Sou uma adulta. Devido a falta de socialização na infância/adolescência, sou muito "inocente", tenho

5 respostas
Sou uma adulta. Devido a falta de socialização na infância/adolescência, sou muito "inocente", tenho dificuldade em reconhecer emoções nos outros. Preciso de aprender o que as crianças e adolescentes normalmente aprendem.
Boa noite,
precisa de ajuda a identificar/reconhecer as emoções em si e nos outros e saber gerir as suas emoções de forma adaptativa. Assim, aconselho a procurar ajuda junto de um/a Psicólogo/a.
Recomendo apoio psicológico, com vista a desenvolver competências sociais e inteligência emocional.
Pode entrar em contacto.
Obrigada pela sua partilha.
A verdade é que é um problema mais comum do que o que pode imaginar e por outro lado, é possível de ser resolvido.
Tal como todas as competências, as competências sócio-emocionais também são aprendidas, treinadas até as dominar.
Aconselho a procurar um psicólogo, fazer uma avaliação e com terapia certamente que conseguirá desenvolver essas capacidades.
Olá!
Espero que se encontre bem.
Está no sítio certo para obter ajuda!
Se veio até aqui expor a sua situação, é porque reconhece as suas dificuldades e tem a intenção de alterá-la e sentir-se mais adaptada às situações e interações sociais.
É um bom sinal de que deseja fazer alguma coisa de diferente por si para obter resultados mais satisfatórios nas suas interações.
Desconhecemos os motivos da sua “falta de socialização na infância e na adolescência”, bem como as causas da sua “dificuldade em reconhecer as emoções nos outros”.
Será se as suas dificuldades são originadas por alguma causa orgânica que ainda não conhece?
Em primeiro lugar, julgo que deverá consultar um médico psiquiatra de modo a avaliar a sua situação clínica.
Também deverá consultar um psicólogo para desenvolver as suas habilidades sociais e a sua inteligência emocional.
Procure na plataforma um profissional com um perfil que lhe agrade, para poder contar a sua história de vida, e obter a ajuda que precisa.
Um abraço!
Bom dia!! A parte mais desafiante é reconhecer e identificar a dificuldade, tendo já esta parte (segundo a descrição cuidada que fez) identificada, o caminho encontra-se fácil de determinar: procurar avaliação e apoio psicológico. Assim, poderão ser determinadas as origens da dificuldade atual, atuar sobre a própria dificuldade e as suas origens. Espero ter ajudado! Encontro-me ao dispor para qualquer questão! Espero que tenha um dia feliz,
Mariana Nunes

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!