o que é o tratamento EMDR?

6 respostas
o que é o tratamento EMDR?
O E.M.D.R. (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) é um modelo terapêutico reconhecido internacionalmente com indicações no tratamento de perturbações emocionais e problemas psicológicos diversos (ansiedade, depressão, fobias, ataques de pânico, abusos sexuais, violência doméstica, bullying, traumas diversos, etc.). Trata-se de um método que visa a dessensibilização e o reprocessamento de experiências emocionalmente traumáticas e desorganizadoras através de estímulos bilaterais (ocular, táctil e auditivo). Esta estimulação alternada do cérebro simula o sono REM e ajuda a desbloquear no sistema nervoso lembranças de experiências traumáticas com libertação da carga emocional associada à memória, além da reorganização cognitiva do evento, facilitando a resolução de conflitos emocionais e afectivos.
É uma ferramenta psicoterapêutica muito eficaz e rápida que integra técnicas de diferentes abordagens psicológicas e contribui ainda para o desenvolvimento competências adaptativas.
Obtive o feedback de alguns pacientes que já experimentaram esta técnica mas não lhe foi muito útil.
Profissionalmente não a utilizo mas com muita frequência utilizo outra, designada por, Terapia Cognitivo-comportamental bastante eficaz num leque abangente de situações clínicas!
EMDR- Eye Movement Desensitization and Reprocessing, é um método utilizado no tratamento de transtornos de stresse traumático e pós-traumático, quadros de ansiedade, depressão, fobias, síndrome do pânico,

O EMDR, é um dos métodos da atualidade para o tratamento de situações traumáticas, é exigido um profissional clínico devidamente capacitado e certificado.
Sou terapeuta cognitivo comportamental (TCC) e conjugo as duas abordagens TCC e EMDR com bons resultados.
Nem todos clientes se adaptam bem ao EMDR mas para alguns casos é excelente!
A técnica psicoterapeutica do EMDR já foi explicada anteriormente, posso afirmar que abrange muitas problemáticas do foro psicológico, e tem resultados eficazes e duradouros e sem retorno.
O essencial está muito bem explicado.
Vou apenas acrescentar que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde e que, na minha experiência clínica, onde integro várias abordagens (inclusive o EMDR), sempre que é indicada a sua utilização os resultados são mais rapidamente visíveis.