Ola boa noite! Em junho devido a uma situação de trabalho junto com algumas outras situações não mui

9 respostas
Ola boa noite! Em junho devido a uma situação de trabalho junto com algumas outras situações não muito esclarecidas na vida, tive uma depressão.
Fui acompanhada por uma psiquiatra e ainda estou a ser medicada. Já estou a trabalhar por ter ido a uma junta medica em setembro. Foi me diagnosticado uma depressão grave. Neste momento sinto me em baixo muitas vezes.
A minha questão é a seguinte.
Psiquatra ou psicólogo? Gostava de deixar a madicaçao.
Boa noite . obrigado.
Boa tarde. Depende da gravidade dos sintomas. Em casos muito graves, a melhor opção é medicação e psicoterapia. Posteriormente poderá deixar a medicação, sempre de forma gradual e sob supervisão médica. Em casos menos graves os resultados da psicoterapia são superiores e perduram no tempo. Qualquer questão ou dúvida, não hesite em contactar-me.

Desejo-lhe as maiores felicidades.

Cumprimentos José Armindo
Olá!
Antes de mais, gostaria de deixar-lhe uma palavra de alento e esperança. Têm sido tempos difíceis, mas ser capaz de pedir ajuda é, sem dúvida, sinal de grande força. :)
No que à depressão diz respeito, a ciência vem-nos mostrando que a medicação aliada à psicoterapia gera ganhos muito positivos. Sendo um objetivo seu deixar a medicação, é importante que este seja um processo ponderado em conjunto com os profissionais que a acompanham.
O psicólogo e o psiquiatra acabam por ter papéis diferentes no acompanhamento do paciente, mas estes papéis são complementares. Assim, e tendo essa possibilidade, o ideal seria mesmo manter o acompanhamento de ambos.
Se fizer sentido para si, estarei disponível para uma conversa.

Um abraço,
Cristina Macedo
Bom dia .
Seria aconselhável a combinação de acompanhamento psicológico o acompanhamento psiquiátrico.. Este até estar medicado.
Ao seu dispor.
Os meus cumprimentos.
Bom dia. As depressões são uma perturbação afectiva.
A assistência psiquiátrica é essencial para a estabilização do quadro e, não ficando curada, para a extinção do episódio.
Sendo uma perturbação psicológica o seu tratamento carece de uma abordagem que ajude a pessoa a perceber a sua dinâmica relacional e afectiva.
As depressões ocorrem como resultado de um processo longo em que se sucedem estados mais ou menos penosos até se chegar a um ponto em que desabam as defesas e a pessoa implode num profundo sofrimento psicológico.
A ausência de tratamento psicológico impede que a pessoa ganhe capacidade para prevenir futuras ocorrências ou de moderar a sua intensidade.
Acessoriamente, o tratamento da depressão tem resultados menos seguros em função do momento em que se intervém.
Os momentos de intervenção sofrem os efeitos do momento e intensidade da depressão, da idade da pessoa e da história de depressões.
Adiar a terapia psicológica da depressão está associado a episódios mais agudos, mais intensos e de curso mais longo.
Frequentemente a pessoa experimenta um alívio grande da perturbação logo nas primeiras sessões. Mas atenção, ao longo da terapia experimentará diferentes intensidades à medida que se vão trabalhando os aspectos que causam a perturbação. Tratar a depressão é um processo que conduz a pessoa a conhecer melhor o que a marcou e no qual se vão resolvendo os aspectos que a marcaram e se adequere a capacidade de lidar com as problemáticas e os factores susceptíveis de desencadear a depressão.
Sendo uma afecção complexa, são diversos os seus aspectos e só em sessão se pode identificar e trabalhar os predominantes e marcantes.
Enfrentar a depressão é abrir uma porta, mais que de saída, uma porta para a própria pessoa e uma relação com o mundo mais gratificante.
A terapia psicológica pode ser presencial e, na maioria dos quadros, via WEB.
Boa tarde ,
mesmo que durante algum tempo tenha necessidade de fazer medicação , não deverá deixar de fazer Psicoterapia .
Ao seu dispor
Profa Rita Bicha Castelo
Boa tarde,
De facto há alturas na vida que trazem ao de cima coisas mal resolvidas e que nenhuma medicação resolve... Em qualquer depressão a psicoterapia (psicologia) é fundamental. Nas depressões mais graves é necessária medicação, que deve ser feita durante algum tempo e não deve ser abandonada sem acompanhamento médico. Evidentemente que a psicoterapia se torna ainda mais importante quando se inicia um processo de desmame da medição. Por isso continue com o acompanhamento psiquiátrico, mas inicie quanto antes um processo psicoterapêutico. Acredite em si e na sua capacidade de olhar a sua vida de uma nova forma, esse trabalho é psicológico e para o fazer necessita de ajuda de um profissional. Não adie a ideia de agarrar a sua vida da melhor forma.
Boa tarde! Viver com uma depressão é difícil! O tratamebto ideal concilia as duas modalidades. A psiquiatria no sentido de equilibrar o humor e esses sentimentos de tristeza através da medicação e, a psicologia com o objetivo de conseguir perceber o porquê de esta situação ter acontecido e fornecer estratégias para lidar com as diversas circunstâncias da vida de uma forma mais adaptativa e funcional. Parece-me que esse diagnóstico já foi efetuado há algum tempo, será importante reavaliar a sua medicação com o psiquiatra, caso seja necessário, e iniciar um processo de psicoterapia. Tudo de bom!
Bom dia, dependendo da severidade dos sintomas pode necessitar de ser medicado por um especialista de psiquiatria. Os quadros depressivos necessitam e reagem mais eficazmente com a conjunção de psicoterapia e terapia farmacológica vigiada por psiquiatra. Neste sentido deve procurar estas duas especialidades para que o seu estado possa ser rigorosamente avaliado e definido o melhor plano terapêutico para si. Ao seu dispor, Diana Cruz.
As depressões podem ser leve, moderadas ou graves.
De leve a moderada poderá não ser preciso utilizar medicamentos, a grave possivelmente poderá precisar de ajuda farmacológica.
No entanto, o mais importante para sair da depressão é lidar com os pensamentos negativos e isso só pode ser corrigido com psicoterapia, que pode levar à remissão total da doença.
Espero ter ajudado, ao seu dispor!
As consultas podem ser online ou presenciais.
Psi Anabela do Rosário Cruz

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!