Onde posso encontrar equipa multidisciplinar

4 respostas
Onde posso encontrar equipa multidisciplinar para tratamento de jovem TPD em Lisboa?
O IDEAL, se conseguir pelo Médico Família um pedido para Consultas de "Perturbações Alimentares) para um Serviço de Psiquiatria, lá vão estar os melhores profissionais em equipas multidisciplinares (psiquiatra+psicólogo+enfermeiro de saúde mental) que são profissionais com alta formação e experiência para o sucesso terapêutico destes casos.
INFELIZMENTE só em HOSPITAIS GRANDES existem estas consultas na Psiquiatria, por isso O MEU 2o CONSELHO CASO NÃO CONSIGA O 1o É procurar primeiro um Psiquiatra( que de preferência seja experiente nas Perturbações de Ansiedade) e esse médico psiquiatra irá em conjunto com uma psicóloga clínica, "trabalhar nas estratégias para o tratamento" que são feitas em colaboração entre os dois. HÁ SEMPRE A NECESSIDADE DE EXAMES MÉDICOS A PEDIR E ESTUDAR POIS HÁ PERTURBAÇÕES ALIMENTARES QUE CHEGAM A SITUAÇÕES GRAVES DE MORTE (ex-Anorexia graves!!) POR ISSO IMPORTANTE PROCURAR LOGO 1 PSIQUIATRA(que é médico)e logo que possa, vai complementar com à psicologia.
É um tratamento longo e exigente que muitas vezes obriga a incluir a familia. Psiquiatra e psicólogo são essenciais. Todavia é um tratamento que não deve ser atrasado e é mandatório. Caso contrário, perturba todo o desenvolvimento e as oportunidades de ter uma vida bem sucedida. Além dos serviços de psiquiatria e saude mental do SNS, na região de Lisboa pode contra connosco, ALTERSTATUS uma clinica integrada especializada em problemas de saúde mental
A abordagem mais eficaz para as perturbações alimentares, tal como noutras perturbações mentais, deve ser uma abordagem multidisciplinar. Estou certa que poderá encontrar respostas de qualidade no SNS (Pedopsiquiatra e Psicoterapeuta). No entanto, se for necessária uma intervenção mais sistémica, no âmbito da terapia familiar, estou quase certa que o SNS não terá disponível esta resposta terapêutica. Neste caso a melhor opção será procurar resposta em serviços privados. Poderá ser encaminhada pelo médico de família que, em princípio poderá fornecer boas informações acerca dos recursos mais habilitados na comunidade. Tendo em conta a zona geográfica, e do que conheço da excelência dos profissionais que constituem a equipa, a clínica do Professor Amaral Dias, que tenho como uma figura de referência nesta e noutras matérias, será entre outras uma boa escolha.
As perturbações borderline imitam muitas doenças e por vezes curam inesperadamente. Pode encontrar um bom psiquiatra que faça concomitantemente medicação, se necessário, abordagem individual e familiar, e trabalhe com um psicólogo para uma psicoterapia mais aprofundada se for necessário.