Psicoterapia

10 respostas
Qual a diferença entre consultas de psicologia e psicoterapia? Obrigada
Boa tarde,

De uma forma muito simples vou tentar responder à sua questão;
A Psicologia é uma ciência social e humana que estuda os processos de pensamento e comportamento humanos.
A Psicoterapia é a estratégia, caminho ou forma de intervenção que o psicólogo(a) utiliza para compreender esses mesmos processos e que conjuntamente com os pacientes são trabalhados, em contexto da consulta. Existem vários tipos de psicoterapia: Cognitivo-comportamental, Psicanalítica, Sistémica, Humanista,...!
Se estiver com algum problema a necessitar de ajuda, não deixe de a procurar!

Ao dispôr.
Melhores cumprimentos.
Boa noite. Tal como a colega já referiu a Psicologia é a ciência base, a psicoterapia "são as ferramentas" para se fazer o caminho. Qual? Do bem-estar do paciente, do tratamento, da mudança, da realização (de si).
Existe uma diversidade de psicoterapias, cada psicoterapeuta ajusta na sua atividade aquela que lhe diz mais (pela sua forma de estar na psicologia, sua forma de pensar e o autoconhecimento de si mesmo).
Há ainda a possibilidade da pessoa recorrer às consultas não para realizar psicoterapia (processo de mudança), mas para receber algumas perguntas e ouvir as suas próprias respostas, sobre qualquer problemática de foro mental / psicológico / emocional / relacional que esteja a vivenciar. Estas consultas são igualmente válidas e importantes no desenlace da vida quotidiana ou nos desafios existenciais da pessoa.
Bem haja. Ao dispor,
Olá! Uma consulta de psicologia permite ao psicólogo conhecer a sua necessidade de consulta, história clínica, relacional e aspectos que se relacionem com o problema/sintoma em causa. O psicólogo poderá realizar algum tipo de avaliação sintomática, psicopatológica para contextualizar melhor o problema em causa. Alguns psicólogos são também psicoterapeutas, mas nem todos, requer formação específica em técnicas e estratégias que visam o tratamento do problema em causa, levando ao alívio sintomático e devolvendo ao cliente toda a funcionalidade desejada.
Estou ao dispor!
A consulta de Psicologia está na base da Psicoterapia, tal como os meus colegas referiram.
A consulta serve para fazer a anamnese, enquanto a psicoterapia é uma técnica que utilizamos. Pode ser de Orientação cognitiva/ comportamental, psicanalítica, de orientação dinâmica, Sistémica e humanista.
Se tiver algum problema e necessitar de ajuda. Estou ao seu dispor.
A consulta de psicologia tem como objetivo, num primeiro momento, o levantamento das necessidades do caso em questão, através da realização de uma avaliação psicológica. Esta avaliação irá permitir concluir qual o tipo de intervenção psicológica mais adequada, entre as quais, a orientação, o aconselhamento ou o apoio psicológico, intervenções estas que estão circunscritas no âmbito das consultas de psicologia. Ou então, a situação pode requerer uma psicoterapia. Quando estamos perante a necessidade de uma intervenção mais aprofundada, que recorre a várias técnicas que irão permitir de uma re-aprendizagem e restruturação do sujeito, da sua relação com o próprio e com a realidade que o cerca, a vários níveis: cognitivo, emocional e comportamental.
A psicoterapia é um tratamento aprofundado das doenças psicologicas, enquanto a psicologia clínica apenas pode fazer uma compreensão generalista da situação. O psicoterapeuta é um psicólogo clínico ou médico que fez a especialização em psicoterapia.
Sem querer repetir-me, faço minhas as respostas dos colegas. A Psicologia é uma ciência social e humana. A Psicoterapia é o caminho, rumo e/ou "veículo"'que a psicóloga utiliza para ajudar a elaborar a vida psíquica dos pacientes. Existem vários tipos de psicoterapia, sendo que sou adepta da Psicoterapia Psicanalítica. Continuação de boas reflexões e pensamentos.
As colegas já responderam, portanto reitero que consultas de Psicologia podem ser um recurso breve para quem precisa ou deseja trabalhar apenas questões pontuais. Todavia, uma vez que, enquanto sujeito, somos um emaranhado de afetos, pensamentos, memórias e experiências, aquele que aceita o convite desafiador que é o processo psicoterapêutico tem a possibilidade de um "mergulho" mais profundo em e sobre si, e isto requer um investimento de tempo, paciência, trabalho e, claro, também financeiro.
Espero ter contribuído.
Olá, respondendo à sua questão de forma simples. A consulta de psicologia é o primeiro contato do paciente com o psicólogo e onde este vai inteirar-se da história clínica, do motivo que tras a pessoa à consulta. Uma psicoterapia é um processo terapêutico que se irá iniciar, onde o paciente irá adquirir um conhecimento profundo de si mesmo. As técnicas usadas na psicoterapia variam de acordo com a abordagem terapêutica do psicólogo.
Talvez estejas a questionar sobre aconselhamento psicológico. Vou falar um pouco sobre isso e a diferença com a psicoterapia. Como os colegas todos já ressaltaram, a psicoterapia é um período em que uma pessoa vai ao psicólogo e faz sessões semanais, permitindo a criação do vínculo terapêutico para tratamento de questões trazidas à sessão. Como a psicoterapia trata-se de sessões em que é feito um acompanhamento, o psicólogo aprofunda-se nos questionamentos e faz ligações entre outros episódios da sua vida com as questões que você traz. O aconselhamento psicológico é utilizado para tratamento de questões pontuais ou crises eventuais crises que alguém esteja a passar. No aconselhamento psicológico pode-se utilizar de técnicas da psicoterapia breve focal, para pontuar questões que podem ajudar a pessoa a ultrapassar uma crise. Outra situação pode ser ainda aconselhamento psicológico em situações de emergência e/ou catástrofes, em que o psicólogo faz uma escuta pontual por uma situação que a pessoas esteja a enfrentar e precisa de uma escuta profissional. Atualmente, com a quarentena determinada pela situação do país com o covid, muitas pessoas procuram sessões de aconselhamento psicológico para conseguirem ultrapassar a situação de isolamento ou mesmo por terem pessoas junto à família que estão infectadas.