O que e psicoterapia? Uma pessoa

9 respostas
O que e psicoterapia? Uma pessoa que sofre de depressão melhora com esse tratamento?
A psicoterapia é feita com a ajuda de um psicólogo; ou de um psiquiatra com a formação apropriada para tal.
É um processo que se inicia com uma avaliação psicológica (dependendo da problemática, poderão ser administrados testes psicológicos para averiguar a prevalência de alguns sintomas); depois é elaborado um plano de intervenção, que é aplicado junto do cliente durante as sessões. Poderá ser pedido ao cliente que faça algumas tarefas diárias para facilitar o alcance dos objetivos terapêuticos. No final, é feita nova avaliação para averiguar os resultados.
Este processo requer o empenho do cliente e a vontade de melhorar a sua qualidade de vida.
Está demonstrado por inúmeros artigos científicos que a psicoterapia é uma grande ajuda no combate à depressão, nas suas várias vertentes. Dependendo do tipo e intensidade do estado depressivo, poderá ser aconselhável acompanhar a psicoterapia com terapia farmacológica administrada por um psiquiatra.
A psicoterapia é uma viagem ao interior de si próprio, do que sente, do que pensa, do que faz, da forma como dialoga consigo próprio, num caminho feito a dois, basicamente através do diálogo, em que o terapeuta é o guia, mas o paciente tem o mapa. Olhando para o presente auscultaremos necessidades que não estão a ser ouvidas e que estão a provocar sofrimento. Através de técnicas, sobretudo centradas na relação terapêutica (embora possam ser pedidos trabalhos de casa), serão reconstruídos caminhos passados mais pacificadores e uma melhor regulação das suas necessidades psicológicas actuais e para uma maior aceitação de si, dos outros e duma maior responsabilização pelas suas escolhas com vista a um maior bem-estar.
A psicoterapia é fundamental para uma mudança mais duradoura, embora em casos de depressão grave seja necessária medicação, pelo menos numa primeira fase.
A psicoterapia deve ser feita por um psicólogo ou psiquiatra com formação credibilizada em psicoterapia.
A psicoterapia ajuda muito na depressão. A minha experiência em pacientes com depressão reforça que após algumas sessões a psicoterapia ajuda a fortalecer a auto estima, aumentando os níveis de serotonina, aprender a exigir menos de si próprio, sarar as feridas causadas por magoas antigas ou recentes. A psicoterapia é um processo libertador, que liberta a pessoa de sentimentos negativos e trabalha as ancoras para que a pessoa se fixe num bem estar reconfortante e aprecie novamente cada momento da sua vida.
Como o próprio nome indica, uma psicoterapia é o tratamento da parte psíquica do individuo.
Consoante o corpo teórico subjacente, assim existem vários tipos de psicoterapia.
Todavia, para uma depressão, eu aconselharia a psicoterapia psicanalítica.
Trata-se de um tratamento que acontece na relação entre paciente e terapeuta, visando a descoberta, compreensão e transformação das experiências de vida do paciente, presentes e passadas, conscientes e inconscientes, com o objectivo de o ajudar a encontrar um estado de equilíbrio e bem-estar.
É um trabalho que decorre em sessões e normalmente requer algum tempo de duração.
O próprio nome indica que a psicoterapia é um tratamento que faz parte de um processo libertador , onde o próprio paciente consegue liberta se dos seus padrões negativos dos seus sentimentos , e trabalha as suas âncoras de forma s tornar se depois mais forte e resiliente as adversidades da vida . A psicoterapia deverá ser sempre feita por um psicólogo clínico empório vezes também por um psiquiátrico quando é necessária administrar o fármaco de forma ajudar no processo terapêutico
A psicoterapia cognitivo comportamental é a mais eficaz no tratamento da depressão.
A Psicoterapia, só por si, não o/a pode ajudar. O que pode ajudar é uma relação significativa com o/a psicoterapeuta. O conhecimento de "técnicas" psicoterapeuticas, só por si, não vai chegar para o/a ajudar. Procure, em primeiro lugar, alguém que ajude a criar um espaço de reflexão acerca de si, como é a sua vida e o que a/o incomoda. Se isto acontecer, então a Psicoterapia pode ajudar e muito na depressao.
Bom dia! A psicoterapia é um processo de autoconhecimento onde se desenvolvem formas adaptativas de lidar com o dia-a-dia. Aconselho ver o meu video para perceber em que consiste e para que serve.
A psicoterapia pu a hipnoterapia são a melhor solução para o problema de depressão. Aconselho marcação de consulta.
MJoaoCosme-Lisboa