sentir-se quase constantemente

9 respostas
sentir-se quase constantemente angustiada, pode ser sintoma de quê?
O sentimento de angústia pode estar subjacente a várias perturbações psicopatológicas.
Só uma avaliação poderá ajudar a identificar a causa.
A angústia é um complexo de emoções que devem ser alvo de atenção. As causa podem ser varadas. Sugere-se acompanhamento psicológico/psicoterapeutico para perceber a que está a angústia a tentar dar resposta.
A angústia está presente em diversos quadros de perturbação psicológica, é comum por exemplo, tanto à depressão como à ansiedade. Será importante perceber como e quando ela aparece, face a que situações e qual a sua função no estado actual em que se encontra. Por exemplo, é natural que nos sintamos angustiados quando percebemos que não temos controlo sobre uma dada situação e temos receio do que possa acontecer, antecipando muitas vezes um cenário negativo. Só conhecendo essa angústia e tudo o que a acompanha poderá ser possível desenhar uma intervenção que vá de acordo àquilo que precisa.
Angústia e Ansiedade estão fortemente ligadas e são conceitos dificilmente separáveis. Toda a perturbação de Ansiedade resulta de uma vida angustiada. Estar angustiado implica um mau estar, um problema para resolver, uma decisão para tomar. Inevitavelmente a manter-se este quadro a Ansiedade instala-se e a Depressão virá como sucedâneo de uma vivência sofrida. É necessário uma Avaliação Psicológica que permita perceber as causas e definir um plano terapêutico.
A angústa signfica mau estar e / ou assunto inacabado. pode ter várias causas que só podem ser avaliadas numa avaliação com o psicólogo clínico .
A angústia é um sentimento que provoca muito sofrimento interior muito difícil de suportar quando se torna demasiado intensa. Na sua origem poderão estar inúmeras causas, algumas relacionadas com situações traumáticas vividas na infância ou adolescência. Frequentemente a angústia é acompanhada por baixa auto-estima, culpabilidade, ineficácia, revolta, etc.
Cada pessoa tem a sua própria história que deverá ser avaliada pelo psicólogo, de forma a estabelecer-se a intervenção mais adequada ao caso.
Bom dia,
A angustia é um sintoma complexo e que pode estar relacionado, com vários fatores vivenciais pelo que deve procurar acompanhamento com psicólogo clinico de foram a a avaliar esse sintoma , assim como encontrar mecanismos que permitam reelaborar esse sentimento
Angústia nas consultas de psiquiatria pode estar associada a depressões ou ansiedade (como a Perturbação de Ansiedade Generalizada) ou quadros psicóticos...isoladamente essa queixa pode significar muito ou muito pouco. É necessário uma consulta integral para se falar com mais certezas.
Olá,
Relativamente à sua questão, e uma vez que só fala em "angústia", será importante, perceber junto de um profissional especializado, de preferência psicólogo ou psiquiátra, mais esclarecimentos sobre esta angústia que sente. Iste fator é importante, para se perceber se terá ou não alguma perturbação psicológica que mereça tratamento. Assim como, será importante, para perceber se é de fato uma angústia que sente ou será algo diferente. No contato com um profissional, juntos irão perceber, o tipo de sentimento que tem em concreto, se existem mais sintomas associados, a duração dos mesmos, em que situações eles aparecem, entre muitos outros esclarecimentos que são importantes para se diagnosticar corretamente.
Em todo o caso, aconselho que procure ajuda, pois a angústia está frequentemente associada a perturbações de depressão e ansiedade, que merecem toda a atenção. Espero ter ajudado. Estarei ao dispor para qualquer dúvida. Beijinhos Liliana.