Os medicamentos para o tramento

7 respostas
Os medicamentos para o tramento de ansiedade causam dependência?
Se forem benzodiazepinas, sim. Mas existem outros medicamentos indicados para a ansiedade que não provocam dependência. Além disso, existem estratégias para auto-controlo.
Depende da medicação. Alguma como a benzodiazepina provoca dependência enquanto outra não provoca dependência. De ressalvar, que a psicoterapia é fundamental no tratamento da ansiedade. Sendo que irá adquirir ferramentas cruciais para controlar e aliviar os sintomas.
Depende da medicação , mas a maioria sim . O indicado é uma associação de medicação e Psicoterapia , continuando a psicoterapia e progressivamente ir fazendo o desmame da medicação
Respondendo à sua questão, saiba que são muitos os medicamentos utilizados para a Ansiedade, tais como as benzodiazepinas, antidepressivos, betabloqueadores entre outros.
Estes medicamentos são muito eficazes, mas não são a cura. A medicação para a Ansiedade acaba por proporcionar um alivio temporário, ou seja trata os sintomas mas não a causa subjacente à Ansiedade sentida.

Os medicamentos par a Ansiedade podem causar uma variedade de efeitos secundários desagradáveis. Muitos deles originam sim, dependência, tornando-se difícil de deixa-los de tomar ou, quando os deixa de tomar os sintomas voltam com toda a sua força.

Saiba que existem outras formas de combater a ansiedade. Estratégias como a psicoterapia, hipnoterapia podem ajudar a chegar à causa/origem da Ansiedade de forma a desenvolver ferramentas para combater a mesma.

Coloco-me à sua disposição caso tenha mais alguma dúvida.

Melhores cumprimentos,
Jatir Schmitt
(Psicóloga Clínica e Hipnoterapeuta)
a medicação pode causar dependência dependendo do tipo. No entanto a medicação deve ser monitorizada para uma melhor efeito e controlo (da sensação) da dependência. a medicação deve ser complementada com a psicoterapia para um efeito mais efectivo.
Dependendo do medicamento e da quantidade sim pode causar dependencia. Os medicamentos para ansiedade e depressão têm um papel inibidor de emoções/sentimentos manifestando um efeito de bem estar e tranquilidade (ou seja, vão camuflar as emoções/sensações).
Por esta razão aconcelho que faça ao mesmo tempo da medicação acompanhamento psicoterapeutico, para ajudar a lidar com as causas da ansiedade e aos poucos vai fazendo o desmame da medicação.
O transtorno da ansiedade generalizada, é um distúrbio caracterizado por sintomas, tais como:
- mente agitada;
- preocupação excessiva com o futuro;
- coração acelerado;
- tremor nas mãos;
- tremor nas pernas;
- tremor no corpo;
- expectativa negativa sobre algo;
- angústia e apreensão;
- dificuldade de controlar pensamentos acelerados;
- cansaço excessivo;
- dificuldade de concentração;
- humor alterado;
- irritação (falta de paciência) - que pode levar a brigas e desentendimentos;
- agressividade;
- suor excessivo;
- tensão muscular;
- dificuldade de relaxar;
- ações compulsivas e impensadas;
- ganho ou perda de peso.
Na minha opinião, a medicação é dispensável no tratamento da maioria das perturbações, sejam elas de ansiedade como outras que afectem a estabilidade emocional da pessoa. Os estudos científicos das ultimas décadas, apontam para os efeitos nefastos de toda a medicação para tratamento de perturbações psicológicas, criando não só dependência como a destruição de ligações neuronais. Em suma as perturbações emocionais de causas psicológicas devem ser tratadas com psicoterapia e as de origem orgânica com medicação e estimulação cognitiva e apoio psicológico.