Transtorno de Personalidade Borderline

9 respostas
Há esperança para ultrapassar o transtorno de personalidade borderline? Existe forma de reprogramar o doente e dotá-lo de uma "nova" personalidade saudável e funcional? Obrigada.
Olá!
Felizmente sim! Compreendo bem a sua situação, pois já acompanhei alguns casos. Aconselho consulta e entrevista clínica, bem como avaliação psicológica a fim de ser feito um psicodiagnóstico conciso. Posteriormente recomendo psicoterapia EMDR ou Brainspotting, que são de elevada eficácia nessa ´reprogramação' que procura.
Ao dispor!
Boa tarde,

Acredito que com muito trabalho e empenho , será possível trabalhar e desenvolver competências mais assertivas!
Um/a psicólogo/a pode ajudar!
Não desista!!!
Melhores cumprimentos.
Olá boa noite! Existem estratégias psicológicas A psicoterapia é recomendada por várias diretrizes internacionais, como sendo a abordagem terapêutica
primária desta patologia. A intervenção psicoterapêutica de base cognitivo-comportamental tem demonstrado eficácia no tratamento desta perturbação que tanto sofrimento causa.
Ao dispor,
Não se pode reprogramar uma pessoa que sofra deste distúrbio de personalidade, mas pode aprender a lidar com o sofrimento causado por esse distúrbio. A psicoterapia é o indicado e depois de avaliada a situação, eventualmente, poderá ser necessária medicação. Portanto poderá passar por psicoterapia e psiquiatria.
Fazer psicoterapia poder certamente ajudar a desenvolver competências para contornar e dar uma resposta mais adequada a esta patologia.
Se precisar de ajuda estou ao seu dispor.
Boa tarde,
"Reprogramar" não será possível. Mas promover o auto-conhecimento e coesão interna é possível, e irá seguramente ajudá-la a compreender-se e a aceitar-se. Desta forma aumentando a harmonia e reduzindo o sofrimento psicológico.
Sugiro uma psicoterapia.

Cumprimentos,
Jorge Fonte
Depende das manifestações que tem na qualidade de vida da pessoa a quem foi feito o diagnóstico.
Mas estou certa que ninguém precisa de ser reprogramado. Apenas ajudado a viver mais feliz e a sentir-se mais integrado no mundo e no que considera ser o seu projecto de vida.
Totalmente ao dispor,
Sofia Monteiro.
Bom dia! Como alguns colegas já mencionaram, não haverá necessidade de reprogramação, mas sim de uma melhor regulação das suas necessidades psicológicas. O modelo DBT de Marsha Linhean (que também tem perturbação Borderline) combina terapia cognitivo-comportamental com aceitação e Mindfulness e tem evidências de promover um maior bem.estar psicológico. Ao dispor, Catarina Barra Vaz
Boa tarde, felizmente todas as personalidades têm características desejáveis e positivas, pelo que não precisa certamente de reprogramação.
O mais importante no transtorno borderline da personalidade é o sofrimento que causa e as dificuldades relacionais que acarreta. É muito importante o empenho numa psicoterapia que ajude a lidar com os sentimentos de medo, raiva e vazio; e que ajude a criar relações onde a ligação com o outrovpossa tornar-se mais serena, confiante e menos susceptivel ao medo do abandono e da rutura. Ao seu dispor,