Eu estou diagnosticada com despersonalização e desrealizacao. Já estou medicada há cerca de 6 mese
2
respostas
Eu estou diagnosticada com
despersonalização e desrealizacao. Já estou medicada há cerca de 6 meses que tive esta crise, tive de ser internada. Atualmente não consigo fazer nada, nem trabalhar, conduzir ou cozinhar. Não consigo cuidar de mim nem das minhas filhas. Esqueci mede muitas coisas q me acontecem. Parece que tenho uma espécie de amnésia. Estou completamente desligada do mundo. Parece que isto é tudo um pesadelo
despersonalização e desrealizacao. Já estou medicada há cerca de 6 meses que tive esta crise, tive de ser internada. Atualmente não consigo fazer nada, nem trabalhar, conduzir ou cozinhar. Não consigo cuidar de mim nem das minhas filhas. Esqueci mede muitas coisas q me acontecem. Parece que tenho uma espécie de amnésia. Estou completamente desligada do mundo. Parece que isto é tudo um pesadelo
Boa tarde. Despersonalização e Desrealização são sintomas de elevados níveis de ansiedade. A ansiedade impede a formação de memórias. Deverá fazer terapia para aprender a reduzir os níveis de ansiedade. A Psicoterapia Cognitivo comportamental tem resultados muito bons com esse tipo de problemas. Desejo-lhe as maiores felicidades. Cumprimentos, José Armindo
Boa noite. Lamento profundamente o sofrimento extremo pelo qual está a passar. Os relatos de despersonalização e desrealização, quando acompanhados de uma incapacidade funcional severa (como não conseguir trabalhar, conduzir ou cuidar das filhas) e de episódios de amnésia, indicam que o seu sistema nervoso ainda se encontra num estado de exaustão e sobrecarga clínica muito elevado.
Perante o quadro que descreve, e considerando que já cumpre medicação há 6 meses após um internamento, a evidência científica e as boas práticas clínicas ditam os seguintes passos imediatos:
1 Reavaliação Psiquiátrica Urgente: É fundamental contactar o médico psiquiatra que a acompanha ou a equipa que a assistiu no internamento. Uma incapacidade tão acentuada e a presença de falhas de memória significativas exigem uma reavaliação imediata da terapêutica prescrita.
2 Avaliação Psicológica e Neuropsicológica: Assim que houver uma estabilização médica mínima, é altamente recomendada uma avaliação psicológica exaustiva. O sintoma de amnésia que refere precisa de ser devidamente avaliado para compreender se é de natureza puramente dissociativa (um bloqueio do cérebro para se proteger da ansiedade) ou se requer outra investigação.
3 Processo Psicoterapêutico de Suporte: Se a avaliação confirmar que estes sintomas derivam de um quadro de ansiedade grave, pânico ou trauma, o início de uma psicoterapia (como a Terapia Cognitivo-Comportamental ou focada no trauma) será essencial para lhe devolver, gradualmente, a sensação de segurança no corpo e a ligação à realidade.
Uma nota de segurança: Como refere que não consegue cuidar de si nem das suas filhas e sente que vive num pesadelo constante, é imperativo que não passe por isto sozinha. Peça ajuda imediata à sua rede de apoio familiar ou, se sentir uma total perda de controlo ou desespero clínico agudo, dirija-se ao serviço de urgência hospitalar com valência de psiquiatria.
Existe tratamento e saídas para este estado, mas este momento exige uma intervenção médica e psicológica coordenada e urgente.
Perante o quadro que descreve, e considerando que já cumpre medicação há 6 meses após um internamento, a evidência científica e as boas práticas clínicas ditam os seguintes passos imediatos:
1 Reavaliação Psiquiátrica Urgente: É fundamental contactar o médico psiquiatra que a acompanha ou a equipa que a assistiu no internamento. Uma incapacidade tão acentuada e a presença de falhas de memória significativas exigem uma reavaliação imediata da terapêutica prescrita.
2 Avaliação Psicológica e Neuropsicológica: Assim que houver uma estabilização médica mínima, é altamente recomendada uma avaliação psicológica exaustiva. O sintoma de amnésia que refere precisa de ser devidamente avaliado para compreender se é de natureza puramente dissociativa (um bloqueio do cérebro para se proteger da ansiedade) ou se requer outra investigação.
3 Processo Psicoterapêutico de Suporte: Se a avaliação confirmar que estes sintomas derivam de um quadro de ansiedade grave, pânico ou trauma, o início de uma psicoterapia (como a Terapia Cognitivo-Comportamental ou focada no trauma) será essencial para lhe devolver, gradualmente, a sensação de segurança no corpo e a ligação à realidade.
Uma nota de segurança: Como refere que não consegue cuidar de si nem das suas filhas e sente que vive num pesadelo constante, é imperativo que não passe por isto sozinha. Peça ajuda imediata à sua rede de apoio familiar ou, se sentir uma total perda de controlo ou desespero clínico agudo, dirija-se ao serviço de urgência hospitalar com valência de psiquiatria.
Existe tratamento e saídas para este estado, mas este momento exige uma intervenção médica e psicológica coordenada e urgente.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Em que casos se pode fazer a terapia cognitiva comportamental?
- Tenho depressão, ansiedade e fobia social tomo pregabalina 50mg, buppoprion 300mg , venlafaxina 300mg de manhã , ao almoço tomo pregabalina 50mg e jantar pregabalina 50mg e dormir quetiapina 25mg , mas continuo sem motivação e sem energia para viver o dia a dia...é difícil ser eu ... Tou na psicóloga…
- Boa tarde , estou a precisar de ajuda mas nao sei bem a que tipo de médico recorrer. Estou numa relação a 3 anos e temos altos e baixos , mas sou feliz com a pessoa que tenho ao meu lado, contudo tenho um problema que é falar com outras mulheres , fazer video chamadas com outras mulheres ,…
- O Victan causa dependência? Estou com receio pois tomo em media duas vezes por semana ja ha 9 meses... As vezes mais outras menos.. As vezes 4 mg de uma vez pois já não sentia o mesmo efeito mas tive sempre o cuidado de dar dias de intervalo... As vezes paro por 7 dias sei que não estou viciado…
- Bom dia ! Estou a precisar de ajuda psicológica ! Na minha juventude tive um relacionamento de 4 anos , ao fim desse tempo ela me traiu com outro rapaz ! A partir desse dia eu nunca mais consegui ser a mesma pessoa, fiquei frio , e até hoje nunca mais consegui me apaixonar pois vivo com…
- Falta de empatia, desresponsabilização, vitimização, dificuldade em reconhecer as consequências dos seus atos, dificuldade em prever consequências de atos futuros, dificuldade em projetar no futuro objetivos realistas. Que tipo de ajuda/especialidade poderá trazer benefícios?
- O meu filho de 23anos acabou uma relação à 3 anos e entrou em depressão chegando a auto- mutilar-se desde então está a ser seguido por psiquiatria,que lhe prescreve excesso de medicação que até hoje não vejo resultados nenhuns, bem pelo contrário, entrou num transtorno alimentar, está cada vez…
Tem perguntas?
Os nossos peritos responderam a 8 perguntas sobre Terapia cognitivo - comportamental
O seu caso é semelhante? Estes profissionais podem ajudá-lo:
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.