E vulgar haver confronto diário

6 respostas
E vulgar haver confronto diário com a sua própria mãe. Mãe 74 anos, filha 45.
Raiva, insultos, ler mensagens pessoais , falar desabridamente?
Os sinais que descrevem podem enquadrar-se em diferentes quadros diagnósticos, podendo estar presentes também na perturbação borderline.
Sem dúvida beneficiaria de um treino de assertividade e controlo de impulsos, independentemente do diagnóstico.
Embora esse seja um diagnóstico possível, mais importante do que o diagnóstico será trabalhar as emoções, e perceber a dor que provavelmente está por trás da raiva que leva a esse tipo de comportamentos impulsivos. Uma vez a dor ouvida será possível trabalhar a assertividade, os limites e regular as emoções e comportamentos
Não, não é normal. Pela descrição há falta de limites. Possivelmente isso está ligado à fragilidades emocionais e dependência excessiva. Se já deu o primeiro passo para pensar no que se passa consigo era importante continuar e procurar apoio psicológico para dar uma oportunidade a si mesma de mudar essa situação, que concerteza causa sofrimento.
A pergunta que coloca é se é vulgar existir esses confrontos familiares, é vulgar mas não é normal, e o que quero dizer com isto é que a pessoa que sente essa raiva por outra não está bem com ela própria e por isso não está bem para os outros. E ai é de extrema importância que procure ajuda de um psicólogo para que se possa avaliar a estrutura de personalidade da pessoa e o seu funcionamento emocional.
Aconselho a que procure um profissional de psicologia de forma a trabalhar essas emoções, assim como integra-las e assim adquirir competências para lidar melhor com situações de conflito.
Embora possam ocorrer por vezes esse tipo de situações conflituosas, a intensidade de reações e sentimentos envolvidos merecem ser alvo de atenção. É importante conhecer o que se passa e o que pode contribuir para a desadequação relacional de modo a encontrar estratégias para lhe fazer face.

Especialistas

Alexandre Almeida

Alexandre Almeida

Psicólogo

Ermesinde

Sara Nascimento

Sara Nascimento

Psicólogo

Porto

Lúcia Paço

Lúcia Paço

Psicólogo

Barreiro

José Paulino

José Paulino

Psicólogo

Faro

Ana Maria Paulo

Ana Maria Paulo

Psicólogo

Lisboa

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 27 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.