Ansiedade

9 respostas
Após dois anos em diferentes psicólogos cheguei a conclusão que a psicologia é inútil, dinheiro mal gasto. Corpo mente e espírito estão ligados e na psicologia só trabalham a mente (o menos importante) e para trabalho de psicologia eu compro livros e aprendo eu... Procuro alguém que me ajude a fazer um detox no meu corpo, sobretudo intestino pois sei que a ansiedade esta muito ligada a esse órgão. A homeopatia pode ajudar? Obrigado
Essa é uma consideração legítima mas talvez um pouco perigosa.
Talvez os colegas com quem trabalhou não tivessem uma abordagem que fosse adequada ao seu momento/problemática ou talvez você não estivesse AINDA preparada para o processo.
Compreendendo a sua legítima e natural indignação, sugiro que possa procurar um Psicoterapeuta menos convencional, cujo as abordagens tenham mais a ver com a Psicologia Transpessoal e Energética.
A homeopatia pode efectivamente ajudar no plano mais orgânico. Não obstante, provavelmente o seu corpo está a “falar”; a dar um alerta para algo mais psico-emocional.
Estou ao dispôr.

Um abraço do Algarve.
Sem dúvida que tratar o ser humano de forma holística é a única forma de ter eficácia em todos os casos e problemas. Os Intestinos representam a eliminação final das substancias desnecessárias ao organismo. De forma psicossomática aquilo que não consegue libertar da sua mente, (para dar lugar ao novo), aprender a deixar fluir, deixando o passado no seu lugar, para não influenciar o seu presente.
Estarei ao dispor. Um Abraço do Porto
Compreendo a sua indignação, mas será que encontrou o profissional certo!? É evidente que qualquer pessoa deve ser vista como um todo e não mente ou corpo, individualmente! Sim que a ansiedade é causadora de várias sintomatologias, nomeadamente problemas do aparelho digestivo.
O que está por detrás disso é que tem de ser identificado para, posteriormente, dessensibilizar e reprocessar.
Ao dispor,
Boa tarde.Tanto a Homeopatia, como a Fitoterapia podem ajudar. A Fitoterapia, por exemplo, é particularmente eficaz na questão de desintoxicação do corpo. Em todo o caso a abordagem holística dos problemas é , de facto, a mais promissora. Ao dispor.
Não concordo com a sua afirmação , muito menos de que a Psicoterapia é inútil
Bom dia, parece ter crenças muito fortes relacionadas com alternativas fora do que a ciência oferece. De facto, por vezes existe dificuldade na elaboração de um diagnóstico correto e bem enquadrado, e a tendência do indivíduo generalizar essa sua má experiência para todos os outros profissionais da área, mas essa generalização, por si só, já é um problema seu que deve ser trabalhado em consulta. Por outro lado, parece ter também uma forte convicção de que a ler se aprende bastante, aconselho que se informe melhor, porque não podia estar mais longe da realidade. Tentarei ser breve, o ser humano aprende na relação com o outro válido, de forma que haja um feedback corretivo, imediato e acertado para que não se consolidem memórias de aprendizagens ou crenças erradas como aparenta manifestar. Obrigado pela questão.
A sua indignação é compreensível, mas parece-me que existem algumas confusões quando ao trabalho da psicologia e até da psicoterapia. De facto o ser humano tem que ser visto como um todo, mas quem comanda o corpo é o cérebro, como tal, o trabalho da psicoterapia incide sobre o pensamento e a capacidade de pensar ( seja lá em que abordagem teórica for) logo, quando o cérebro consegue elaborar os problemas, o corpo também começa a reagir. Concordo que nem todas as pessoas se encaixam no mesmo modelo de abordagem, como tal, talvez não tivesse encontrado o colega certo para si. De qualquer forma, nenhum psicólogo tem receitas rápidas para os problemas e se não der tempo para a relação terapêutica funcionar, nada melhora.
Não concordo quando diz «para trabalho de psicologia eu compro livros e aprendo eu...». Pense só que ninguém é bom terapeuta de si próprio. E os livros não chegam em caso nenhum.

Sobre a parte final da sua mensagem, sim, a Homeopatia pode ajudar no seu caso.
Boa noite! A Homeopatia procura estudar a causa da doença e não propriamente a doença. Em Homeopatia conhecemos a doença mas o ponto fundamental é perceber a causa, ou seja, o motivo que deu origem à situação atual do doente. Podemos ter em consideração vários fatores que devem ser analisados, estudados, individualmente para entender de que forma a Homeopatia pode ser uma mais valia. A Homeopatia por si só assim como a medicina não é solução para tudo sem que se conheça o caso em particular e se dedique ao estudo do doente. Estarei ao dispor. Obrigado, Sérgio Gomes.