Olá, tenho 25 anos, procrastino bastante, tenho dificuldade em começar tarefas. Muitas vezes perco-m

5 respostas
Olá, tenho 25 anos, procrastino bastante, tenho dificuldade em começar tarefas. Muitas vezes perco-me à procura da melhor metodologia, por onde começar a aprender algo, a forma mais eficiente, etc, e acabo por não passar desta fase. Das poucas tarefas que consigo realmente dar início muitas não consigo concluir, por norma consigo manter um bom ritmo nos primeiros 2 meses, mas de um dia para o outro simplesmente paro, adio e fica por aí.
Gostava de perceber como trabalhar para melhorar nisto e que especialidade/consulta será a mais adequada. Obrigado!
Boa tarde. Penso que seria importante procurar uma psicoterapia para perceber o porquê da procrastinação e ganhar estratégias para "combater" essa questão. A procrastinação pode resultar em grande stress, sentimentos de culpa e/ou vergonha por não conseguir concluir as tarefas, ansiedade e baixo rendimento no trabalho. Se impede o funcionamento normal da pessoa no seu dia-a-dia, será importante procurar um psicólogo para conseguir lidar e ultrapassar o problema.
Espero ter ajudado
Felicidades
Diana Silva
Convidamo-lo para uma consulta: Consulta online - 45 €
Pode agendar uma visita através do site Doctoralia, clicando no botão "Marcar uma visita".
Boa tarde. A procastinação está muitas vezes relacionada com elevadas expectativas de desempenho e reduzida confiança na capacidade de se concretizar as tarefas de acordo com essas mesmas expectativas. O resultado acaba por ser o adiamento da concretização e a consequente realização das tarefas em tempos mais curtos e, portanto, dando a si condições mais desvantajosas para esta, o que contribui para consolidar a ideia de que não "está à altura" dos desafios que aceita. A ajuda de um psicólogo será certamente uma mais valia para identificar, para o seu caso em concreto, quais os fatores que contribuem para este padrão de funcionamento e quais as estratégias que melhor poderão ajudar a dissipar esta dificuldade. Votos de que procure e obtenha a ajuda necessária. Abraço.
Bom Dia! A Procrastinação é uma condição que muitas vezes está ligada ao perfeccionismo. A sensação que a pessoa tem é que só pode concluir a tarefa quando a mesma estiver perfeita. Há tarefas que ainda são iniciadas mas há outras que nem isso porque a pessoa acredita que vão estar imperfeitas e nem faz sentido perder tempo com algumas tarefas... Isto pode estar relacionado com muita ansiedade ou até mesmo com um quadro Clínico de Depressão. Também pode estar relacionado apenas com Crenças / Representações Internas que existem apenas na cabeça dessa Pessoa e que precisam de ser trabalhadas. Portanto, muitas vezes é necessário passar primeiro por uma Avaliação Clínica para despiste e após a avaliação, consoante os resultados, procurar fazer Psicoterapia cognitivo comportamental ou Hipnoterapia. Atenciosamente Sandra Correia
Olá!
Espero que esteja bem.
Compreendo a sua frustração com as tarefas inacabadas.
Está no local certo!
Escolha um psicólogo, com um perfil do seu agrado, para trabalhar consigo as suas dificuldades.
Sugiro um profissional que atue com a terapia cognitivo comportamental, mas informe-se melhor para verificar se concorda com esta linha de orientação.
Cuide de si.
Um abraço!
Bom dia!! Seria importante avaliar as causas e motivações da procrastinação, para serem planeadas soluções concretas e adequadas às dificuldades encontradas. A procrastinação pode ter muitas origens e, consoante a sua origem, a sua solução pode também divergir. Sugiro a procura de um psicólogo, sobretudo que siga uma orientação Cognitivo-comportamental, mas, mais do que isso, com o qual se identifique, relacione e se sinta confortável. Espero ter ajudado! Espero que tenha um dia feliz e tranquilo!

Mariana Nunes

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!