Transtorno de Personalidade Borderline

9 respostas
Há esperança para ultrapassar o transtorno de personalidade borderline? Existe forma de reprogramar o doente e dotá-lo de uma "nova" personalidade saudável e funcional? Obrigada.
Olá!
Felizmente sim! Compreendo bem a sua situação, pois já acompanhei alguns casos. Aconselho consulta e entrevista clínica, bem como avaliação psicológica a fim de ser feito um psicodiagnóstico conciso. Posteriormente recomendo psicoterapia EMDR ou Brainspotting, que são de elevada eficácia nessa ´reprogramação' que procura.
Ao dispor!
Boa tarde,

Acredito que com muito trabalho e empenho , será possível trabalhar e desenvolver competências mais assertivas!
Um/a psicólogo/a pode ajudar!
Não desista!!!
Melhores cumprimentos.
Olá boa noite! Existem estratégias psicológicas A psicoterapia é recomendada por várias diretrizes internacionais, como sendo a abordagem terapêutica
primária desta patologia. A intervenção psicoterapêutica de base cognitivo-comportamental tem demonstrado eficácia no tratamento desta perturbação que tanto sofrimento causa.
Ao dispor,
Não se pode reprogramar uma pessoa que sofra deste distúrbio de personalidade, mas pode aprender a lidar com o sofrimento causado por esse distúrbio. A psicoterapia é o indicado e depois de avaliada a situação, eventualmente, poderá ser necessária medicação. Portanto poderá passar por psicoterapia e psiquiatria.
Fazer psicoterapia poder certamente ajudar a desenvolver competências para contornar e dar uma resposta mais adequada a esta patologia.
Se precisar de ajuda estou ao seu dispor.
Boa tarde,
"Reprogramar" não será possível. Mas promover o auto-conhecimento e coesão interna é possível, e irá seguramente ajudá-la a compreender-se e a aceitar-se. Desta forma aumentando a harmonia e reduzindo o sofrimento psicológico.
Sugiro uma psicoterapia.

Cumprimentos,
Jorge Fonte
Depende das manifestações que tem na qualidade de vida da pessoa a quem foi feito o diagnóstico.
Mas estou certa que ninguém precisa de ser reprogramado. Apenas ajudado a viver mais feliz e a sentir-se mais integrado no mundo e no que considera ser o seu projecto de vida.
Totalmente ao dispor,
Sofia Monteiro.
Bom dia! Como alguns colegas já mencionaram, não haverá necessidade de reprogramação, mas sim de uma melhor regulação das suas necessidades psicológicas. O modelo DBT de Marsha Linhean (que também tem perturbação Borderline) combina terapia cognitivo-comportamental com aceitação e Mindfulness e tem evidências de promover um maior bem.estar psicológico. Ao dispor, Catarina Barra Vaz
Boa tarde, felizmente todas as personalidades têm características desejáveis e positivas, pelo que não precisa certamente de reprogramação.
O mais importante no transtorno borderline da personalidade é o sofrimento que causa e as dificuldades relacionais que acarreta. É muito importante o empenho numa psicoterapia que ajude a lidar com os sentimentos de medo, raiva e vazio; e que ajude a criar relações onde a ligação com o outrovpossa tornar-se mais serena, confiante e menos susceptivel ao medo do abandono e da rutura. Ao seu dispor,

Especialistas

Alexandre Almeida

Alexandre Almeida

Psicólogo

Ermesinde

Sara Nascimento

Sara Nascimento

Psicólogo

Porto

Lúcia Paço

Lúcia Paço

Psicólogo

Barreiro

José Paulino

José Paulino

Psicólogo

Faro

Ana Maria Paulo

Ana Maria Paulo

Psicólogo

Lisboa

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 27 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.