o que é a psicoterapia regres

9 respostas
o que é a psicoterapia regressiva?
Recentemente recebi essa pergunta de um paciente e antes de lhe explicar (a ele) e a si devo clarificar que não existe psicoterapia regressiva. O que existe é uma "terapia" muito vendida a um preço exorbitante por algumas clínicas e praticantes que frequentam os canais de televisão nos programas da tarde. Psicoterapia é a ação de tratamento providenciado por um psicológico inscrito na ordem dos psicólogos, que visa tratar a problemática (sintomática ou não) de um paciente com recurso a técnicas provadas cientificamente. A terapia regressiva consiste no "revisitar" um evento vivido pelo paciente estando ele sob hipnose e em alguns casos muito válida. Alguns técnicos alegam que conseguem regredir até ao estado intra uterino ou mesmo numa vida passada. Aconselho que procure um psicológo pois o que lhe possa estar a afligir é certamente algo que já conhece mas ainda não tem as ferramentas para lidar com ele. Não obstante e felizmente, essas ferramentas abundam em nós no estado consciente.
A psicologia regressiva é uma técnica que tem como objectivo encontrar a causa dos problema psicológicos e emocionais. A pessoa é colocada num estado de consciência ampliada, regride até a uma situação registada em memória inconsciente, que constitui a origem do seu sofrimento interno. Esta técnica possibilita a libertação de traumas, de fobias e de conflitos emocionais.
Ela permite a procura do auto-conhecimento, do equilíbrio interno e da compreensão da resolução do conflito para poder encontrar um sentido positivo/ motivação para a vida. Este tipo de técnica terá que ser realizada por um técnico especialista na área.
Esta técnica permite ir muitas vezes à raiz do problema, seja ela na infância, vida intra uterina ou mesmo vidas passadas e ressignificar. Ou seja dar um significado de aprendizagem, compreender de outra forma aquilo que lhe pareceu tão sofredor, stressante ou mesmo traumatizante. Para que, e na maioria dos casos é o que acontece, não ative gatilhos emocionais que vão à mesma dor.
Terapia regressiva ou regressão em contexto psicoterapêutico permite acesso à causa do problema que o paciente apresenta ao terapeuta.

Em determinadas situações, a pessoa não consegue aceder a este dado importante para a sua recuperação, assim, o terapeuta recorre à técnica de regressão, por meio da hipnose. Após a recolha da informação pretendida, a mesma será contextualizada ao problema atual, apresentado.

Este processo pretende resolver a situação de uma forma mais concisa e breve, do que a maioria das teorias terapêuticas existentes. A regressão poderá conduzi-lo(a) a situações na infância, fase intrauterina, ou mesmo a vidas passadas.

É um método seguro, em que o paciente tem total controlo da situação, e lembra-se das situações vividas após sair do estado hipnótico.

Recorrer a este tipo de intervenção tem implicações positivas a vários níveis: depressão, perturbações da ansiedade, tiques, vícios, dor física, entre outros.
Há muito poucos colegas em Portugal a quem confiaria um paciente para usar essa técnica, até porque tem de ser um técnico especializado e efectivamente há muitos "curiosos" que podem estragar mais do que audar quem os procura. Procure saber e/ou confirmar as credenciais do técnico (caso seja) que pensa visitar.
A psicoterapia regressiva permite o acesso a memórias passadas, e desta forma ir até à origem do problema que se pretende resolver. Para tal o psicólogo utiliza o relaxamento aprofundado, tendo o paciente total controlo e memória sobre o que se está a passar. É uma terapia que apresenta resultados rápidos e eficazes. Para a escolha do psicoterapeuta deverá ter em atenção o tipo de formação adquirida especificamente para a prática da terapia, e certificar-se de que está inscrito na Ordem dos Psicólogos Portugueses.
è uma terapia que regressiva que permite ter acesso a memorias passadas, permite ir ate á origem / causa do problema que se pretende solucionar. é utilizado um relaxamento profundo onde o paciente tem o total control sobre o que se esta a passar. Esta terapia apresenta alguns casos de sucesso. Aconselho que procure um especialista credenciado nesta area.
A regressão é uma das técnicas utilizadas em hipnose clínica para ressignificar pontos traumáticos.
Da minha experiência como psicóloga /psicoterapeuta e hipnoterapeuta é uma técnica muito eficaz se for criteriosamente utilizada por vezes em conjunto com psicoterapia outras recorrendo apenas a hipnoterapia.
Boa tarde. Do ponto de vista da ciência não existe psicoterapia regressiva. Durante a psicoterapia pode fazer sentido a explicação histórica do problema, como surgiu, se manteve, remitiu ou se agravou. Há diversas técnicas que o permitem fazer, por exemplo, a hipnose. A ciência, actualmente, não acredita em vidas passadas. Formas não científicas de explicação e tratamento podem resultar com pessoas com um sistema de crenças também não científicas. Por exemplo, quem acredita em bruxaria e feitiços pode obter bons resultados com práticas de feitiçaria. O que não quer dizer que essas práticas sejam válidas e replicáveis noutras pessoas. Qualquer outra questão não hesite em contactar-me. Desejo-lhe as maiores felicidades. Cumprimentos José Armindo