Ansiedade

9 respostas
Após dois anos em diferentes psicólogos cheguei a conclusão que a psicologia é inútil, dinheiro mal gasto. Corpo mente e espírito estão ligados e na psicologia só trabalham a mente (o menos importante) e para trabalho de psicologia eu compro livros e aprendo eu... Procuro alguém que me ajude a fazer um detox no meu corpo, sobretudo intestino pois sei que a ansiedade esta muito ligada a esse órgão. A homeopatia pode ajudar? Obrigado
Essa é uma consideração legítima mas talvez um pouco perigosa.
Talvez os colegas com quem trabalhou não tivessem uma abordagem que fosse adequada ao seu momento/problemática ou talvez você não estivesse AINDA preparada para o processo.
Compreendendo a sua legítima e natural indignação, sugiro que possa procurar um Psicoterapeuta menos convencional, cujo as abordagens tenham mais a ver com a Psicologia Transpessoal e Energética.
A homeopatia pode efectivamente ajudar no plano mais orgânico. Não obstante, provavelmente o seu corpo está a “falar”; a dar um alerta para algo mais psico-emocional.
Estou ao dispôr.

Um abraço do Algarve.
Sem dúvida que tratar o ser humano de forma holística é a única forma de ter eficácia em todos os casos e problemas. Os Intestinos representam a eliminação final das substancias desnecessárias ao organismo. De forma psicossomática aquilo que não consegue libertar da sua mente, (para dar lugar ao novo), aprender a deixar fluir, deixando o passado no seu lugar, para não influenciar o seu presente.
Estarei ao dispor. Um Abraço do Porto
Compreendo a sua indignação, mas será que encontrou o profissional certo!? É evidente que qualquer pessoa deve ser vista como um todo e não mente ou corpo, individualmente! Sim que a ansiedade é causadora de várias sintomatologias, nomeadamente problemas do aparelho digestivo.
O que está por detrás disso é que tem de ser identificado para, posteriormente, dessensibilizar e reprocessar.
Ao dispor,
Boa tarde.Tanto a Homeopatia, como a Fitoterapia podem ajudar. A Fitoterapia, por exemplo, é particularmente eficaz na questão de desintoxicação do corpo. Em todo o caso a abordagem holística dos problemas é , de facto, a mais promissora. Ao dispor.
Não concordo com a sua afirmação , muito menos de que a Psicoterapia é inútil
Bom dia, parece ter crenças muito fortes relacionadas com alternativas fora do que a ciência oferece. De facto, por vezes existe dificuldade na elaboração de um diagnóstico correto e bem enquadrado, e a tendência do indivíduo generalizar essa sua má experiência para todos os outros profissionais da área, mas essa generalização, por si só, já é um problema seu que deve ser trabalhado em consulta. Por outro lado, parece ter também uma forte convicção de que a ler se aprende bastante, aconselho que se informe melhor, porque não podia estar mais longe da realidade. Tentarei ser breve, o ser humano aprende na relação com o outro válido, de forma que haja um feedback corretivo, imediato e acertado para que não se consolidem memórias de aprendizagens ou crenças erradas como aparenta manifestar. Obrigado pela questão.
A sua indignação é compreensível, mas parece-me que existem algumas confusões quando ao trabalho da psicologia e até da psicoterapia. De facto o ser humano tem que ser visto como um todo, mas quem comanda o corpo é o cérebro, como tal, o trabalho da psicoterapia incide sobre o pensamento e a capacidade de pensar ( seja lá em que abordagem teórica for) logo, quando o cérebro consegue elaborar os problemas, o corpo também começa a reagir. Concordo que nem todas as pessoas se encaixam no mesmo modelo de abordagem, como tal, talvez não tivesse encontrado o colega certo para si. De qualquer forma, nenhum psicólogo tem receitas rápidas para os problemas e se não der tempo para a relação terapêutica funcionar, nada melhora.
Não concordo quando diz «para trabalho de psicologia eu compro livros e aprendo eu...». Pense só que ninguém é bom terapeuta de si próprio. E os livros não chegam em caso nenhum.

Sobre a parte final da sua mensagem, sim, a Homeopatia pode ajudar no seu caso.
Boa noite! A Homeopatia procura estudar a causa da doença e não propriamente a doença. Em Homeopatia conhecemos a doença mas o ponto fundamental é perceber a causa, ou seja, o motivo que deu origem à situação atual do doente. Podemos ter em consideração vários fatores que devem ser analisados, estudados, individualmente para entender de que forma a Homeopatia pode ser uma mais valia. A Homeopatia por si só assim como a medicina não é solução para tudo sem que se conheça o caso em particular e se dedique ao estudo do doente. Estarei ao dispor. Obrigado, Sérgio Gomes.

Especialistas

Daniel Accoto Martins

Daniel Accoto Martins

Psicólogo

Fátima

Alexandre Almeida

Alexandre Almeida

Psicólogo

Ermesinde

Ana Mafalda Almeida Bruno

Ana Mafalda Almeida Bruno

Psicólogo

Lisboa

Márcia Heitor Gouveia

Márcia Heitor Gouveia

Psicólogo

Évora

Jamille Lourenço de Oliveira Jamille

Jamille Lourenço de Oliveira Jamille

Psicólogo

Aguada de Baixo

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 152 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.