Existe terapia para superar uma

18 respostas
Existe terapia para superar uma separaçao dificil? Nao estou a conseguir ultrapassar ..
A terapia pode ajudar a superar.
A separação é um evento de vida muito significativo. Exige um período de luto da relação terminada e de reinvenção do indivíduo, adoção de novas rotinas e reconciliação com as antigas que eram partilhadas. É mais que justo que precise de apoio nesta fase da sua vida e a terapia cumpre essa função.
Na verdade, uma separação ou divórcio poderá significar um trauma psicológico na vida psicológica e emocional de um indivíduo.
Em primeiro lugar, devemos avaliar o impacto desse evento na sua vida, porque disso depende o tipo de abordagem (tratamento) psicoterapêutica. Depois seguir-se-á uma psicoterapia de apoio, fortalecimento do ego e manutenção da sua resiliência, numa primeira fase.
É necessário efetuar o luto porque uma separação é uma perda. E o luto passa por determinadas fases que permitem lidar com essa mesma perda, seja ela de que ordem for, e restabelecer o equilíbrio psicológico e emocional. Este luto tem que ser feito e um terapeuta auxilia nesse processo.
Dependendo das circunstancias em que acontece, uma separação pode ser mesmo muitíssimo difícil exigindo tanto do individuo que ele sozinho não consegue suportar.
A psicoteriapia pode ajudar e deve ser procurada quanto mais depressa melhor. Ninguém tem que passar sozinho por momentos em que precisa de apoio.
É importante que faça psicoterapia, para conseguir gerir as suas emoções, pois está a viver um momento de tristeza o que gera uma confusão muito grande na forma como processa toda a informação que está à sua volta. Neste sentido é importante que consiga verbalizar o que sente com um profissional de saúde mental, neste caso um Psicólogo, para que a possa ajudar a gerir melhor as emoções e a organizar a forma como pensa à situação. E volte a viver novamente momentos de felicidade.
Sim, uma separação pode gerar grande dor psíquica. Procurar uma psicoterapia com um psicólogo clínico, parece-me ser o melhor conselho para si.
Claro que sim!
Existem inúmeras abordagens psicoterapêuticas. O importante será encontrar a mais adequada à sua personalidade. Se acha que aquilo que está a sentir é específico desta separação em particular, sugiro uma psicoterapia de apoio. Se, por outro lado, reconhece um padrão de sofrimento com perdas e de dependência extrema face a outros (que exacerba tudo o que sente com as separações), sugiro que encontre uma abordagem mais exploratória, como a psicanalítica.
Já a sabedoria popular diz que todas as feridas precisam de um tempo para se curar. Ou seja, toda a separação remete para um processo de luto, mais ou menos lento, mais ou menos doloroso. Se entende que a dor inerente a esta separação não se dissipa, se reconhece neste sofrimento padrões relacionais antigos, neste caso a ajuda de uma psicoterapia pode ser muito útil, concretamente a psicanálise ou uma psicoterapia dinâmica.
A separação como qualquer processo de luto implica perda, dor e tristeza, pelo que é importante processar todas as emoções e cognições inerentes ao processo de luto. O luto da separação é processo de desenvolvimento natural , não é uma doença. Se achar que sozinho não está preparado ou não consegue fazer este luto sozinho recomendo uma psicoterapia individual cognitivo-comportamental intergrada que o ajude a procurar recursos internos e / ou estratégias para superar e/ou lidar com a separação.
Bom dia,
Primeiramente será necessário que compreenda que tudo o que sente deve ser validado de forma muito positiva. Afinal uma separação, 'é a partida de um bocadinho nosso'. Investimos, demos de nós... E por esse motivo, a angustia devido a essa perda, é natural. Contudo, esse sentimento excessivo de perda, não se deve prolongar muito no tempo. A sensação de mal-estar, de angustia, de medo da solidão, de tristeza extrema... com o tempo, tenderão a dissipar-se se se conseguir ter mecanismos internos para conseguir gerir. Existem pessoas que têm mais facilidade. Outras menos. (Somos todos diferentes!). Se reconhece que tudo o que sente já interfere negativamente com o seu dia-a-dia, com a sua vida, com a sua disposição diária... é a altura certa para pedir ajuda. O acompanhamento psicológico será certamente uma grande mais valia. Não hesite! Estamos cá para ajudar.
Um processo de acompanhamento psicológico, seja de que orientação ou vertente for, é, acima de tudo, um processo de auto-descoberta. É um caminho feito por si (o que segue em linha contrária ao sentimento de impotência), com o apoio de um técnico (o que atenua o sentimento de desamparo), que não só a vai ajudar a sentir-se acompanhada, como lhe vai permitir olhar para o que está a viver e a sentir, com um outro ponto de vista.
Porque sofre por uma relação que já não existe? Qual o significado do fim desse relacionamento, para si? O que de bom e de mau ainda a mantém ligada e porquê? Talvez seja interessante encontrar estas respostas.

Saiba que as perdas geram sempre alguma forma de sofrimento. Mas, saiba também, que esse sofrimento é apenas uma fase do caminho a fazer. Se parou no caminho, não tem mal nenhum procurar quem a possa ajudar a continuar. Do outro lado estarão certamente sentimentos e uma forma de se relacionar com a vida bem mais positiva.
Deve consultar um psicólogo clinico com vista a elaborar o luto de forma o mais saudável possível, e restabelecer o equilíbrio emocional.
só ficamos presos no passado quando não estamos a viver no presente. Se não está a conseguir viver, sentir procure acompanhamento psicoterapeutico a coragem que é necessária para mudar de vida acarreta um enorme desgaste e muitas vezes mesmo que se estivesse mal numa relação por inúmeros fatores "sabia bem ainda" estar ali. Tendo já agido sobre a relação é importante agora que procure ajuda para continuar a ter força na sua própria vida.
A separação de alguém que amamos, transitória ou definitivamente, pode ser de facto geradora de um enorme sentimento de tristeza, de raiva, revolta e frustração.
Todos os sentimentos e emoções que se encontra a sentir são válidos e naturais.
Quando existe uma relação, boa ou má, existe todo um imaginário e expectativas que cessam com o fim do relacionamento, com a separação.
É necessário conceber, novamente, um Eu estruturado e autónomo, acomodando devidamente as experiências passadas. Só uma nova construção e um luto bem elaborado, poderá fazê-la retomar a uma vida mental e relacional saudável e sem angústia. A psicoterapia é uma boa forma de apoiá-la nesta fase que se encontra a atravessar.
Sim. Procure um psicólogo. Não tem que lutar sozinho(a) perante os desafios que a vida lhe coloca. Verá que depois de dar esse passo, a sua vida começará a melhorar. Quanto mais cedo procurar ajuda, melhor para si.
Olá!
Espero que se encontre bem.
Sim, existe terapia para superar uma separação difícil.
A missão da psicologia é cuidar do bem-estar emocional do indivíduo e ajudá-lo a superar as suas dificuldades.
O apoio psicológico é o suporte que precisa para superar esta fase difícil da sua vida.
Cuide de si.
Um abraço!