidisciplinar saberá apoiar e orientar no melhor sentido. Estarei disponível para mais algum esclarecimento de assim o desejar .
Olá! Para além do que foi dito, acrescento que seu caso sinaliza uma indicação para terapia familiar.
Coloco-me a sua inteira disposição para melhores esclarecimentos,
Boa Tarde!
Considero que a sua mãe deveria fazer psicoterapia e se necessário uma intervenção familiar
Se necessitar estou ao dispor
RBC
Olá.
Deverá procurar ajuda psicológica, no sentido de ser feita uma avaliação. Pelos sintomas que referiu, poderá ser necessário uma intervenção medicamentosa concomitantemente com a terapia.
Ao seu dispor!
PSI Anabela do Rosário Cruz