A medicação é igual para todos

3 respostas
A medicação é igual para todos os doentes bipolares? Como se pode diminuir a dosagem
Essa questão convém ser esclarecida junto de um médico/a assistente ou Psiquiatra. O fármaco e dosagem adequada pode variar consoante o grau de gravidade da Perturbação Bipolar e o estado em que o/a paciente se encontre.
Posso acrescentar que aliada há toma de medicação, os/as pacientes com esta patologia beneficiam claramente com a conjugação da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental.
A medicação NÃO É toda igual para os doentes bipolares.
Falando apenas de estabilizadores do humor, o (ou os) estabilizadores de humor escolhidos dependem das características particulares da doença nesse mesmo paciente (predominância de estados mistos, episódios maníacos frequentes, entre outros exemplos), da tolerância do paciente ao fármaco escolhido (ausência de efeitos secundários que comprometam a continuidade do tratamento com fármaco escolhido) e ainda, em avaliações posteriores, da eficácia terapêutica nesse mesmo paciente do estabilizador de humor escolhido.
Convém começar por esclarecer que a bipolaridade não é uma doença, mas sim um padrão de comportamento, além do que é um conceito muito impreciso e susceptivel de grandes confusões na sua interpretação. Do ponto vista clinico não nos dá grande informação, pelo que a sua terapêutica biopsicossocial depende de muitos outros factores, muitas vezes pessoais. Outras vezes, variaveis tão gerais como a idade podem ter importância decisiva no esclarecimento. Falar de doenças em psiquiatria é sempre arrojado !!! o que tratamos são perturbações de diversas naturezas, muitas vezes expressas de forma semelhante...o que engana ...muito quem não domina a matéria !!