Uma pessoa que, ao longo dos anos tem a tendência comportamental de mudar facilmente de casa, cidade

8 respostas
Uma pessoa que, ao longo dos anos tem a tendência comportamental de mudar facilmente de casa, cidade, emprego, até de pessoas, isto ciclicamente sempre que perde interesse, é normal? A pessoa é assim desde jovem, pedra rolante, desprendida... obrigada.
Todas as escolhas são "normais" desde que sejam conscientes, não produzam sofrimento e sejam verdadeiras escolhas, isto é, não sejam o fruto de limitações auto-impostas. Estas mudanças apenas serão um problema se não for capaz de fazer algo diferente, se assim o desejar. Desejo-lhe as maiores felicidades.

Cumprimentos José Armindo
As mudanças que faz serão "normais" desde que o faça com consciência do que está a fazer e que não sejam nefasta para essa ela. Se consegue se adaptar à mudança tem uma boa capacidade de resiliência. As mudanças também podem significar a pouca capacidade de lidar com a frustração . Mas para isso é necessário o próprio ter consciência.
Os meus cumprimentos
Júlia Costa
Boa tarde, as mudanças são parte integrante da vida. Existe o propósito das mesmas, e a forma como influenciam o rumo da sua vida, e o ambiente.

Quanto às mudanças que referiu, pergunto:

- Ocorrem, geralmente, por iniciativa própria?
- Fazem parte do caminho que pretende tomar, na sua vida?
- Vai acompanhando o modo como os processos de mudança ocorrem?
- Emoções e comportamentos associados às mudanças, quais são e como são geridos?

Analisar se existem "limitações auto-impostas", como referiu um colega.

Assim como analisar a crença "a situação deveria ser assim", em análise para com a frase "a situação é assim".

Bem-haja
Sandra Duarte
Acredito que a normalidade daquilo que descreve nao será pertinente se forem mudanças por necessidade ou ambição. Por outro lado, pode haver uma necessidade constante de encontrar algo que satisfaça, pelo que a insatisfação poderá ter aqui alguma relevância. Seria interessante se a pessoa quisesse descobrir isso através de um processo terapêutico. No entanto, se não há prejuizo funcional para a pessoa ter este modo de funcionamento não me parece que seja desadequado apesar de ter pouca informação!
O que alimenta essa dúvida?
Essa é, em primeiro lugar, a questão a elucidar.
O que gera o desinteresse?
A segunda questão a esclarecer.
Quais os efeitos dessas mudanças?
A terceira questão a definir.
Quais os sentimentos que suscita?
A quarta questão a compreender.
A partir do momento em que for possível enquadrar em que assentam as suas dúvidas, será possível trabalhar os aspectos motivacionais e pulsionais, as emoções emergentes e os efeitos subsequentes para então ganhar o controle lúcido da sua vida e viver em paz e harmonia com as suas decisões.
As sessões decorrem presencialmente, nos Açores e à distância onde o idioma utilizado seja o português.
As mudanças são normais , desde que não sejam uma fuga a algo , nem reflexo de instabilidade
Deve analisar se essas mudanças a fazem feliz e contribuem para o seu equilíbrio emocional
Senão deverá procurar ajuda de modo a perceber de que foge !
Diante do seu breve relato, coloco a importância em buscar apoio psicológico para que possa trabalhar o seu AUTOCONHECIMENTO, assim, conseguira perceber o que busca em tantas mudanças.
Sempre digo que antes de se deslocar fisicamente deverá fazer uma viagem interna, porque a resposta esta dentro de você. E esta viagem deve ser juntamente com um profissional que o orientará de forma que tudo se torne esclarecedor e amenize a dor provocada por este comportamento. A terapia pode ser realizada presencialmente ou ONLINE. Cumprimentos
Se a pessoa se sentir feliz com isso, não existe qualquer problema, se ao invés a pessoa muda de casa porque anda à procura da felicidade em vários sítios e não encontra porque o problema não está nos sítios mas nela própria. Aí precisa de ajuda profissional e aconselho a marcação duma consulta de psicologia.
Terapia pode ser online ou presencial.
Espero ter ajudado, ao seu dispor!
Psi Anabela do Rosário Cruz

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!