Há 20 anos tive depressão com

6 respostas

Há 20 anos tive depressão com tentativa de suicídio. Desde então consultei um psiquiatra que me administrou anti depressivo e xanax. 6 meses de baixa. Durante estes anos a dosagem foi diminuindo e aumentando conforme a necessidade. Ainda hoje tomo medicação e nunca mais me vejo "livre". O que devo fazer para parar de vez com a medicaçao?
Já experimentou fazer psicoterapia? É muito importante um processo terapêutico. A medicação ajuda muito na parte sintomática mas tal como diz não resolve o problema. Precisa de encontrar a causa da sua dor interna.
Num quadro clínico de Depressão e sobretudo quando apresenta cronicidade ou ciclos com episódios de depressão, a terapêutica com fármacos deve ser complementada com a psicoterapia.
A abordagem psicoterapêutica mais indicada e com eficácia comprovada no tratamento é a cognitiva comportamental por possibilitar alterar e ajustar padrões de pensamentos e comportamentos que actuam na manutenção e intensificação dos sintomas depressivos. A reestruturação cognitiva realizada, através da psicoterapia, permite aumentar a compreensão sobre a perturbação depressiva e sobre si próprio, além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades emocionais e de resolução de problemas..
 Cristina Marreiros da Cunha
Psicólogo
Paço de Arcos
A pergunta que se impõe é: Alguma vez fez Psicoterapia?
A Psicoterapia é a melhor intervenção para a Depressão, nalguns casos, como provavelmente o seu, com o acompanhamento de medicação psiquiátrica. "Ver-se livre" da medicação sem acompanhamento psicoterapêutico, não me parece recomendável. Mesmo baixar a medicação sem psicoterapia poderá ser (como tem sido no seu caso) pouco eficaz. Só após algumas sessões de psicoterapia será possível reduzir. Quanto a "ver-se livre da medicação" se verá no decorrer do processo, (pode não ser possível) já que isso depende de muitos factores. Será sempre algo que deve ser avaliado pelo psicoterapeuta e pelo psiquiatra, mas também pelo seu sentir. Na depressão, a primeira escolha deverá ser a psicoterapia, seguida nalguns casos de medicação que deverá ser feita num mínimo, durante 6 meses, mas por vezes 1 ano ou mais, e deve haver sempre acompanhamento psicoterapêutico quando o médico decide reduzir e posteriormente eventualmente retirar a medicação.
Infelizmente, a depressão pode perseverar durante anos. Actualmente, existem tratamentos psicoterapêuticos, com eficácia comprovada, que demonstraram excelentes resultados na prevenção de recaídas. Entre os quais, a terapia cognitiva baseada em mindfulness (MBCT), um plano estruturado e especificamente delineado para a prevenção de recaídas na depressão.
Dr. Gonçalo Neves
Psicólogo
Lisboa
Psicoterapia, para a/o ajudar a compreender os problemas que originam os sintomas, para os quais toma medicação.
Dr. Tiago Sá Balão
Psicólogo
Maia
Deixe de colocar a questão lançada nesta partilha. Coloque outra questão, neste momento: «O que posso fazer mais para melhorar a minha saúde e qualidade de vida?». Uma resposta possível é que lhe dou de seguida. Com a ajuda de um psicólogo iniciará um processo, bem distinto da abordagem psiquiátrica, que complementará o trabalho que já está a ser feito consigo (pelo psiquiatra).

Especialistas

Cátia Dias

Cátia Dias

Psiquiatra

Lisboa

Bernardino Rocha

Bernardino Rocha

Psiquiatra, Psiquiatra da infância e da adolescência

Lisboa

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Adriana M Horta

Adriana M Horta

Psiquiatra

Vila Nova de Gaia

Adriano S Vaz Serra

Adriano S Vaz Serra

Psiquiatra

Coimbra

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 56 perguntas sobre Transtorno Depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.