Olá. Tenho quase a certeza que tenho tdah, juntamente com depressão e ansiedade. Depois de ler e

5 respostas
Olá.
Tenho quase a certeza que tenho tdah, juntamente com depressão e ansiedade.
Depois de ler e pesquisar bastante parece que defice de atenção não tem cura e terei que tomar medicação para o resto da vida, é verdade ? Tenho 21 anos e estou completamente perdido, não trabalho nem estudo e não sei o que quero seguir como carreira profissional. Mudo várias vezes de hobbies, digo e faço coisas de forma compulsiva, sou muito esquecido, bastante desorganizado e preguiçoso, e tudo o que seja tarefas ou coisas que não gosto é muito dificil concentrar. Consigo passar horas a ver filmes ou a jogar, mas lembro-me quando estudava que não conseguia começar a estudar, distraí-me sempre com alguma coisa. É mesmo muito dificil para mim começar alguma tarefa ou fazer algo que eu não gosto. Também tenho uma imaginação bastante vivida e estou sempre a imaginar coisas durante o dia. Também tenho muita pouca paciência, tudo me irrita.
A Psicoterapia pode ajudar. Boa sorte!

Boa tarde,
o seu auto diagnóstico é apenas uma entre muitas possibilidades. Compreendo a sua dificuldade e o seu desânimo ao sentir-se perdido. Mas receio que o diagnóstico não lhe dê as respostas para o que o atormenta, nem para as dúvidas que tem. Se tivesse facilidade em concentrar-se em que é que decidiria fazê-lo? A ansiedade e depressão podem não ser mais do que fruto de uma série de emoções que o impedem de agir e não a razão de não o fazer (tal como o déficit de atenção) Proponho que pense seriamente em fazer psicoterapia para se conhecer e perceber e poder decidir ser o realizador da sua vida, e não uma vítima de um diagnóstico e eventualmente de medicação que pode nem se quer ser necessária, e, caso seja, não tomará decisões por si, apenas poderá facilitar a saída de uma certa inércia que possa estar a sentir. Não procure fora o que está dentro. Peça ajuda psicoterapêutica. Boa viagem ao centro de si.

Viva,
As questões que se coloca denotam a presença de ansiedade.
A ansiedade está associada a sentimentos de insegurança, dificuldades em persistir em virtude da incerteza e um estado permanente de dúvida generalizada.
As dificuldades de concentração podem ocorrer por razões diversas do défice de atenção.
A terapia psicológica será um recurso importante para enfrentar e resolver algumas dificuldades e, em particular, saber viver com as perturbações e melhorar a mobilização das suas capacidades e recursos.

Nota-se que está desorientado e perdido .
Nada pior que fazer um autodiagnostico
Procure ajuda especializada e vai começar a ter apoio orientado
Nada como ganhar coragem e marcar consulta
Ao seu dispor

Um processo de psicologia é também um processo de autoconhecimento onde, além de ficar a conhecer as suas características também pode aprender estratégias para lidar com elas por forma a potenciá-las ou inibi-las quando o estiverem a prejudicar. Marque consulta com um profissional.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.