Tenho muita tendência para engordar

8 respostas
Tenho muita tendência para engordar e isso preocupa-me. Sofro de ansiedade a muito tempo e a psicoterapia não esta a ajudar e estou a pensar tomar antidepressivos. Afinal posso engordar ou emagrecer tendo uma dieta equilibrada e corrida? Sei de casos opostos uns engordam outros emagrecem... Obrigado
Não aconselho a tomar antidepressivod Rstrs têm indicação precisa para serem receitados e tomados . Recomendo um psicoterapia de orientação analítica onde o foco vá incidir no problema que culmina na ansiedade , que a leva a comer compulsivamente .
A perturbação alimentar está quase sempre associada a outros problemas psicológicos. Deve fazer psicoterapia de modo a entender qual a causa que lhe provoca esta ansiedade e consequentemente a comer de forma compulsiva.
A terapia cognitiva-comportamental irá ajudá-la neste sentido, sendo que não se deve focar no problema mas sim na causa.
Boa tarde.

O meu gabinete tem uma excelente resposta (inter e multidisciplinar) para si. Aguardo o seu contacto.

Ao dispor.

Com os melhores cumprimentos.
Tiago Sá Balão
A toma de um antidepressivo terá sempre de ser analisada por um médico, que também lhe poderá dizer quais os efeitos do medicamento prescrito. Quanto à sua tendência para engordar, tal pode ser genético, ou devido à ansiedade, ou a uma dieta desequilibrada e/ou falta de exercício. Precisaria de mais dados para poder ajudar melhor. No entanto, uma dieta equilibrada e exercício físico serão sempre uma boa opção para a sua saúde, quer esteja ou não a tomar antidepressivo,
Especificamente quanto à questão da ansiedade, a duração do tratamento depende de variados factores ( tipo de psicoterapia, periodicidade, gravidade dos sintomas, etc), sendo que actualmente existem terapias bastante eficazes em casos de ansiedade ( EMDR, Hipnose Clínica e mesmo a terapia cognitivo-comportamental, etc).
Atenciosamente, Ana Rita Pinto
Obrigada pela sua partilha. Mais do que anestesiar a sua ansiedade com medicação química, importará melhor compreendê-la, pois certamente estará a sinalizar informação importante. Por vezes, não obtemos os resultados pretendidos numa primeira experiência psicoterapêutica, mas isso não significa que a psicoterapia não funcione; é aliás o recurso que a poderá ajudar com mais eficácia. É importante que mais do que comer para emagrecer ou não engordar, adopte um plano alimentar personalizado a si, em que os alimentos ingeridos funcionem como medicamentos, potenciando o funcionamento dos vários sistemas fisiológicos e ajudando na regulação de ansiedade e humor. Se se focar no seu bem-estar e não na balança, isto é, comer para se sentir bem, mexer-se para ganhar energia e cuidar do seu sono para se sentir em maior equilibrio, verá que quando der por si, o seu volume e peso corporal irão ajustar-se num ponto de maior satisfação.
Um abraço, Filipa Jardim da Silva
A obesidade é uma doença com causas identificadas claras. Em grande parte delas está a depressão minor. Os pacientes (maioritariamente do sexo feminino) têm grande dificuldade em cumprir prescrições e , por isso, deprimem-se! O que é suposto/recomendado é que tenham um bom psicoterapeuta que vá suportando os ganhos que o programa vai oferecendo (corpo são em mente sã...). Que
não negligenciem o suporte psicológico é o meu conselho
A perturbação alimentar está muitas vezes associada a questões emocionais . Os antidepressivos apresentam muitos efeitos secundários e não vão à raiz do problema, motivo pelo qual não aconselho a toma dos mesmos.
Existem muitas abordagens em termos de psicoterapia que a poderão ajudar, nomeadamente o EMDR, a hipnoterapia, a gestalt, a abordagem cognitivo-comportamental.
Bom dia, por vezes, para a psicoterapia fazer efeito é fundamental estar estável quimicamente, de forma a que se consiga debater e regular os pensamentos de forma mais consistente. Para além disso, os efeitos dos anti depressivos dependem de metabolismo para metabolismo, e tanto pode engordar como emagrecer. Acima de tudo, se conseguir como diz, manter uma alimentação equilibrada, manter a vida saudável, provavelmente poderá fazer mais retenção de liquidos, mas no fim, poderá não engordar. Seja como for, será importante falar com o médico para perceber a sua perspetiva. Obrigada

Carla Dias da Costa
Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde
Centro de Psicologia Dra. Anabela Vinagre