E vulgar haver confronto diário

6 respostas
E vulgar haver confronto diário com a sua própria mãe. Mãe 74 anos, filha 45.
Raiva, insultos, ler mensagens pessoais , falar desabridamente?
Os sinais que descrevem podem enquadrar-se em diferentes quadros diagnósticos, podendo estar presentes também na perturbação borderline.
Sem dúvida beneficiaria de um treino de assertividade e controlo de impulsos, independentemente do diagnóstico.
Embora esse seja um diagnóstico possível, mais importante do que o diagnóstico será trabalhar as emoções, e perceber a dor que provavelmente está por trás da raiva que leva a esse tipo de comportamentos impulsivos. Uma vez a dor ouvida será possível trabalhar a assertividade, os limites e regular as emoções e comportamentos
Não, não é normal. Pela descrição há falta de limites. Possivelmente isso está ligado à fragilidades emocionais e dependência excessiva. Se já deu o primeiro passo para pensar no que se passa consigo era importante continuar e procurar apoio psicológico para dar uma oportunidade a si mesma de mudar essa situação, que concerteza causa sofrimento.
A pergunta que coloca é se é vulgar existir esses confrontos familiares, é vulgar mas não é normal, e o que quero dizer com isto é que a pessoa que sente essa raiva por outra não está bem com ela própria e por isso não está bem para os outros. E ai é de extrema importância que procure ajuda de um psicólogo para que se possa avaliar a estrutura de personalidade da pessoa e o seu funcionamento emocional.
Aconselho a que procure um profissional de psicologia de forma a trabalhar essas emoções, assim como integra-las e assim adquirir competências para lidar melhor com situações de conflito.
Embora possam ocorrer por vezes esse tipo de situações conflituosas, a intensidade de reações e sentimentos envolvidos merecem ser alvo de atenção. É importante conhecer o que se passa e o que pode contribuir para a desadequação relacional de modo a encontrar estratégias para lhe fazer face.