Terapia de casal

9 respostas
Eu e o meu namorado começamos há dois anos, dois anos esses que têm sido dificeis, nao vou mentir. Desde o ínicio que não houve, nem há confiança. Nem eu nele, nem ele em mim. Sinto que a nossa relação se tem aguentado apenas pelo amor que sentimos um pelo outro, que é muito. Mas eu penso, o que tornará esta relação melhor? É verdade que lhe escondo coisas, lhe minto apenas por ter medo da reação dele. Ele não aceita o meu passado, não aceita que tenha tido namorados antes dele, diz que lhe dá nojo saber. Mas quer saber. E eu com o passar do tempo tenho ocultado bastantes coisas por receio dele. Sempre lhe mostrei o meu telemovel, eu nao tenho nada a esconder desde que namoramos. Mas ele esconde o dele. Também tenho motivos para desconfiar e ele nao entende isso. Deixei de sair à noite, beber, etc. porque sempre que o fazia nos zangavamos. No entanto ele faz isso tudo, e sabe que fico triste por ele ir mas vai na mesma, porque segundo ele, ele pode. Estamos num ciclo vicioso há dois anos, choro todos os dias por querer mais desta relaçao e ver que nao consigo, nem ele consegue. Pensei irmos os dois a um psicologo, uma terapia de casal. Sempre ouvi falar no entanto não sei como funciona, será disso que nós precisamos?
Boa tarde,

A terapia de casa poderá ajudar-vos a compreenderem-se e conhecerem-se melhor. É um bom espaço para pensarem estas questões do vosso dia a dia.
A terapia individual é também válida nestes casos, pois poderá pensar-se a si e a sua pessoa na relação. Dado que nas relações amorosas vivemos questões de dependência, confiança ou altruísmo com uma intensidade muito especifica, é também importante para o próprio compreender-se nestas vivências.

Cumprimentos,
Jorge Fonte
Descreve uma relação bastante complicada e que envolve muito sofrimento. Estar numa relação implica muito mais do que gostarem um do outro. Questiono até que ponto é saudável estar numa relação que a limita e a faz sofrer de tal forma. A terapia de casal pode ajudar nos problemas de confiança e de comunicação mas, tal como qualquer outra terapia, implica compromisso e vontade de mudança. Se estiverem os dois dispostos a isso é uma boa aposta. Se não estiverem, sugiro que procure acompanhamento psicológico individual para resolver as suas próprias questões que surgiram através dessa relação.
Minha cara,
O que me parece é que a terapia de casal só fará possível se o seu namorado estiver com vontade para tal, só se a ele também lhe fizer sentido. Até que ponto ele tem sensibilidade /afectividade para se por em causa. Isso só você própria saberá.
No entanto, creio que o facto de ter de abdicar de parte da sua identidade (da sua história), por medo de se "rejeitada" /censurada é um indicador de que apresenta uma parte depressiva na sua personalidade. Parece-me importante pensar o porquê de temer tanto ser quem é? Qualquer pessoa normal e saudável tem um passado, teve relações afectivas, teve amigos, viveu!
Porquê sujeitar-se a uma permanente anulação do seu ser? Será que existe mesmo amor e ceitação do seu namorado?
Aconselho-lhe uma psicoterapia individual, para se conhecer e perceber, porque vive a dar mais afecto do que a receber. Só então poderá ter segurança para saber distinguir e escolher o que será melhor para a sua vida.

Cumprimentos com estima,
Alexandre Contreiras
Se ambos tiverem dispostos a avançar para a terapia de casal, claramente podem beneficiar desse processo. Há muitas dimensões do casal que na sua breve descrição deixam em claro a necessidade de ajuda profissional. Porém, se não conseguirem avançar os dois, pode beneficiar com a entrada num processo individual. Ao dispor. Com os melhores cumprimentos. Tiago Sá Balão
Boa tarde. Começo por lhe responder já à sua questão sobre a confiança. Se não há confiança entre vocês ( senão confiam um no outro), então não há relação. Qualquer relação amorosa é baseada na confiança e, se não há confiança, não há relação logo não existe casal. Não me parece, pelo que descreve, que essa relação seja saudável, e até que consiga fazer com que o seu namorado se pense um pouco. Uma relação em que não exista liberdade de ser, não pode contribuir para a felicidade de ninguém. Repense essa relação, já que me parece que tem capacidade para o fazer, e procure alguém ( um psicólogo, psicoterapeuta) que a ajude a pensar o porque de se submeter a uma relação abusiva. Cumprimentos.
Pelo que descreve parece bastante disponível para mudar, mas ainda só a relação e o seu namorado...
Do relato a disponibilidade dele para a mudança e/ou consequentemente possibilidade de terapia será quase nula.
Aproveite essa energia disponível para a mudança e inicie um processo onde se sinta apoiada sem pressões.
Felicidades.
Convidamo-lo para uma consulta: Primeira consulta psicologia - 50 €
Pode agendar uma visita através do site Doctoralia, clicando no botão "Marcar uma visita".
Bom dia.
A terapia de casal poderá ser uma boa opção desde que ambos estejam dispostos a tal. Serão com certeza munidos de muitas novas ferramentas de comunicação que farão a vossa relação evoluir.
Olá. Acho que poderão beneficiar muito de terapia de casal. Pelo que escreve, há muitas questões que devem ser clarificadas. Se não conseguem falar sobre estes assuntos calmamente e sem discutir, um psicólogo poderá ajudar-vos com ferramentas para uma melhor comunicação. A seu dispor para mais esclarecimentos.
Boa tarde. A relação afetiva sustentada em comportamentos de desconfiança, de controlo e no abdicar de interesses ou gostos pessoais por receio da reação do outro, é uma relação abusiva. Causa sofrimento emocional e comportamentos negativos com elevado grau de insatisfação, desmotivação e a emoção de medo. Não é saudável e aumenta a já existente dificuldade de comunicação. Seria importante avançar individualmente para um processo que a ajude a posicionar-se na relação, compreender o seu comportamento e o que é significativo para si. Disponível para algum esclarecimento.