o que são transtornos da ansi

6 respostas
o que são transtornos da ansiedade?
O medo e a ansiedade são sentimentos experimentados, em maior ou menor grau, por todas as pessoas. Podem ser definidos como o conjunto de reações fisiológicas experimentadas pelos indivíduos quando se deparam com situações de perigo potencial. Tais reações foram desenvolvidas ao longo do processo evolutivo, com o objetivo de preservar a integridade física dos organismos, preparando-os para enfrentar os perigos da forma mais adequada. A ansiedade e o medo tornam-se prejudiciais quando se manifestam em situações inapropriadas ou de forma desproporcional. Os transtornos de ansiedade diferenciam-se do medo e da ansiedade adaptativos por serem excessivos e persistentes. Muitos transtornos de ansiedade desenvolvem-se na infância e tendem a persistir se não forem tratados.
Transtorno da ansiedade é um nível exagerado de ansiedade fase a medos irracionais ,
Transtorno de ansiedade é ansiedade exagerada perante estimulo, acontecimento (s) e/ou medos irracionais.
Quando a ansiedade é excessiva e se prolonga no tempo, invadindo o psiquismo da pessoa e provocando significativo mal-estar, então, tudo indica que estamos a falar de uma perturbação.
A ansiedade aparece frequentemente associada a outros sintomas: uma fobia específica, um ataque de pânico, ... Importa, pois, perceber o quadro para identificar as causas.
A psicoterapia é aconselhada para tratamento de grande parte dos casos com essa sintomatologia.
O medo e a ansiedade são sentimentos experimentados por todas as pessoas nas mais variadas situações e são reacções fisiológicas naturais e normais, em resposta a perigos potenciais, com o objectivo de auto-preservação.
Quando o medo e a ansiedade são desapropriados ou exagerados face à situação, prejudicam e condicionam a vivência e a experiência da pessoa.
O transtorno de ansiedade distingue-se destas reacções e da sua finalidade quando o medo e a ansiedade se tornam excessivos e persistentes.
Para além do que os colegas falaram, é importante destacar aqui uma questão: quando falamos em ansiedade em termos clínicos, estamos a falar daquilo que normalmente as pessoas chamam de "nervosismo", ou "stress" e não propriamente de "ânsia" para fazer algo. Neste sentido, a ansiedade surge quando nos parece que nosso bem-estar pode ficar ameaçado e é composta por três aspetos: cognitivo (que diz respeito aos pensamentos), fisiológico (que diz respeito às sensações corporais como a tensão muscular, dores abdominais etc.) e comportamental (que diz respeito ao evitamento de situações que suscitem os sintomas cognitivos e fisiológicos).

Por exemplo: antes de uma entrevista de emprego importante, é normal sentirmo-nos nervosos (ou com ansiedade), suarmos das mãos ou termos "borboletas na barriga" (sintomas fisiológicos) e pensarmos que somos obrigados a fazer boa figura porque todos os nossos comportamentos estarão a ser avaliados (sintomas cognitivos). Tudo isto são manifestações normais da ansiedade.

Um transtorno (ou perturbação) de ansiedade surge quando estas manifestações se tornam de tal forma exacerbadas que a pessoa começa a modificar a sua vida para evitar senti-las. Por exemplo, quando a pessoa sente essas manifestações (suar das mãos, aperto no peito, dores abdominais, pensar que está sob-avaliação, e que há uma ameaça iminente ao seu bem estar) quando está em momentos de relaxamento com amigos, e, por isso, passa a evitar encontrar-se com eles.

Por fim, cabe-me dizer que existem muitas perturbações diferentes de ansiedade e muitas manifestações, os exemplos que dei não são representativos de todas as perturbações, mas penso que serão, talvez, os mais palpáveis para se entender.