O meu filho está a passar uma fase má, tem 18 anos namora a 23 meses com uma menina que era um amor,

10 respostas
O meu filho está a passar uma fase má, tem 18 anos namora a 23 meses com uma menina que era um amor, amiga sem vícios, estudiosa mas agora diz que não aguenta as consequências do amor e terminou a relação, ele não come só chora diz que quer morrer, estou aflita porque não sei o que fazer acho que está a entrar em depressão, o que fazer?
Julgo que deverá procurar acompanhamento psicológico para o seu filho com a maior urgência possível! O término de uma relação é um momento vivido com muito sofrimento particularmente na fase da adolescência, não deve descurar a necessidade de ser acompanhado de forma a aprender a lidar com a situação. Procure apoio!
Terminar algo é sempre um momento difícil, talvez com emoções e sentimentos contraditórios, sobretudo para que vive os acontecimentos na primeira pessoa.
Talvez seja importante procurar ajuda e apoio psicológico.
Também as mães e pais podem necessitar de ajuda, pois querem o melhor para os seus filhos e sem saber como agir ou fazer, sendo invadidos por sentimentos paradoxais.
O acompanhamento psicológico pode ser o primeiro passo e, se necessário, articular com outras especialidades clínicas.

Tambem
Concordo com as colegas que já se manifestaram. A elaboração do término der uma relação assemelha-se à elaboração de um luto. O vosso filho está a sofrer o luto pela morte de todas as expectativas que tinha sobre este relacionamento, pela morte das rotinas e hábitos que vinham sendo cultivados. Algumas vezes as pessoas, apesar do sofrimento, conseguem passar sozinhas pelo luto, em outras, se faz necessária a ajuda profissional.
Não me vou repetir nas explicações, mas apenas reforçar a importância da procura rápida de um/a profissional de saúde mental. A Psicologia oferece construtivas respostas para estas situações!
Mantenho-me disponível!
Boa Sorte!!!
Concordo com o que os colegas já disseram. Acrescento só que por vezes os grupos de Grupanálise constituídos por jovens podem ser uma excelente opção Psicoterapêutica porque para além de todos os benefícios terapêutico permitem a partilha de experiências semelhantes, o que leva os jovens a perceber que "não é só com eles", e também a melhoria de padrões de relacionamento.
O que deve fazer de imediato é convencer o seu filho a fazer psicoterapia e quanto mais rápido melhor !
Ao longo da vida passamos por vários encontros e desencontros, amores e desamores, "casamentos" e "divórcios" (no sentido simbólico). Lidar com as perdas e consequente luto associado nem sempre é fácil. Marque uma consulta de Psicoterapia. Ajudará seguramente. As melhoras.
Bom dia.
O melhor conselho que lhe posso dar de momento é que, com ele, procure alguém com quem ele se consiga abrir. Alguém com quem ele consiga falar e expor o que lhe vai dentro, de maneira a libertar a bola de sofrimento que se formou e continua a aumentar dentro dele.
Caso ele não esteja disponível a sair para procurar, apresente-lhe a hipótese de ter sessões online.
Espero ter ajudado. Desejo que consiga encontrar uma solução para ele e para si.
Tal como sugerido, procure um profissional para ajudar o seu filho a falar e resolver o luto desta perda. As paixões juvenis são sempre as mais marcantes e definem muito sobre o equílibrio das futuras. E é esse o ponto a dar ao seu filho: apesar do sofrimento atual, deve acreditar num mundo cheio de oportunidades!
Olá parece pela sua descrição que o seu está deprimido. Sugiro a procura de ajuda psicológica