Onde posso encontrar equipa multidisciplinar

4 respostas
Onde posso encontrar equipa multidisciplinar para tratamento de jovem TPD em Lisboa?
O IDEAL, se conseguir pelo Médico Família um pedido para Consultas de "Perturbações Alimentares) para um Serviço de Psiquiatria, lá vão estar os melhores profissionais em equipas multidisciplinares (psiquiatra+psicólogo+enfermeiro de saúde mental) que são profissionais com alta formação e experiência para o sucesso terapêutico destes casos.
INFELIZMENTE só em HOSPITAIS GRANDES existem estas consultas na Psiquiatria, por isso O MEU 2o CONSELHO CASO NÃO CONSIGA O 1o É procurar primeiro um Psiquiatra( que de preferência seja experiente nas Perturbações de Ansiedade) e esse médico psiquiatra irá em conjunto com uma psicóloga clínica, "trabalhar nas estratégias para o tratamento" que são feitas em colaboração entre os dois. HÁ SEMPRE A NECESSIDADE DE EXAMES MÉDICOS A PEDIR E ESTUDAR POIS HÁ PERTURBAÇÕES ALIMENTARES QUE CHEGAM A SITUAÇÕES GRAVES DE MORTE (ex-Anorexia graves!!) POR ISSO IMPORTANTE PROCURAR LOGO 1 PSIQUIATRA(que é médico)e logo que possa, vai complementar com à psicologia.
É um tratamento longo e exigente que muitas vezes obriga a incluir a familia. Psiquiatra e psicólogo são essenciais. Todavia é um tratamento que não deve ser atrasado e é mandatório. Caso contrário, perturba todo o desenvolvimento e as oportunidades de ter uma vida bem sucedida. Além dos serviços de psiquiatria e saude mental do SNS, na região de Lisboa pode contra connosco, ALTERSTATUS uma clinica integrada especializada em problemas de saúde mental
A abordagem mais eficaz para as perturbações alimentares, tal como noutras perturbações mentais, deve ser uma abordagem multidisciplinar. Estou certa que poderá encontrar respostas de qualidade no SNS (Pedopsiquiatra e Psicoterapeuta). No entanto, se for necessária uma intervenção mais sistémica, no âmbito da terapia familiar, estou quase certa que o SNS não terá disponível esta resposta terapêutica. Neste caso a melhor opção será procurar resposta em serviços privados. Poderá ser encaminhada pelo médico de família que, em princípio poderá fornecer boas informações acerca dos recursos mais habilitados na comunidade. Tendo em conta a zona geográfica, e do que conheço da excelência dos profissionais que constituem a equipa, a clínica do Professor Amaral Dias, que tenho como uma figura de referência nesta e noutras matérias, será entre outras uma boa escolha.
As perturbações borderline imitam muitas doenças e por vezes curam inesperadamente. Pode encontrar um bom psiquiatra que faça concomitantemente medicação, se necessário, abordagem individual e familiar, e trabalhe com um psicólogo para uma psicoterapia mais aprofundada se for necessário.

Especialistas

Alexandre Almeida

Alexandre Almeida

Psicólogo

Ermesinde

Sara Nascimento

Sara Nascimento

Psicólogo

Porto

Lúcia Paço

Lúcia Paço

Psicólogo

Barreiro

José Paulino

José Paulino

Psicólogo

Faro

Ana Maria Paulo

Ana Maria Paulo

Psicólogo

Lisboa

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 27 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.