Terapia regressiva

9 respostas
Na terapia regressiva, todos os pacientes conseguem regredir? Obrigada!
Nem todos, pois algumas pessoas apresentam resistência à hipnose.
Boa tarde,

Pelo conhecimento que tenho de alguns pacientes que já experimentaram, nem todos/as conseguiram!

Grata pela questão.
Sim, todos conseguem aceder a memórias passadas, através da indução de um estado modificado de consciência.
Bem haja,

A hipnoterapia não funciona do mesmo modo para toda as pessoas. A Terapia Regressiva ou como é designada em contextos académicos Terapia pela Reestruturação Vivencial e Cognitiva pressupõe a habituação a determinados estados de consciência propícios à vivência de tais conteúdos. O uso regular da hipnose e da auto-hipnose enquanto metodologias para atingir tais estados geralmente promove o aprofundar da experiência, facilitando, igualmente, o evocar de conteúdos em hipnose. Naturalmente, a sujeição à hipnose clínica requer que a pessoa se sinta confortável com o método, o que nem sempre acontece - situação comum a qualquer tipo de prática experiencial.

Melhores cumprimentos.
Mesmo que o hipnoterapeuta queira, ninguém tem o poder de influenciar alguém contra a sua vontade. É preciso que ambos queiram, que haja concordância da pessoa que se vai submeter à hipnose. E é bom lembrar aqui, que nada será feito contra a vontade da pessoa.

Às vezes a pessoa prefere evitar a terapia, por medo de entrar em contato com a causa do seu problema, alegando que “não consegue regredir”. Daí a importância de se estabelecer uma boa relação de confiança com a pessoa que se vai submeter à terapia regressiva QUE É DIFERENTE DE REGRESSÃO. Por isso, antes de começar o trabalho terapêutico é realizada uma entrevista, e, em muitos casos, mais de uma entrevista para se criar um vínculo de confiança com o terapeuta, bem como conhecer melhor o paciente e o seu problema.

Nesse sentido, é importante ser esclarecido que a terapia regressiva só deve ser iniciada quando a pessoa realmente deseja se submeter a essa técnica para libertar-se de seus conflitos.

Em resumo, nem todas as pessoas conseguem entrar nesse estado.

Obrigado pela questão.
Bom dia, a hipnose não é uma terapia, mas sim uma ferramenta disponível para ajudar na intervenção psicológica e apenas em casos muito específicos. Isto porque, devido ao facto do cérebro lidar mal com lacunas na memória, existe sempre a forte probabilidade da criação de memórias falsas. Obrigado pela questão.
Da experiência que tenho nem todos conseguem regredir , devido à resistência à hipnose.
Para haver uma regressão sob hipnose é necessário atingir um certo nível de relaxamento. Há pessoas que fisiologicamente são mais susceptíveis e atingem com mais facilidade o nível necessário mas, em geral, desde que o paciente queira e confie no hipnoterapeuta conseguem.(pelo menos é a experiência que tenho) No entanto pode ser aconselhável fazer algumas sessões iniciais sem induzir a regressão até o paciente se familiarizar com com o estado de transe hipnótico
Nem todos os pacientes conseguem regredir Depende do grau de resistência do cliente